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A empresa paranaense, comandada pelo melhor barista
do Brasil, processa e distribui mensalmente mais de meia tonelada de café
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Dados levantados pela Associação Brasileira da
Indústria de Torrefação e Moagem de Café (ABIC), apontam que o mercado de cafés
especiais deve ganhar ainda mais espaço até 2019. De acordo com a
pesquisa, os consumidores estão começando a diferenciar o café por tipo de
grão, suas intensidades e sabores, e a tendência é que esse tipo de café ganhe
ainda mais espaço na mesa do brasileiro.
Prova disso, é o Grupo Café do Moço, formado pela
microtorrefação Café do Moço e pela cafeteria Barista Coffee Bar, que desde
2009 vem conquistando o mercado de cafés especiais no Brasil. O objetivo para
2017 é aumentar ainda mais a distribuição de cafés do tipo especial pelo país e
alcançar nichos e novos mercados como empórios e casas especializadas.
Para comemorar essa nova fase e acompanhar a
expansão do mercado, acaba o grupo acaba de lançar sua nova identidade visual.
“Nós precisamos acompanhar o mercado, quem vem crescendo a cada dia, já que o
brasileiro está exigindo sempre mais qualidade, por isso, decidimos que estava
na hora de mudar”, explica Léo Moço, barista e fundador do Grupo.
Com a expansão dos negócios, era necessário dar um
ar mais profissional a empresa. A nova marca, criada pelo designer Leandro
Cotes, tem um ar mais clean, traços rústicos e cores mais sóbrias, para trazer
justamente essa ideia do café artesanal. As novas embalagens dos cafés seguem
um padrão em papel craft natural e uma listra branca, mudando as cores do
centro conforme o tipo de café.
Outro detalhe que veio com essa mudança, foi à data
de inicio dos trabalhos do grupo, 2009, para que os consumidores saibam da
experiência do Café do Moço. Com isso Café do Moço fechou 2016 distribuindo e
processando mais de meia tonelada de café por mês, gerando um aumento de 20%
nas vendas.
O café especial no Brasil
Ainda segundo a ABIC, o Brasil é hoje, responsável
por um terço do café produzido no mundo. Boa parte dos grãos chamados “grãos de
qualidade” produzidos por aqui, acabam sendo absorvidos pelo próprio mercado,
graças ao aumento da procura do consumidor brasileiro por grãos especiais. A
bebida está presente em 98% dos lares, tanto que esse mercado cresceu cerca de
20% nos últimos anos.
O Brasil possui hoje mais de 3,5mil de cafeterias,
e, 36% do café consumido aqui é preparado fora de casa, tornando o negócio
ainda mais atrativo. Diante desse mercado, mais de 300 mil pequenos produtores
estão investindo em grãos com maior valor agregado visando melhorar o lucro da
atividade. Para ter uma ideia, enquanto um quilo de café commodity é
comercializado entre R$ 10 e R$ 25, o preço do quilo dos cafés especiais variam
de R$ 30 a R$ 100.
Para mais informações sobre a microtorrefação,
acesse o site www.cafedomoco.com.br.
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