domingo, 13 de setembro de 2015

"AZULEJARIA PICTÓRICA" DE KÉZIA TALISIN, NO LA RAUXA CAFÉ I BISTROT


Foto: Divulgação

O La Rauxa Café I Bristrot no Ahú em Curitiba, inaugura nesta terça-feira, 15/09 das 18h às 20h30min, a Exposição individual “AZULEJARIA PICTÓRICA" com presença in lócu da artista plástica Kézia Talisin.

SOBRE A SÉRIE ARTÍSTICA:

Entre os movimentos islâmicos em arabescos, tema principal e assinatura da artista visual Kézia Talisin, a mesma encontra-se em uma odisséia pictórica pelo oriente, onde sua nova série tem início na antiga Pérsia com a azulejaria.

Foto: Divulgação

O Azulejo, do árabe “Al zuleyche” é um maravilhoso elemento decorativo de formas variadas, uma pequena placa de barro cozida ao calor indireto e extremo com detalhes decorativos muito particulares ao local de origem. Trazido pelos árabes inicialmente à Itália e península ibérica, os azulejos chegaram ao Brasil colonial pela costa nordeste através dos portugueses e holandeses e fizeram parte da arquitetura cultural em painéis, monumentos e fachadas de grandes sobrados.

                                                     Foto: Divulgação

Ladrilho vidrado, em linguagem da arte do fogo, encontra-se a azulejaria, uma temática explorada pela artista, que traduz em suas telas os detalhes desta influência mourisca na parte setentrional do nosso país.
Suas inspirações invadem geometricamente o bidimensional em estilo de produção mudéjar emalfardões e maiólica ou majólicas, onde nesta técnica o detalhamento é introduzido após o cozimento da peça e depois vidrada que paradoxalmente a artista pinta sobre tela e se ocupa do verniz para tal acabamento.

O azulejo ultrapassou largamente a mera função utilitária e ornamental e atingiu o estatuto transcendente de arte, e nesta intervenção poética encontra-se a série criada pela artista.
Al zuleyche: Em árabe e pode ser traduzida como pedra polida ou pedra semipreciosa que provém do adjetivo azul.

Mudéjar: Técnica de azulejaria desenvolvida pelos mouros na península ibérica com detalhamento em decoração geométrica e vegetalista.

Alfardões: Exemplares hexagonais chamados alfardones (em português, alfardões). A mistura dos desenhos muçulmanos e cristãos, estes de feição gótica, continuou a ocorrer nas manifestações artísticas, dando origem ao convencionado estilo mudéjar.

Maiólicas ou Majólicas: Técnica revolucionária que permite a pintura direta sobre a peça cozida. 

Texto: Eloir Jr.
Artista Plástico
Curador

Sobre a artista:

Kézia Talisin, maringaense radicada em Curitiba desde o início da década de 1980, é artista visual pós graduada em Artes Visuais da Cultura à Criação pelo SENAC–PR.; Educação, Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPR; Planejamento e Organização de Eventos pela UNICURITIBA e Bacharel em Turismo pela Universidade Tuiuti do Paraná.
Cursou materiais e técnicas de pintura na Associação Cultural Solar do Rosário por sete anos sendo os dois últimos como monitora da professora e artista visual Carla Schwab. Atualmente cursa pintura em cerâmica no Stúdio Christina Carneiro. É assistente curatorial desde 2012 nas mostras do grupo de arte contemporânea Art.con e Óia Nóis, do qual participa desde 2008.
Em seu percurso artístico destacam-se acervos nacionais e internacionais e exposições coletivas, individuais, instalações artísticas e salões de arte em espaços culturais oficiais pelo Estado do Paraná e no Brasil e alguns países europeus, dentre eles, duas exposições coletivas nas cidades francesas de Saint Thibault des Vignes e Var-Sur-Marne.
Em dezembro de 2012 a artista iniciou atividades em ateliê próprio instalado no bairro Bom Retiro em Curitiba - PR.

Em outubro deste ano participará do Carrousel du Louvre em Paris na França.


SERVIÇO:

Exposição: Azulejaria Pictórica
Agora com uma apresentação diferenciada e um mix de azulejos pintados com aplicações de azulejos em cerâmica.


Local: La Rauxa Café i Bistrot

Data: 15/09/2015 das 18h à 20h30min
A exposição permanece por 60 dias.

Endereço: Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 906 - Ahú
              Curitiba-PR
Telefone: 41 - 3049-6942


Nenhum comentário:

Postar um comentário