sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Inaugura com sucesso a exposição “Memórias Afetivas” que comemora os 140 anos do Museu Paranaense

Crédito: Divulgação


O final da tarde de sexta, 23/09 acolheu a inauguração da exposição de artes visuais “Memórias Afetivas” em comemoração  aos 140 anos do Museu Paranaense e segue até 13/11/2016. O Museu, uma das instituições públicas mais antigas do Paraná, sendo o primeiro no Estado e terceiro no País, recebe além da exposição, diversas atividades culturais abertas ao público.

 Crédito: Kézia Talisin

Crédito: Kézia Talisin


A mostra foi recepcionada pelo Diretor do Museu Paranaense, Sr. Renato Augusto Carneiro Junior, o Secretário da Cultura do Estado, Sr. João Luiz Fiani, o Curador e coordenador da mostra, Oswaldo Fontoura Dias, colaboradores do Museu, personalidades do Paraná, Sra. Estela Sandrini, Diretora do Museu Oscar Niemeyer, convidados e artistas presentes.  

Sr. João Luiz Fiani, Secretário de Estado da Cultura 
e Sr. Renato Carneiro Jr., Diretor do Museu Paranaense
Crédito: SEEC/Museu Paranaense


Sr. João Luiz Fiani, Secretário de Estado da Cultura 
e a Artista Waltraud Sekula
Crédito: SEEC/Museu Paranaense


 Participam da mostra 14 artistas paranaenses: Ari Vicentini, Arlene Senegaglia, Carla Schwab, Eloir Jr., Felipe Sekula, Janete Fernandes, Katia Velo, KéziaTalisin, Marcio Prodocimo, Oswaldo Fontoura Dias, Suzana Lobo, Suzete Cidral, Tânia Leal e Waltraud Sekula.


Estela Sandrini, Diretora do Museu Oscar Niemeyer, a Artista Tânia Leal
 e o Artista Oswaldo Fontoura Dias, curador e coordenador da Mostra
Crédito: Divulgação
  
A Artista Katia Velo e a Diretora do Museu Oscar Niemeyer, Estela Sandrini
Crédito: Katia Velo


Os artistas convidados produziram em telas 60x60 obras especialmente para o evento, com temas alusivos ao acervo, exposições temporárias e permanentes que fazem parte do Museu Paranaense, como: civilização, colonização, a cultura do mate, indústrias, religiosidade, presença africana, aprisionamento, usos e costumes, entre outros.

“A proposta da exposição é fazer uma releitura dos temas abordados pelo museu. Ao mesmo tempo em que ressalta a sua importância histórica, as obras deixam margem para a comparação com a realidade dos dias atuais – o questionamento do que é passado, do que é presente. São 14 artistas que retratam temas com a diversidade da linha de trabalho e técnica de cada um, fazendo desta exposição um convite ao resgate dos valores que a nossa sociedade aplica”, comenta Oswaldo Fontoura Dias, idealizador da mostra.

SERVIÇO:
“MEMÓRIAS AFETIVAS”
Exposição de Artes Visuais em comemoração aos 140 anos do Museu Paranaense
Local: Museu Paranaense | Auditório Loureiro Fernandes
Visitação: De 23/09 a 13/11/2016
Endereço: Rua Kellers, 289 - Alto São Francisco, Curitiba - PR, 80410-100
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 18h. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 16h.
Mais informações: (41) 3304-3300
www.museuparanaense.pr.gov.br

Um comentário: