quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro-CECAGV, comemora 130 anos com muita arte e cultura

Foto montagem: Divulgação
Artes postais: "Janela do Tempo" de Eloir Jr.
"Costurando o Tempo" de Kézia Talisin 
"Rendando 130 anos" de Carla Schwab

Em 2016, o Centro  Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro-CECAGV, completa 130 anos.

E para comemorar a efeméride, a Instituição está realizando diversas ações culturais que brindam o aniversário com muita arte.

História do CECAGV


Entre os meses de Julho e setembro ocorreu a exposição “Memória-130 anos do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro” no Museu Paranaense, que inaugurou uma retrospectiva histórica do CECAGV.

Fotografia: Kraw Penas/SEEC
Abertura da exposição "Memória"

Imagem: Divulgação

Além de apresentações de dança o Centro de Capacitação se prepara para receber uma exposição de Arte Postal comemorativa, conforme chamada:

Desenho do cartaz: William Sene



I Convocatória de ARTE POSTAL 

CENTRO ESTADUAL DE CAPACITAÇÃO EM ARTES GUIDO VIARO

Envie seu postal em homenagem aos 130 anos do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro (1886-2016). Comemore conosco!
TEMA: 130 ANOS CECAGV
TÉCNICA: LIVRE 
DIMENSÃO: (postal – 10x15cm, sem envelope)
Data limite do envio: 22 de setembro de 2016

Enviar para: Rua Francisco Mota Machado, 490 – Capão da Imbuia – Curitiba – Paraná
CEP: 82800-230 

Abertura da exposição: 24 de setembro de 2016 às 20hs. Permanece aberta por até 30 dias.

Os trabalhos serão expostos novamente na instituição de 5 a 9 de dezembro de 2016.

Os trabalhos recebidos passarão a fazer parte do Acervo do CECAGV– Curitiba – Paraná- Brasil.

Será criada uma galeria de arte postal em:

Quer saber mais sobre a instituição acesse:

IMPORTANTE: Ao fazer o envio da arte postal, o participante está ciente de que a instituição terá plenos direitos sobre a imagem para reprodução, divulgação, exposição, etc., sempre referenciando e respeitando a autoria. 
O CECAGV reserva-se no direito de não exibir as obras com caráter ofensivo.


Sobre Arte Postal:

Você sabe o que é Arte Postal? Atribui-se o seu início a Ray Johnson (1927-95), artista da colagem e tido como pai da arte postal. Nos anos 50 ele começou a enviar desenhos e trabalhos gráficos para artistas e celebridades, alguns com instruções para que os mesmos fossem continuados e devolvidos. ("Add and Pass" ou "Add, Alter and Return”). Hoje esta opção não é mais disponível pois os correios só permitem a utilização de um carimbo por postagem. (Há registros de que, muitos anos antes, Marcel Duchamp já enviava postais como suporte artístico para alguns amigos).


A arte Postal representou confiar na força subversiva da arte e, ao mesmo tempo, romper com o mercantilismo ao compartilhar criações com o maior número possível de pessoas; Durante o período das ditaduras a Arte Postal cumpriu o papel de denúncia e, por este motivo, muitos dos seus expoentes foram perseguidos, presos e exilados. 

A Arte Postal (ou Mail Art) é um fenômeno que não conhece fronteiras ou qualquer outro tipo de imposição e incorpora em seu fluxo: cartões postais, cartas, arte envelopada, envelopes trabalhados, selos, carimbos, obras plásticas e literárias, informações artísticas e tudo mais o que a imaginação criar e o correio aceitar ou permitir. 

Atualmente as mostras ocorrem nos mais distintos países e existem museus dedicados à Arte Postal na Itália e Suécia.

A arte postal transfere o foco do que é tradicionalmente chamado de “arte” para o conceito mais amplo de cultura. Essa mudança é o que faz da arte postal realmente contemporânea. substituiu o valor de exposição pelo de circulação.

Um dos principais nomes da arte postal no Brasil é Paulo Bruscki.

Este movimento se caracteriza fundamentalmente pela liberdade de expressão e pelo conceito de comunicação, não se destinando ao consumo (apesar de inúmeras discussões neste sentido). Não há seleção ou jurados. As convocatórias são divulgadas através das redes de artistas e o convocante se compromete a exibir os trabalhos e a fornecer documentação adequada. É estabelecida uma data para entrega dos trabalhos e alguns critérios tais como técnica, dimensões e temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário