sábado, 16 de maio de 2015

EXPOSIÇÃO "SOU ASSIM" DA CURITIBANA MARIA CECILIA CAMARGO NO ESPAÇO CULTURAL CEDIM HELONEIDA STUDART - RJ


O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM/RJ inaugura nesta terça-feira 19/05, a exposição de aquarelas que retratam mulheres de diferentes países.
Nas aquarelas de Maria Cecilia Camargo a suavidade das pinceladas e a pureza das cores somam-se a delicadeza das formas à sutileza das sombras. delineiam detalhes permeados de significados intrínsecos que discorrem sobre 
A expressão da sensibilidade da mulher com seus desejos e mistérios. Na exposição "Sou Assim" são apresentados 17 retratos de mulheres de diversos países, idades e raças, que nos contam em cada olhar diferentes histórias, ressaltando a beleza peculiar e autêntica, próprias do universo feminino.
SOBRE MARIA CECILIA CAMARGO
Desde cedo a curitibana Maria Cecília demonstrou seu amor pela arte; ainda criança frequentou a Escola de Arte da Biblioteca Pública de Curitiba. A partir da década de 70 a artista passou a morar no Rio de Janeiro. Formada em Design de Interiores pela Faculdade Cândido Mendes/RJ, também cursou na instituição “História da Arte” com Cristina Sá e “Desenho Livre” com Marcos Chaves. Na Escola de Artes Visuais do Parque Lage – instituição de excelência no ensino da arte contemporânea – cursou “Imagem do desenho aos outros meios” com Carli Portella, “Modelo vivo” com Gianguido Bonfanti, “Cores” com José Maria Dias da Cruz e “Desenho contemporâneo” com Orlando Mollica. No Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro cursou “Desenho livre” com Aluísio Carvão. Na cidade de Curitiba/PR cursou “Desenho e tintas naturais”, com Viviane Zeni, no Museu Alfredo Andersen e, com Lélia Brown, cursou “Desenho de figura humana: rosto e mãos” no Solar do Rosário.
A artista trabalha com diversas técnicas artísticas, mas tem predileção pelo desenho, tanto que, ao se definir, Maria Cecilia diz ser “filha do lápis e do papel”. Fascinada pela figura humana, especializou-se neste tipo de representação, passando temporadas dedicadas ao estudo dessa arte em museus e galerias de Londres.
SOBRE O CEDIM


O CEDIM colabora e contribui para a efetivação de ações da Superintendência de Direitos da Mulher (SUDIM), da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro (SEASDH). Ao longo de seus 25 anos de existência, o CEDIM tornou-se uma referência, emprestando concretude e credibilidade às ações que desenvolve junto à população feminina fluminense.
O CEDIM abriga em sua sede o Espaço Cultural CEDIM Heloneida Studart, que se propõe a contribuir para a construção e fortalecimento da cidadania feminina, através do resgate, da preservação e divulgação do patrimônio cultural, artístico e cientifico da mulher brasileira, com a implementação de atividades artístico culturais, voltadas para as ações afirmativas de gênero.

SERVIÇO:

Exposição "Sou Assim"de Maria Cecilia Camargo
Local: Espaço Cultural CEDIM Heloneida Studart
Endereço"Rua Camerino, 51 - Centro - Rio de Janeiro
Telefone: 21 - 2334-9527

Abertura: 19/05 das 18 às 20h

Visitação: 20/05 a 18/06/2015
Segunda a sexta-feira das 10 às 19h
Entrada Franca



Nenhum comentário:

Postar um comentário