quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Exposição “Memórias Afetivas” comemora os 140 anos do Museu Paranaense

"Das Tramas aos Rendados" de Carla Schwab
Crédito: Eloir Jr.

Nesta sexta, 23, a partir das 17h, acontece a abertura da exposição de artes visuais “Memórias Afetivas” em comemoração  aos 140 anos do Museu Paranaense, uma das instituições públicas mais antigas do Paraná, sendo o primeiro no Estado e terceiro no País. Além da exposição, diversas atividades culturais estão abertas ao público durante todo o mês de setembro.

“Memórias Afetivas” tem a assinatura curatorial do artista e designer Oswaldo Fontoura Dias e para a exposição, foram convidados 14 artistas paranaenses: Ari Vicentini, Arlene Senegaglia, Carla Schwab, Eloir Jr., Felipe Sekula, Janete Fernandes, Katia Velo, KéziaTalisin, Marcio Prodocimo, Oswaldo Fontoura Dias, Suzana Lobo, Suzete Cidral, Tânia Leal e Waltraud Sekula.

Os artistas convidados produziram em telas 60x60 obras especialmente para o evento, com temas alusivos ao acervo, exposições temporárias e permanentes que fazem parte do Museu Paranaense, como: civilização, colonização, a cultura do mate, indústrias, religiosidade, presença africana, aprisionamento, usos e costumes, entre outros.

“A proposta da exposição é fazer uma releitura dos temas abordados pelo museu. Ao mesmo tempo em que ressalta a sua importância histórica, as obras deixam margem para a comparação com a realidade dos dias atuais – o questionamento do que é passado, do que é presente. São 14 artistas que retratam temas com a diversidade da linha de trabalho e técnica de cada um, fazendo desta exposição um convite ao resgate dos valores que a nossa sociedade aplica”, comenta Oswaldo Fontoura Dias, idealizador da mostra.

Trabalho de Carla Schwab – “Das tramas aos rendados”

Minha sensibilidade artística guiou-me pelos corredores e paredes do antigo casarão da Família Garmatter, hoje Museu Paranaense, onde encontrei referências e mostras das primitivas e artesanais tramas indígenas, bordados e rendas de vestuários antigos, o que imediatamente me transportou a gênese e paixão do que pinto, as tramas em crochê.
Então fiz composições entre as tramas elaboradas pelos índios paranaenses, com rendados vintage, criando uma obra de ligação temporal entre as sociedades, resultando em “Das tramas aos Rendados”.

SERVIÇO:
“MEMÓRIAS AFETIVAS”
Exposição de Artes Visuais em comemoração aos 140 anos do Museu Paranaense
Local: Museu Paranaense | Auditório Loureiro Fernandes
Abertura: dia 23/09 às 17h
Visitação: De 23/09 a 13/11/2016
Endereço: Rua Kellers, 289 - Alto São Francisco, Curitiba - PR, 80410-100
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 18h. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 16h.
Mais informações: (41) 3304-3300

www.museuparanaense.pr.gov.br

Convite: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário