segunda-feira, 11 de maio de 2015

URBANAS & SUBURBANAS DE DANIEL ESCUDERO NO SESC ÁGUA VERDE

Matéria via página de Katia Velo, Artista Plástica, Colunista e Professora de Arte
http://www.guiasjp.com/kv/?p=20590

Urbana 3 com Araucária - Foto Divulgação

Aos sessenta anos Escudero percebeu que estava preso à definição do dicionário, onde a palavra “paisagem” indica um desenho ou pintura, que representa um lugar “campestre”. E por ser um indivíduo essencialmente urbano, nunca tinha se interessado pelo tema… campestre, nem sequer tinha associado, o visual da cidade, à palavra paisagem. A partir dai, começou a observar mais atentamente, o conjunto de elementos arquitetônicos, sinalização e mobiliário urbano, recriando-o em esta nova série de pinturas que o artista apresenta no SESC Água Verde.


Nascido em 1955, em Caseros, Argentina, radicado no Brasil desde 1979. Há dez anos reside e trabalha em Curitiba, onde é figura pública no meio artístico, tanto pelas exposições que já fez quanto pelo didatismo de suas publicações diárias na Internet, onde assume sua responsabilidade para com a cultura da sociedade, mostrando o passo-a-passo de seus trabalhos, técnica inovadora e forma de ver o mundo.

Desde 2010 Escudero pesquisa os limites e interação entre o desenho e a pintura acrílica, aproveitando o melhor de ambas disciplina. Ele pode usar a pintura antes, depois ou através o desenho. Não raramente eles se entrelaçam sem se tocarem, como se o artista estruturasse a obra com nanquim e/ou grafite para depois “vesti-la” com pintura transparente.


Em suas obras Escudero consegue manter visível a força expressiva do desenho, que pode representar quase a totalidade do trabalho, no entanto, a obra concluída sempre tem as características físicas de uma pintura: chassi interno de madeira, dispensa o uso de vidro protetor, etc.
As obras apresentadas foram produzidas entre 2012 e 2015, e no conjunto, é possível observar a evolução técnica do artista.
Houve uma contínua migração da pintura para o desenho, e do grafite para o nanquim. Também houve um aprimoramento na compreensão e domínio da luminosidade, e uma simplificação conceptual do realismo, onde o objetivo não é mais representar a realidade como ela é, mas de uma forma mais convincentemente bela e ideal, como num vívido sonho no qual se pode entrar.

No Memorial de Curitiba - Foto Divulgação


A mostra tem apelo popular e erudito. Os temas figurativos são compreensíveis por todo tipo de público, inclusive por aqueles que afirmam não entenderem de arte.
Para profissionais e estudantes de artes visuais, a exposição Urbanas & Suburbanas tem o atrativo extra de um didatismo implícito: A pintura de Escudero é transparente, e essa transparência permite que as pessoas mais observadoras, possam ver como o trabalho foi feito e aprender com isso.



Serviço:

DANIEL ESCUDERO
URBANAS & SUBURBANAS
Exposição de pinturas
Sesc Água Verde: Av. República Argentina, 944 – Curitiba/PR
Tel: (41) 3342-7577
Abertura: 11 de maio de 2015, 19h
Visitação: no período de 11 de maio a 30 de junho.
Horário: Segunda a sexta-feira de 8 a 20h, sábados de 9 a 13 hs.
Entrada livre.
dg.escudero@gmail.comfacebook.com/dg.escudero



Nenhum comentário:

Postar um comentário