quarta-feira, 21 de outubro de 2015

RAQUEL FROTA EXPÕE NO ESPAÇO CULTURAL DO HOSPITAL VITA

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
“Obras de Raquel Frota produzidas entre 2012 e 2015 podem ser apreciadas no Espaço Cultural do Hospital Vita Batel.


Trata-se de recortes de algumas fases da artista, onde fica clara sua intimidade com a acrílica buscando sempre novas cores e efeitos. Imperdível!

Boa oportunidade para os amantes e colecionadores de arte”, comenta Cecifrance Aquino, curadora e responsável pelo Espaço de Arte. 





SOBRE A ARTISTA E SUA SÉRIE: 



“Foi com muito prazer que aceitei o convite de Cecifrance de Aquino para escrever algumas linhas sobre a Arte de Raquel Frota. Até com alegria por participar de um momento tão importante na vida da artista!

Ainda menina, Raquel despertou para a pintura nos cursos da Escolinha de Artes da Biblioteca Pública, em Curitiba. Mexer com telas, tintas e pincéis era motivo de alegria.

O tempo fez que ela encontrasse nas cores de Kandinsky e Monet e na força de expressão de Tapies, Basquiat, Joan Mitchel entre outros, nutrientes para sua criatividade.

Ninguém passa pela Itália sem se contaminar com o rico ambiente artístico, o mesmo aconteceu com Raquel. Suas viagens por Roma, Florença, Orvieto, Verona e Siena, enriqueceram seu olhar de artista plástica.

Ela não se prende a esta ou àquela escola, pois em suas palavras, orgulha-se de ter nascido no Paraná, mas é cidadã do mundo!

Toda sua trajetória artística é de aprendizado e descobertas!

As palavras de Mário Lago caem como uma luva:

“Eu não fico na calçada pra ver o desfile passar, eu vou junto!”

Dinâmica, Raquel quer conversar com as cores. Quando fala de seu trabalho, revela que se arrepia com algumas cores. Isso a torna singular! 

Denota delicadeza de espírito que transcende sua própria Arte!

Em sua obra, há um “quê” de transgressão das tendências artísticas.
Para ela, pintar é quase um exercício de sobrevivência!
A beleza encontra-se esparsa em cada um de seus quadros, no gesto livre, no abandono das cores, para que elas mesmas se distribuam, para que elas mesmas pintem e (re)pintem seus quadros...
Na manifestação livre dos diferentes estados de espírito por onde vagueia sua alma artística, espraia-se o trabalho de Raquel Frota! Inquietude!
Seu João, Out-2015”





Assina o texto o Professor João Cancio, João ou Seu João na verdade é a mesma pessoa. Cursou História Natural e concentrou parte de seus estudos no Jardim Botânico do Rio de Janeiro onde exercitou seu lado artístico na Sistemática Botânica. Frequentou a Fundação Calouste Gulbenkian (RJ) e participou de Salões e Exposições, com alguns prêmios e destaques: Centro Cultural Wizard (RJ), Aeronáutica (RJ), Fundação Calouste Gulbenkian (RJ), Banco Real (RJ), Museu de Arte Moderna (BA), Museu de Artes de Cascavel (PR), Castro (PR), Museu Alfredo Andersen (PR), Espaço de Arte (PR), entre outros.


Foto: Divulgação




SERVIÇO:

Exposição “FASES” de Raquel Frota
Local: Espaço Cultural do Hospital VITA
Endereço: Rua Alferes Angelo Sampaio, 1896 – Batel
Curitiba-PR
Visitação até 15/12/2015


Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário