quinta-feira, 8 de outubro de 2015

"BRASIL VISUAL" SÉRIE SOBRE ARTES VISUAIS ESTREIA NA TV BRASIL


Série sobre artes visuais estreia na TV Brasil
Brasil Visual vai ao ar à meia-noite do sábado (10/10) e conta com oito episódios semanais


Foto: Divulgação

Neste sábado (10/10), à meia-noite, estreia na TV Brasil a série de documentários Brasil Visual. São oito episódios inéditos sobre artes visuais, idealizados e dirigidos pela pernambucana Rosa Melo, da Rosa Melo Produções, com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco através do 5º Edital de Ia Incentivo ao Audiovisual de Pernambuco/Funcultura. A partir das 21h, acontecemexibições aberta ao público nos espaços Casa Caiada (rua Lincoln de Albuquerque, 110, Perdizes, São Paulo) e Lesbian Bar (rua da Santa Cruz, 84, Pátio de Santa Cruz, Recife).

Os oito episódios, de 26 minutos cada um, exploram o universo da arte contemporânea no país. A série apresenta, em linguagem acessível e dinâmica, o universo das artes visuais no Brasil e seus expoentes de diversas gerações, abrangendo suas mais variadas expressões artísticas.

Brasil Visual vai mostrar que artes visuais não é assunto chato. Os programas são descontraídos e divididos entre conversas e visitas a ateliês, entre outros ambientes onde a arte é produzida. Toda semana, um episódio inédito propõe uma nova abordagem ligada ao tema. Explorando a produção de diversas gerações e desvendando como essas gerações se comunicam, os documentários revelam diferentes formas de expressão e múltiplos modos de falar do Brasil, do mundo e do homem através da arte.

O artista performático e multimídia Rodrigo Saad, o Cabelo, é o apresentador/narrador que dá unidade à série, interagindo com os entrevistados. Além de artista visual, Cabelo é músico e DJ, lidera a nora assinada por Chelpa Ferro e vinhetas criadas pela artista Lia Letícia com colaboração de Fernando Peres.

Foto: Divulgação





“Uma das preocupações do Brasil Visual é quebrar o distanciamento entre o universo das artes visuais e o público em geral: entre o público e os artistas, entre o público e as obras, entre o público e os espaços expositivos”, explica a diretora e idealizadora Rosa Melo.



Alguns episódios são históricos, abordando temas fundamentais para a trajetória das artes visuais brasileiras como o movimento “Arte Correio”, peça fundamental de resistência e de burlar à ditadura militar, além dos temas que abordam “A relação homem, Arte e Meio Ambiente” e “Arte Política”, entre outros.

Os programas foram realizados em parceria com Hy Brazil Filmes e Rosa Melo Produções, e contam com a Coprodução da AC Produções Ltda. e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que gere a TV BRASIL. O piloto da série foi realizado através do Edital Rede Nacional Funarte de Artes Visuais do Ministério da Cultura.

Foto: Divulgação



REGIONALIZAÇÃO

Uma das marcas da série Brasil Visual é a regionalização dos conteúdos dos programas. Para isso, a produção contou com a participação direta de  equipes locais, tanto na técnica quanto na colaboração de conteúdos para os episódios. Brasil Visual vaimostrar a produção de artes visuais em todas as regiões do país, em um formato que mescla a comunicabilidade do jornalismo com formas ousadas do documental. A diretora e o apresentador da série, Rosa Melo e Cabelo, viajaram de norte a sul do país, entrevistando artistas e pensadores das artes visuais brasileira em vários Estados.

SINOPSE  DO EPISÓDIO 1: ARTE POLÍTICA
O que é arte política? Quando podemos dizer que a arte é política? Com um enfoque investigativo, essas perguntas permeiam o primeiro documentário da série Brasil Visual, que tem como diretores convidados os artistas Lourival CuquinhaLucas Bambozzi eYuri Firmeza.
Em entrevistas com artistas de diferentes regiões do país, este episódio mostra a diversidade da produção de arte política no Brasil. Entram em pauta aspectos históricos dessa produção e questões sociais, reflexões sobre  violência, identidade étnica, cidadania, território e poder.
O episódio também coloca em questão as relações entre Arte e Cultura, apontando, a partir das entrevistas com artistas, críticos e curadores, que a cultura trata dos consensos, das normas sociais e das regras; enquanto a arte desmancha convenções e nos lança em terrenos desconhecidos. Assim, quando pensamos sobre Arte Política, falamos de uma arte que traz indagações sobre o mundo e sobre alguns dos principais temas da nossa sociedade.

CRONOGRAMA DE EXIBIÇÃO
A estreia da série Brasil Visual vai ao ar pela TV Brasil todo sábado, a partir de 10/10, sempre à meia-noite.

Episódio 1 – Arte Política: 10/10 – 0h
Episódio 2 – Arte Correio: 17/10 – 0h
Episódio 3 – Homem, Arte e Meio Ambiente: 24/10 – 0h
Episódio 4 – Performance: 31/10 – 0h
Episódio 5 – Intervenção Urbana: 7/11 – 0h
Episódio 6 – Artesania na Arte Contemporânea: 14/11 – 0h
Episódio 7 – Videoarte no Brasil: 21/11 – 0h
Episódio 8 – Formas Híbridas da Videoarte: 28/11 – 0h


SERVIÇO

ESTREIA DA SÉRIE BRASIL VISUAL
Quando: sábado (10/10) à meia-noite pela EBC TV Brasil (do sábado para o domingo)

EXIBIÇÃO ABERTA AO PÚBLICO EM SÃO PAULO
(com a presença da diretora Rosa Melo e artistas convidados)
Quando: sábado (10/10) a partir das 21h
Onde: Casa Caiada (rua Lincoln de Albuquerque, 110, Perdizes, São Paulo)

EXIBIÇÃO ABERTA AO PÚBLICO NO RECIFE
(coma  a presença dos artistas Lia Letícia e Fernando Peres)
Quando: sábado (10/10) a partir das 22h
Onde: Lesbian Bar (rua da Santa Cruz, 84, Pátio de Santa Cruz, Recife)

ENTREVISTAS E IMAGENS:
Tatiana Diniz
Assessoria de Imprensa/PR
55 11 38059413 e 55 11 953839717

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário