quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

"INFLUÊNCIA KLIMTIANA" DE KÉZIA TALISIN NO DOCE MORENA CAFÉ E CONVIVÊNCIA


EXPOSIÇÃO CULTURAL

Em continuidade de seu trabalho onde marca sua assinatura e referencial artístico em arabescos, a artista cria a série “Influência Klimtiana”. Onde Gustav Klimt (1862-1918), artista austríaco que se consagrou na arte decorativa e nos retratos femininos através de uma pintura ornamental do estilo art noveau, servem de total inspiração nesta mostra cultural.

Por meio de uma linguagem contemporânea procuro trazer reflexões sobre a arte decorativa apresentada atualmente no intuito de abrir caminhos para novas possibilidades artísticas. Tal como Klimt que na sua época sabia explorar bem o simbolismo decorativo”, diz a artista.
Em sua influência Klimtiana, Kézia Talisin sugere no bidimensional, janelas pictóricas coloridas que nos convidam à um passeio pela Viena do século XIX e início do século XX, numa seleção iconográfica e simbolista que caracterizaram Klimt e inspira a artista no seu gestual. Tais elementos de morfologia geométrica são uma constante nesta fase, bem como as técnicas artísticas, porém com o uso de materiais recicláveis como tecidos que compõem o último plano de suas obras, resultando em arte contemporânea com teor sustentável, mero paradoxo artístico com Klimt em uma de suas fases entre realidade e ilusão, metáfora que sugere a frente de seu tempo. 

Outra constante neste momento de Kézia Talisin é o uso da natureza morta através da figuração arbórea, intitulada por Gustav Klimt como Árvore da Vida, um símbolo feminino e importante em todas as culturas, com seus galhos em caracóis atingindo o céu e profundas raízes na terra, outra metáfora artística em relação ao universo feminino pintado por Klimt.


Em influência Klimtiana a artista tem como objetivo principal a apreciação do público para com uma arte ornamental, decorativa, colorida e rica em elementos iconográficos.


BIOGRAFIA
Kézia Talisin, maringaense radicada em Curitiba desde o início da década de 1980, é artista visual pós graduada em Artes Visuais da Cultura à Criação pelo SENAC–PR.; Educação, Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPR; Planejamento e Organização de Eventos pela UNICURITIBA e Bacharel em Turismo pela Universidade Tuiuti do Paraná.
Atualmente é monitora docente do Curso de materiais e técnicas de pintura na Associação Cultural Solar do Rosário, turma Professora e Artista Visual Carla Schwab e assistente curatorial desde 2012 nas mostras do Grupo de arte contemporânea Art.Con e Óia Nóis, do qual participa desde sua fundação em 2008.
Em dezembro de 2012 a artista iniciou atividades em ateliê próprio instalado no bairro Bom Retiro em Curitiba - PR.
Em seu percurso artístico destacam-se participações em acervos nacionais e internacionais, exposições coletivas, individuais, premiações, instalações artísticas e salões de arte em espaços culturais oficiais pelo Estado do Paraná e no Brasil e alguns países europeus, dentre eles, duas exposições coletivas nas cidades francesas de Saint Thibault des Vignes e Var-Sur-Marne. 



SERVIÇO:
Exposição "INFLUÊNCIA KLIMTIANA"
Local: Doce Morena Café e Convivência
Rua Dr. Carlos de Carvalho, 457 - Centro
Curitiba-PR
Visitação: 27/11/2014 a 27/01/2014. 
Segunda a sexta-feira das 8 as 19 h



Nenhum comentário:

Postar um comentário