quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

ACADEMIA BRASILEIRA DE FILOSOFIA INAUGURA EXPOSIÇÃO DAS CAPAS DO PROJETO MÚSICA NO MUSEU



A histórica Academia Brasileira de Filosofia, instalada na Casa Osório recebe oficialmente no dia 29 de dezembro, às 19 horas, a aguardada abertura oficial da exposição das artes das capas do Música no Museu, coroando o aniversário de 17 anos do vitorioso projeto e que fará parte do ilustre acervo. Todo o projeto Música no Museu conta com a direção de Sergio Costa e Silva e curadoria artística de Sonia Madruga que juntos com o  anfitrião e Presidente da Academia, Sr. João Ricardo Moderno, estarão nesta noite recebendo e agraciando seus convidados com a apresentação do Jazztopia-programa de Gershwin e após a apresentação brindarão com Chandon, atingindo assim quase 500 concertos em um ano e com a proposta de iniciar 2015 em 02 de Janeiro com novo formato de programação, mesclando palestras com ênfase em janeiro, nos imortais da Música Brasileira.



Fundada em 1989 por dezenas de filósofos dos mais atuantes na cultura brasileira, a sede da Academia dispõe de 3 salões para posses, sessões acadêmicas, cursos, congressos, conferências e eventos em geral, 7 salas administrativas, instalações para hospedar pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e um terreno com árvores frutíferas de mais de 3.000 m².
O presidente da Academia Brasileira de Filosofia, João Ricardo Moderno,  conta que tem 44 anos de vida cultural como artista plástico e fotógrafo de arte, trabalhou no MAM-RJ durante muitos anos, onde foi aluno, monitor e professor e é crítico de arte deste 1977, inclusive na ABCA desde 1983, e completa: “E minha área em Filosofia é Estética e Filosofia da Arte”.
A Academia tem por objetivo estatutário a defesa, a divulgação e a preservação da memória da cultura filosófica brasileira, da memória dos seus membros, dos principais pensadores nas mais diversas áreas do pensamento, além da organização de eventos filosóficos nacionais e internacionais. brasileira é considerada patrimônio histórico material e imaterial da cultura brasileira.“O acervo encontrou a Casa perfeita, nas qualificadas e excelentes mãos do João Ricardo Moderno que, pessoalmente, assinou a curadoria da exposição”. Declarou Sonia Madruga.


Música no Museu tem o apoio do MinC, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Mais 
Informações: www.musicanomuseu.com.br ou (21) 2253-8645


Na foto: Sr. Sergio Costa e Silva-Diretor do Música n o Museu, Sra. Sonia Madruga-Artista Plástica e Curadora do Projeto e Sr.João Ricardo Moderno-Presidente da Academia Brasileira de Filosofia.  

Serviço:

Local: Acad
emia Brasileira de Filosofia
Endereço: Rua Riachuelo, 303 – Casa de Osório – Centro
Rio de Janeiro
RJ, CEP: 20230-011
Telefone: (21) 2252-8593

