segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Os traços e as técnicas do Nénão: uma mensagem por meio do graffiti

Imagem: Divulgação


Com delicadeza nas imagens e um olhar artístico focado no graffiti realista, o grafiteiro Gustavo ‘Nénão’, reconhecido mundialmente por sua arte expressiva, desenvolve o seu trabalho utilizando diferentes técnicas com o spray e recursos artísticos, em sua maioria, abusando dos tons de cinza.  Para apresentar uma reflexão diferente, o artista conecta as pessoas com imagens que falam por si, como por exemplo, por meio de expressões e momentos que uma foto permite.

Entre linhas e detalhes, com o uso da luz e sombra, alguns modelos de pintura aparentam estar entalhados (do inglês, “engraving”). Para o observador, a impressão é que a imagem foi realmente esculpida na parede, com a retirada de fragmentos. “A ideia de eternizar estes tipos de trabalhos surgiu durante alguns projetos na Europa. Em Roma, principalmente, eu vi muitos afrescos (pintura mural mais antiga e resistente da história da arte) que o tempo havia levado, que se deteriorou. ”, explica Nénão.

Esculpir ou entalhar uma imagem que frequentemente assume a forma de um mural, com base de gesso ou argamassa, era um estilo muito utilizado por gregos e romanos para representar grandes temas. O artista desenvolveu a técnica como uma opção ao graffiti tradicional, indicado para quem busca um trabalho mais sóbrio.

Em suas obras, o grafiteiro apresenta trabalhos que buscam se aproximar dos traços humanos, com o desafio de chegar o mais perto possível da perfeição. “Ao desenhar um rosto, se você mudar um nariz, um olhar ou uma orelha que seja, já não é mais a mesma pessoa. Ao usar a técnica do entalhamento, além do desafio de representar a pessoa, a intenção é aproximar ainda mais a sensação de realidade, e ao mesmo tempo, criar a ilusão de profundidade. ”, finaliza.

Sobre o artista

Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC – Campinas, Gustavo ‘Nénão’ desenvolve trabalhos com graffiti desde 1994. A partir de um hobby, sua carreira profissional teve início em 2003 e, desde então, já fez projetos para grandes marcas, além de países como Chile, Bolívia, Argentina, Espanha, Holanda, Bélgica, França, Inglaterra, Portugal, Itália e USA que se renderam aos seus traços e cores. Embaixador da Casa Ronald McDonald, suas obras contribuem com a arrecadação de recursos para a instituição, que hospeda crianças e acompanhantes durante o tratamento contra o câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário