domingo, 18 de outubro de 2015

ARTISTA KÉZIA TALISIN EXPÕE NO CARROUSEL DU LOUVRE


Foto: Divulgação - Montagem visual

Kézia Talisin, Artista Plástica Maringaense e Curitibana de coração, participa do “Salão Profissional Internacional de Arte Contemporânea no Carrousel Du Louvre de Paris”.

O vernissage acontece no dia 23 de outubro, às 20h. Haverá também o lançamento do “Guide International D’Art Contemporain vol.II– 2015”, que é direcionado especialmente para colecionadores, leiloeiros e galeristas na Europa.

Foto: Divulgação-Convite

Em sua segunda exposição pela França, Kézia Talisin retorna a Paris com sua 1ª participação no Carroseul Du Louvre através de sua arte em arabescos. 
A obra escolhida pela curadora Heloiza de Aquino Azevedo faz parte da série “Influência Klimtiana” da Artista, onde a árvore da vida é representada em cenário de inverno, o qual batiza a própria obra.

Foto: Divulgação
Obra: "Árvore Klimtiana Inverno II"
Mista s/tela - 60x80 cm.

Foto: Divulgação
Kézia Talisin, é artista visual pós graduada em Artes Visuais da Cultura à Criação pelo SENAC–PR.; Educação, Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPR; Planejamento e Organização de Eventos pela UNICURITIBA e Bacharel em Turismo pela Universidade Tuiuti do Paraná.
Cursou materiais e técnicas de pintura na Associação Cultural Solar do Rosário por sete anos sendo os dois últimos como monitora da professora e artista visual Carla Schwab. Atualmente cursa pintura em cerâmica no Stúdio Christina Carneiro. É assistente curatorial desde 2012 nas mostras do grupo de arte contemporânea Art.con e Óia Nóis, do qual participa desde 2008.
Em seu percurso artístico destacam-se acervos nacionais e internacionais e exposições coletivas, individuais, instalações artísticas e salões de arte em espaços culturais oficiais pelo Estado do Paraná e no Brasil e alguns países europeus, dentre eles, duas exposições coletivas nas cidades francesas de Saint Thibault des Vignes e Var-Sur-Marne.
Em dezembro de 2012 a artista iniciou atividades em ateliê próprio instalado no bairro Bom Retiro em Curitiba - PR.

A curadoria da exposição é de Heloíza de Aquino Azevedo, brasileira, escritora, biógrafa, educadora, produtora cultural, Comissária de Arte na empresa Heclectik-Art, Fondatrice Heclectik-Art e Exposições e Salões de Arte na Europa, há 7 anos radicada na França.

Foto: Divulgação
“Queridos Artistas, fotógrafos, escultores, pintores, designers, amigos: Com imensa alegria compartilho com vocês o convite de dois livros importantes para a arte brasileira e portuguesa na França: O Guide International d'art Contemporain com a participação de 31 artistas e o Livro Pinaunas Estilhaços de Estrelas do pintor Guel Silveira de Salvador. Ambos os livros traduzidos. O GUIDE em dois idiomas trazendo a catalogação internacional de obras de artistas brasileiros e portugueses em francês e português, O livro de Guel Silveira em três idiomas: português, inglês e francês, o qual tive a honra de ser convidada para elaboração de um texto. Minha eterna gratidão à Guel Silveira e à Mário Britto. Todos convidados para os lançamentos no Carrousel du Louvre no Stand da Heclectik-Art Galerie dia 23/10/2015!”, convida e comenta a comissária de arte Heloiza de Aquino Azevedo.

Participam também do salão os artistas: Carla Schwab, Chris Cysneiros, Cláudio Cupertino, Claudio Rodrigues, Darci Seles, Diego Mendonça, Don Dolores, Fabiano Ignacio, Fabio Sampaio, Fraguial, Germana Zanetti, Izabel Pariz, Kátia Cunha, Kézia Talisin, Kinkas Caetano, Livia Mund, Luciana Severo, Luiz Lima, Márcio Prodócimo, Natalia Lima, Olga Beltrão, Renato Moraes, Rosa Alves, Rosana Del vale, Sandra P. Köche, Sicho Art, Soco Freire, Sonia Domingues, Suetonio Medeiros, Tânia Leal, Teresa Machado, Willy Venezuela, Xico Fran e Zélia Mendonça. 

Sobre a série Influência Klimtiana da Artista Kézia Talisin:

Em continuidade de seu trabalho onde marca sua assinatura e referencial artístico em arabescos, a artista cria a série “Influência Klimtiana”. Onde Gustav Klimt (1862-1918), artista austríaco que se consagrou na arte decorativa e nos retratos femininos através de uma pintura ornamental do estilo art noveau, servem de total inspiração nesta mostra cultural.
“Por meio de uma linguagem contemporânea procuro trazer reflexões sobre a arte decorativa apresentada atualmente no intuito de abrir caminhos para novas possibilidades artísticas. Tal como Klimt que na sua época sabia explorar bem o simbolismo decorativo”, diz a artista.
Em sua influência Klimtiana, Kézia Talisin sugere no bidimensional, janelas pictóricas coloridas que nos convidam à um passeio pela Viena do século XIX e início do século XX, numa seleção iconográfica e simbolista que caracterizaram Klimt e inspira a artista no seu gestual. Tais elementos de morfologia geométrica são uma constante nesta fase, bem como as técnicas artísticas, porém com o uso de materiais recicláveis como tecidos que compõem o último plano de suas obras, resultando em arte contemporânea com teor sustentável, mero paradoxo artístico com Klimt em uma de suas fases entre realidade e ilusão, metáfora que sugere a frente de seu tempo. 
Outra constante neste momento de Kézia Talisin é o uso da natureza morta através da figuração arbórea, intitulada por Gustav Klimt como Árvore da Vida, um símbolo feminino e importante em todas as culturas, com seus galhos em caracóis atingindo o céu e profundas raízes na terra, outra metáfora artística em relação ao universo feminino pintado por Klimt.
Em influência Klimtiana a artista tem como objetivo principal a apreciação do público para com uma arte ornamental, decorativa, colorida e rica em elementos iconográficos.

Serviço:
Exposição e Lançamento de Guia
Salão Profissional Internacional de Arte Contemporânea no Carrousel Du Louvre de Paris e Guide Biennal D’Art Contemporain – 2015
Curadoria: Heloíza de Aquino Azevedo
Vernissage e lançamento: 23 de outubro, das 20h às 22h
Período de exposição do Salão: Dias 24 e 25 de Outubro de 2015, das 11h às 20h    
Stands: C47-C63
Endereço: 99, Rue De Rivoli – 75001 – Paris – France

Foto: Divulgação






Nenhum comentário:

Postar um comentário