Site: http://filosofia.org.br/index.html
e-mail: academiafilosofia@gmail.com




Música no Museu é a versão brasileira do que acontece nos mais representativos museus no mundo como Metropolitan, MoMA, Guggenhein (Nova Iorque), Louvre, Prado (Madrid).
A cada mês, um artista é convidado para ilustrar a programação mensal do Projeto Música no Museu. A seleção está sob a curadoria da artista plástica Sonia Madruga. Artistas como Ziraldo, Miguel Paiva,VergaraCarlos Bracher e Sonia Madruga já tiveram trabalhos estampados no projeto.
No Paraná, por indicação da artista plástica, colunista cultural e professora de arte Katia Velo, artistas paranaenses (de nascimento ou residentes) também tiveram o privilégio de participar do MM: Claudia de LaraJoão Evangelista de SouzaMarisa Vidigal e a própria Katia Velo. E no mês de novembro, a capa tem a assinatura do artista plástico Eloir Jr.
 As capas ilustram os programas dos concertos que são realizados mensalmente em com quarenta e dois dos melhores museus e centros culturais além de igrejas e até clubes cariocas. O sucesso do projeto que no anopassado completou 15 anos resultou em um lançamento do livro “Música no Museu, 15 anos depois”. No livro estão reunidas música, história, arquitetura, artes plásticas.
 Inspirado no que é realizado nos museus mais importantes do mundo, aqui foi adaptado às peculiaridades do Brasil. Ocupando espaços nobres, formando plateias, já que todos os concertos são gratuitos. Música no Museu possui um acervo rico de pesquisas, apresentações, experiências e êxitos que estão dentro do livro. O idealizador, empresário e pesquisador do Projeto MM é Sergio da Costa e Silva e também autor do livro.
Além da importante participação no livro “Música no Museu, 15 anos depois” as obras dos artistas plásticos irão ganhar destaque na exposição acima citada, pois a curadora Sonia Madruga reuniu todos os trabalhos. “Espero que a exaustiva dificuldade em reunir estes trabalhos; resulte em grande satisfação ao realizar a exposição” destaca Sonia.
A parceria cultural entre Sonia Madruga e Katia Velo está ainda mais fortalecida. A cada nova edição do MM é realizada a divulgação na coluna de Katia  www.katiavelo.com.br (Portal do GuiaSJP) e novos convites são feitos por Sonia. No mês de novembro, novo paranaense teve sua obra estampada e espalhada nos quatro cantos culturais da cidade maravilhosa. “Esta parceria está a cada ano mais alinhada. Há um grande respeito e admiração verdadeiros e mútuos!” enfatiza Katia Velo.
 Música no Museu tem o apoio do MinC, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Mais informações: www.musicanomuseu.com.br ou (21) 2253-8645




Sobre o Projeto:
Inaugurado em dezembro de 1997 pelo violonista Turíbio Santos no Museu Nacional de Belas Artes, Música no Museu, conta hoje, ainda que alternada ou esporádica, no Rio de Janeiro, com quarenta e dois dos melhores museus e centros culturais além de igrejas e até clubes cariocas. Ampliando-se ano a ano, hoje além de integrar o Brasil de Norte a Sul, também já se apresentou e se apresenta em todos os Continentes, sempre com o maior êxito.
O Projeto tem como propósito: formar novas plateias, facilitando e incentivando a presença de crianças e jovens aos concertos; incentivar a visita de seus frequentadores aos museus onde acontecem os espetáculos da série; manter um evento de difusão cultural que atinja públicos distintos, com boa visibilidade na mídia, e que atraia amantes da música; quebrar as barreiras entre eventos de música clássica e de outros gêneros quanto ao interesse do publico em geral e aos locais de apresentações; incentivar jovens músicos, dando-lhes a oportunidade de se apresentarem em locais de prestígio para uma plateia interessada e conhecedora, como foi o caso do pianista Pablo Rossi (14 anos), ganhador do concurso Nelson Freire de piano – Rossi que já se apresentou com a OSB no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e hoje brilha na Rússia – e oferecer espetáculos de alto nível artístico a custo zero. Na versão internacional, permite levar a música e o músico brasileiro para todos os cantos do mundo.
No Rio de Janeiro, chega a ultrapassar 30 concertos por mês e com as outras versões nacionais e internacionais, alcança o expressivo número de 500 concertos ano Música no Museu mudou o calendário da música clássica no Brasil já que os seus concertos acontecem de janeiro a dezembro e não somente como antes, quando as temporadas clássicas iniciavam somente em março e terminavam em novembro.




2 comentários:

  1. Eloir Amaro Junior, que matéria ótima!
    Completa! Parabéns! Agradecidíssima pela sua participação e apoio cultural.
    O Rio de Janeiro estará em festa com a participação dos artistas do Paraná!
    Viva a nossa querida Katia Velo e sua generosa visão por ter feito a ponte.
    Saudações aquareladas.
    Em nome do Projeto Música no Museu, direção de Sergio da Costa e Silva e em meu nome, grande abraço. Viva este olhar generoso das Artes e seus maravilhosos autores!
    Em 2014, equilibrando a balança da vida, aqui estamos!!!!!!!
    Beijos para todos.
    Sonia Madruga

    ResponderExcluir
  2. Que trajetória linda: escrita por Eloir Amaro Jr!!
    Que a Exposição de Capas do Projeto Música no Museu na Academia Brasileira de Filosofia seja coroada de êxito, hoje, 29/12/2014, para alegria de todos os Autores, ao Diretor de Música no Museu, Sergio Costa E Silva, ao Presidente da Academia Brasileira de Filosofia, João Ricardo Moreno e à Curadora das Capas, Artista Plástica Sonia Madruga!!!
    Teruko Monteiro

    ResponderExcluir