sábado, 16 de maio de 2015

13a. SEMANA DE MUSEUS NA CASA DA CULTURA POLÔNIA BRASIL



A Casa da Cultura Polônia Brasil  participa da 13ª Semana Nacional de Museus, evento nacional, que neste ano aborda o tema "Museus para uma sociedade sustentável". Convidamos todos a participar das atividades que são gratuitas, abertas ao público em geral sem necessidade de inscrição prévia. 

Confira abaixo a programação com as datas e locais das atividades que acontecem em Curitiba - PR, Itaiópolis - SC e Cruz Machado - PR.

Mais uma vez agradecemos aos parceiros, colaboradores e apoiadores que voluntariamente participam das atividades.

Programação:

19 de maio (terça-feira)
14h30 - Palestra "Culinária polonesa na contemporaneidade" com a Chef Patricia Borek que abordará aspectos e as influências de outras culturas na culinária polonesa.

19h30 - Mesa redonda "Vivência artística na Polônia - 2014" mediada por Dulce Osinski, o encontro recebe os artistas Adriana Kmiec, Claudio Boczon e Juliana Kudlinski que falarão sobre os resultados da viagem promovida pelo Muzeum Historii Polskiego Ruchu Ludowego e a convivência e a relevância do intercâmbio entre artistas e culturas. 

Local: Casa da Cultura Polônia Brasil
Rua Ébano Pereira, 502 – Centro – Curitiba / PR
Para mais informações: contato@poloniabrasil.org.br

20 de maio (quarta-feira)
19h30 - Mesa redonda “Pensando a sustentabilidade das Artes na Cultura Paranaense” mediada por Schirlei Mari Freder e Meg Mamede. O encontro contará com a participação de: Ana Johann da Capicua Filmes, Fernando Macedo da Spirit Animation Studios, João Castelo Branco da Tu i Tam Filmes e presidente da AVEC-PR e Antônio Junior da Grafo Audiovisual. A atividade espera promover discussão em torno da produção audiovisual paranaense e brasileira aberto às perguntas do público ao final da mesa. 

Local: Casa da Cultura Polônia Brasil
Rua Ébano Pereira, 502 – Centro – Curitiba / PR
Para mais informações: contato@poloniabrasil.org.br

21 de maio (quinta-feira)
19h30 - Mesa redonda “O folclore e as tradições” mediada por Luis Gustavo Favretto” o encontro recebe Paulo Cesar Kochanny e João Carlos Cwiklinski que abordarão os aspectos do dia-a-dia de ensaios, apresentações e a importância na manutenção das tradições por meio das apresentações das danças folclóricas polonesas.

20h – Visita guiada ao acervo de trajes e figurinos do Grupo JUNAK - Folclore Polonês da Sociedade União Juventus. A atividade tem por objetivo de oportunizar que o público conheça o funcionamento de um grupo folclórico.

20h15 - Ensaio aberto à comunidade, com integrantes do Grupo JUNAK - Folclore Polonês da Sociedade União Juventus com a ensaiadora: Ieda Laise Port.

Local: Rua José Izidoro Biazetto, 1000 - Mossunguê - Curitiba - PR
Para mais informações: contato@poloniabrasil.org.br


23 de maio (sábado)
10h30 - Palestra "A influência da tradição e do folclore polonês no desenvolvimento da identidade cultural brasileira” com Paula Celli sobre os conceitos de tradição, folclore e identidade cultural e também da identidade cultural dos brasileiros descendentes de imigrantes poloneses.

Local: Casa da Cultura Polônia Brasil
Rua Ébano Pereira, 502 – Centro – Curitiba / PR.
Para mais informações: contato@poloniabrasil.org.br

Exposições
Em Itaiópolis / SC - A exposição “Lendas Polonesas” apresenta mistérios da terra polonesa através das lendas cheias de criatividade. As lendas foram criadas para tentar trazer ordem ao mundo dos poloneses e também fenômenos da natureza. A exposição tem curadoria de Everly Giller e apresenta trabalhos das artistas Adriana Kmiec, Dulce Osinski, Everly Giller, Heliana Grudzien, Juliana Leonor, Márcia Széliga, Mari Inês Piekas, Schirlei Freder e Simone Koubik.

Local: Galeria de Arte Contemporânea Nikifor
Rua Anita Ruthes Andrzejewski, 19 – Alto Paraguaçu – Itaiópolis - SC
Período expositivo 09/05/2015 à 26/06/2015

Em Cruz Machado / PR - A exposição “Um intrépido polonês em céu brasileiro: o feito extraordinário do aviador Stanisław Skarżyński (1933)” que tem curadoria de Dulce Osinski e Everly Giller é uma realização do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e da Casa da Cultura Polônia Brasil e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cruz Machado.

Locais e períodos expositivos: 
Em Santana, no Museu Etnográfico de Santana, a exposição acontecerá de 12 à 29/05/2015.
E na Sede da Prefeitura Municipal de Cruz Machado, a exposição acontecerá de 03 à 19/06/2015.
Para mais informações: contato@poloniabrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário