segunda-feira, 26 de outubro de 2015

"VETCHORNETSI" DIA DA UCRÂNIA EM CURITIBA

Foto: Divulgação
Obra: "Saudades da Ucrânia" de Eloir Jr.

Há mais de cinco décadas no mês de Outubro, a comunidade ucraniana de Curitiba, realiza as tradicionais Noites festivas, que em tradução livre narra o significado das Vetchornetsi, as famosas festas ucranianas, mantidas através do tempo e  comemorada em toda a Ucrânia.

Neste ano, a festa inicia às 12h do dia 31/10/2015 e encerra às 22h, proporcionando um dia agradável, de muita cultura ucraniana, gastronomia típica, artesanato, exposição de arte, apresentações folclóricas e canções milenares. 

O evento conta com apoio cultural do BarBaran, DNIPRÓ GOLD Turismo e Representação Central Ucraniano Brasileira.

ATRAÇÕES CONFIRMADAS:

- Grupo de dança e Coral do Folclore Ucraniano Barvinok
- Grupo Folclórico Ucraniano Soloveiko da Colônia Marcelino
- Trio Poltava - Música Ucraniana
- Crianças da Subotna Shkola Lesia Ukrainka 
- Karaokê do TPUK - Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana
- Escoteiros do Brasil

- Exposição de Arte temática com obras do Artista Plástico Eloir Jr.


SERVIÇO:


VETCHORNETSI – DIA DA UCRÂNIA EM CURITIBA 
Data: 31/10/2015 da 12h às 22h
Local:  Sociedade Ucraniana do Brasil

Endereço:  Alameda Augusto Stellfeld, 795 – Centro
               Curitiba-PR
Telefone: 41 – 3224-5597
Entrada Franca


Foto: Divulgação

                                                                                                                                                         
HISTÓRIA DA VETCHORNETSI EM CURITIBA

Há mais de 50 anos é assim. O mês de outubro de todos os anos guarda uma vetchornetsi especial. Seja pela boa música, pelo novo tempero do jantar típico ou pelo prêmio recebido em um dos tradicionais concursos de bordado. E foram tantos desde aquele ano de 1957, quando a Organização Feminina, comandada por Olga Horatchuk, resolveu promover as noites festivas. O costume de ir com alguma peça bordada até as vetchornetsi acabou virando atração especial e os trajes mais bonitos, originais e resgatados de alguma região da Ucrânia eram julgados e aclamados pela platéia animada. Claro, que com direito a desfile e prêmio no final. Este também tipicamente ucraniano: alguma peça de artesanato dos artistas da comunidade. E foi um desses desfiles que inaugurou em grande estilo a nova sede da, então, União Agrícola Instrutiva. A boa música é outra constante das vetchornetsi em todos esses anos. Primeiro com os bailes animados por Petro Olynek e companhia. Depois com o conjunto Soloveiko, formado por Roberto André Oresten, Oles Ivan Sysak, Lauro Cezar Preima, José Henrique Martins, Marcelo Martins, Waldomiro Romero, Paulo Leszczynski, Antônio Laércio Wergrzn, Bogdano Bundza, Jozil Carmelena e Sônia Preima, que anunciava com a voz aveludada que o Soloveiko estava lá para cantar para todos. Hoje, os novos soloveikos cantam e animam o baile até altas horas. A nova geração conta com Felipe Oresten, Andrei e Natália Preima, Igor Kovaliuk. Boa parte deles faz parte também do coral Barvínok, que sempre apresenta um resgate de músicas tradicionais ucranianas. E a festa se completa há anos com a participação do Folclore Ucraniano Barvínok e das crianças da Subotna Chkola Lessia Ukrainka, que, além de brindar o público com suas coreografias alegres, rodopiam pelo salão e provocam quem estiver por perto a executar pelo menos um passo no meio do salão. A vetchornetsi de hoje em dia não tem mais os desfiles e concursos de trajes típicos, mas o costume de ir para a noite festiva usando alguma peça bordada permanece. Assim como o baile, o jantar caprichado e a diversão. Neste ano, a vetchornetsi acontece dia 17 de outubro, e, em sua programação, apresentações das crianças da Subotna Chkola, do Folclore Ucraniano Barvínok, do coral, e baile animado pelo Soloveiko. A festa é uma promoção da Organização Feminina e do Folclore Ucraniano Barvínok junto à Sociedade Ucraniana do Brasil.
Tetianna Bachtzen/larissa Jedyn

Fonte: BOLETIM INFORMATIVO DA SOCIEDADE UCRANIANA DO BRASIL Інформативний бюлетень Українського Товариства Бразилії Al. Augusto Stellfeld, 795 - CEP 80410-140 Curitiba - Paraná - Brasil - Fone/Fax: (41) 3224-5597 - e-mail: subras@sociedadeucraniana.com.br
ХЛІБОРОБ - ЖОВТЕНЬ 2009 N.o 418 (3863) OUTUBRO 2009


2 comentários:

  1. Na descrição das atrações não é um Karaokê do TPUK. O que fazemos é o Народна пісня (Narodna pisnya). São as canções folclóricas ucranianas. Obras que permanecem na memória das pessoas e são passados de boca em boca.É uma tradição ucraniana que o TPUK está resgatando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela ressalva Tarás Antônio. Irei fazer a correção em uma próxima edição, pois recebi desta forma para ser divulgado.
      De qualquer forma já está registrado aqui nos comentários o seu esclarecimento, que é muito benvindo.
      Parabéns por este resgate da tradição ucraniana.
      Abs.

      Excluir