quarta-feira, 17 de junho de 2015

"MINHAS CORES" DE KATIA VELO NO SHOPPING SÃO JOSÉ

Foto: Divulgação


Evento resgata os dez anos da coluna cultural assinada por Katia Velo

Entre os dias 19 e 27 de Junho o Shopping São José será palco da Exposição "Minhas Cores", da artista plástica Katia Velo.
Com temas florais, mesclados entre as formas curvilíneas e orgânicas, as obras refletem os dez anos da coluna cultural que a artista assina. Marca registrada, as cores marcantes das produções consistem em um meio de expressão e diálogo com o mundo.

A artista já esteve com outras exposições nos corredores do Shopping, como "Restrospectiva", com obras de outras quatro exposições e "Releituras", marcado por produções dos alunos da Escola Evolutiva, onde Katia ministra aulas de Arte.
Neste ano, o objetivo da mostra é sublinhar o marco inicial das comemorações da coluna da artista. 

”Vários artistas me influenciam, alguns deles Matisse (pelo uso das cores), Aldemir Martins (pelo uso das cores puras e primárias), Beatriz Milhazes (pela feminilidade), Frida Kahlo (pelo envolvimento pessoal)”, relata Katia Velo.


SOBRE A ARTISTA:
Paulistana, residente em São José dos Pinhais há 12 anos. Bacharelada e Licenciada em Letras pela Universidade Anhembi Morumbi- São Paulo/ SP. Possui cursos de especialização na área de educação pela USP – Universidade de São Paulo. Especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela EMBAP/PR. É Agente cultural do Paraná, professora de arte, colunista cultural, curadora, artista plástica e fotógrafa. Realiza palestras com temas que englobam museologia, história da arte e técnicas de pintura. Tem atuado de forma significativa nas áreas relacionadas à arte, educação, cultura e entretenimento. Frequentemente participa de workshops, palestras e viagens culturais, nacionais e internacionais. Atuou como chefe de divisão de Artes Plásticas, Música e Literatura e Assessora e Curadora na Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais. Fez parte do CACEV – Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato. É Diretora de Comunicação na APAP/PR e Professora de Arte da Escola Evolutiva.  Possui em seu currículo mais de 15 exposições individuais e mais de 100 coletivas (nacionais e internacionais); participações e premiações em vários Salões de Arte (nacionais e internacionais). Por sua atuação tem recebido homenagens através de certificados, medalhas, menções honrosas e troféus de órgãos públicos e privados. É colaborada do Jornal FOLHA DA MULHER e assina há 10 anos coluna com o seu nome www.katiavelo.com.br

Foto"Evinha Britto"


Sobre a exposição “Minhas Cores”

Intensidade da cor
A intensidade da cor é o universo no qual se desenvolve boa parte do trabalho de Katia Velo. Lidar com as tonalidades é um grande desafio, pois se trata de um conjunto tão amplo que sempre há o risco do artista se perder, sem saber em qual direção pode desenvolver a sua pesquisa visual.
Katia Velo opta por percorrer a jornada das manchas e dos diálogos cromáticos. Existe um caminho diferenciado por um movimento interno, intuitivo, mas que também se caracteriza por uma sucessão de escolhas, em que cada uma delas alerta para um questionamento do próprio significado da criação.
Ao se contemplar o resultado da pesquisa, é possível dizer que as cores são para a artista uma forma de expressão e, acima de tudo, de diálogo com o mundo, por meio de seu trabalho, ela permite que se pense a cor não apenas como uma manifestação perceptível ao olhar, mas como uma interpretação da realidade.
Desse ponto de vista, ou seja, de um amadurecido processo de reflexão sobre aquilo que vem fazendo ao longo de sua trajetória, Katia Velo traz, em suas veredas coloridas, um fértil lirismo particular, marcado pela coragem do arriscar e pela liberdade de dizer aquilo que deseja por meio das conversas entre o que pretende e o que realiza.

Oscar D’Ambrosio é doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie e mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp. 

Serviço 

Exposição:  “Minhas Cores”

Local: Piso L1 do Shopping São José
Endereço: Rua Izabel A Redentora, 1434 – Centro
São José dos Pinhais-PR

Data: 19/06 a 27/06
Horário: De segunda a sexta das 14h às 22h
sábados das 10h às 22h e domingos e feriados das 11h às 22h



Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário