quinta-feira, 15 de outubro de 2015

CARLA SCHWAB EXPÕE NO CARROUSEL DU LOUVRE EM PARIS

Foto montagem: Divulgação

Carla Schwab, Artista Visual gaúcha de Pelotas-RS, residente em Curitiba-PR e Curitibana de coração, foi convidada para participar do “Salão Profissional Internacional de Arte Contemporânea no Carrousel Du Louvre de Paris”.

O vernissage acontece no dia 23 de outubro, às 20h. Haverá também o lançamento do “Guide International D’Art Contemporain vol.II– 2015”, o qual a Artista também participa, que é direcionado especialmente para colecionadores, leiloeiros e galeristas na Europa.

Foto Convite: Divulgação


Em sua terceira exposição por terras francesas, Carla Schwab, retorna a Paris com sua 2ª participação no Carrousel Du Louvre através de seu mundo rendado. As obras escolhidas pela curadora Heloiza de Aquino Azevedo, fazem parte da série da Aquarelas rendadas sustentáveis da Artista, onde procura a leveza e a sutileza das cores através de suas tramas em crochê sobre papel.


A Artista é graduada em Artes Visuais pela UFPel-RS, Universidade Federal de Pelotas-Rio Grande do Sul e Professora de Artes em estudos de materiais e técnicas de pintura da Associação Cultural Solar do Rosário.

Em Suas obras de teor contemporâneo-sustentáveis da Série Rendados, pode-se observar características notórias de um universo vintage feminino. A construção de um último plano expressa arabescos, aguadas de cores, superfícies planas de luz ou simplesmente um “patch work” bidimensional que se unem em recortes vazados e colados com tramas pictóricas circulares policromáticas, onde a artista utiliza o pincel como se fosse uma agulha de crochê.
“Eu me inspiro nas lembranças e vivências, nas rendas executadas por minha mãe e avó”, relata Carla Schwab.

Filtros de café usados, recortes de listas telefônicas, revistas usadas, tecidos, cola, verniz e tintas acrílicas, dão origem a sua criação sobre telas da reciclagem de garrafas PET, sendo estes seus principais materiais, que interagem sobrepostos e harmoniosamente com o fundo, ora em primeiro plano, ora em meros vestígios visuais de suas rendas. Esta gama matérica reciclada e utilizada em suas obras exteriorizam sua preocupação com o bem estar do meio ambiente e conscientiza à ação social de cidadania.

Foto: Divulgação-Obras em exposição 1 e 2 em seqüência.
Em sua atual produção está a criação digitalizada e impressa sobre painéis de vidro, onde a sílica funciona como matéria prima bidimensional para a impressão de seus trabalhos, tornando-os também em uma arte objeto, nos oferecendo uma enorme riqueza visual policromática e matérica e aquarelas sustentáveis. 

Suas obras participam das edições da Casa Cor Paraná, sendo premiada como melhor trabalho relacionado com a sustentabilidade, Casa Cor de outros Estados brasileiros, salões de arte com premiações, exposições coletivas e individuais.

Possui acervos particulares nacional e internacional, tendo participado em 2011 em exposições por cidades francesas e em 2013 no Carrousel Du Louvre em Paris.  










A curadoria da exposição é de Heloíza de Aquino Azevedo, brasileira, escritora, biógrafa, educadora, produtora cultural, Comissária de Arte na empresa Heclectik-Art, Fontatrice Heclectik-Art e Exposições e Salões de Arte na Europa, há 7 anos radicada na França.

Foto: Divulgação
“Queridos Artistas, fotógrafos, escultores, pintores, designers, amigos: Com imensa alegria compartilho com vocês o convite de dois livros importantes para a arte brasileira e portuguesa na França: O Guide International d'art Contemporain com a participação de 31 artistas e o Livro Pinaunas Estilhaços de Estrelas do pintor Guel Silveira de Salvador. Ambos os livros traduzidos. O GUIDE em dois idiomas trazendo a catalogação internacional de obras de artistas brasileiros e portugueses em francês e português, O livro de Guel Silveira em três idiomas: português, inglês e francês, o qual tive a honra de ser convidada para elaboração de um texto. Minha eterna gratidão à Guel Silveira e à Mário Britto.Todos convidados para os lançamentos no Carrousel du Louvre no Stand da Heclectik-Art Galerie dia 23/10/2015!”, convida e comenta a comissária de arte Heloiza de Aquino Azevedo.


Participam também do salão os artistas: Carla Schwab, Chris Cysneiros, Cláudio Cupertino, Claudio Rodrigues, Darci Seles, Diego Mendonça, Don Dolores, Fabiano Ignacio, Fabio Sampaio, Fraguial, Germana Zanetti, Izabel Pariz, Kátia Cunha, Kézia Talisin, Kinkas Caetano, Livia Mund, Luciana Severo, Luiz Lima, Márcio Prodócimo, Natalia Lima, Olga Beltrão, Renato Moraes, Rosa Alves, Rosana Del vale, Sandra P. Köche, Sicho Art, Soco Freire, Sonia Domingues, Suetonio Medeiros, Tânia Leal, Teresa Machado, Willy Venezuela, Xico Fran e Zélia Mendonça.  

Foto Convite: Divulgação


Serviço:

Exposição e Lançamento de Guia

Salão Profissional Internacional de Arte Contemporânea no Carrousel Du 

Louvre de Paris e Guide International D’Art Contemporain vol II – 2015
Curadoria: Heloíza de Aquino Azevedo

Vernissage e lançamento: 23 de outubro, das 20h às 22h

Período de exposição do Salão: Dias 24, 25 de Outubro de 2015, das 11h às 20h  
   
Stands: C47-C63

Endereço: 99, Rue De Rivoli – 75001 – Paris – France




Um comentário: