quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Balada de Gisberta está em cartaz no Espaço Parlapatões no mês de agosto

Imagem: dicadeteatro.com.br

Peça relembra os dez anos do assassinato da transexual paulistana Gisberta Salce Júnior que virou símbolo de luta da comunidade LGBT na Europa

Até 28 de agosto a Cia. Barbante apresenta o espetáculo Balada de Gisberta no Espaço Parlapatões, no centro de São Paulo. As sessões acontecem aos sábados e domingos.  A peça é baseada em depoimentos e histórias da vida de Gisberta Salce Júnior, brutalmente assassinada em Portugal no ano de 2006 por adolescentes. A direção é do dramaturgo e diretor Renato Andrade.
Além de homenagear a memória de Gisberta, a ideia do espetáculo é abrir espaço para discutir temas como preconceito, transfobia e violência. O Brasil é o país onde mais se mata transexuais.

O trabalho integra a pesquisa da Cia. Barbante sobre transfobia no Brasil, realizada durante o processo de conclusão do curso profissionalizante do INDAC - Escola de Atores sob a liderança de Renato Andrade. Balada de Gisberta é a forma poética que a Cia. Barbante escolheu para dialogar com o público sobre o assunto de maneira sensível, divertida e crítica.
A peça conta ainda com músicas compostas especialmente para a o espetáculo pela musicista Paula Duarte. 

Símbolo de luta
Aos 45 anos, Gisberta foi torturada por 14 adolescentes de uma escola católica e atirada em um poço de um prédio abandonado. O crime teve grande repercussão no país europeu e ocasionou uma série de protestos em defesa dos transexuais. Após seu assassinato, novas leis de proteção à comunidade  LGBT foram criadas.
A brasileira virou símbolo da luta LGBT na Europa e inspirou o cantor Pedro Abrunhosa a compor em 2008 a música que dá título à peça, interpretada por Maria Bethânia em seu show “Amor, Festa e Devoção”.

Imagem: Divulgação
Serviço:
Balada de Gisberta
Local: Espaço Parlapatões
Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação 
Quando: até 28 de agosto
Horário: Sábados às 00h01 e Domingos às 17h
Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Tel: 11 3258-4449
Horário de atendimento da bilheteria: 
De terça a quinta das 16h às 21h
Sexta e Sábado das 16h à 00h
Domingo das 16h às 20h


Sinopse:
Balada de Gisberta é uma história baseada em depoimentos, contos e fatos da vida de Gisberta Salce Júnior, uma transexual paulistana que deixa o Brasil e muda-se para Europa para fugir da violência da cidade. Às margens do Rio Douro, na cidade do Porto, ela descobre os prazeres e os infortúnios de ser quem realmente é. Contudo, Gisberta não consegue fugir de seu destino trágico e acaba sendo brutalmente assassinada em terra lusitanas em 2006.

Tel.: 11 3258-4449. 
Horário de atendimento da bilheteria: 
De terça a quinta
das 16h às 21h
Sexta e Sábado 
das 16h à meia-noite 
Domingo das 16h às 20h 
Estacionamento : Garagem Imeri (Praça Franklin Roosevelt - 194)

Ficha Técnica
Direção: Renato Andrade
Assistência de Direção: Leandro Oliveira e Luciana Severi 
Direção musical e composições: Paula Duarte 
Preparação Vocal: Luciana Severi 
Maquiagem: Yheuriet Kalil 
Luz: Maristella Pinheiro 
Contrarregra: Jonny Menacci
Som: Henrique de Paula
Arte: Dani Felicetti, Danny Cattan e Sergio Marques
Fotos: Allan Bravos


Elenco: Abelardo da Hora, Bárbara Ablas, Bruno Ferrette, Danny Cattan, Eli Faria, Fernanda Titânia, Filipe Miranda, Gabriela Costa, Jessica de Queirós, Juliano Bonfim, Magê Cechetto, Mario Américo, Osmar Souza, Paula Ferreti, Simone Makhamra e Sérgio Marques.


Nenhum comentário:

Postar um comentário