Imagem: Divulgação
Esperamos com ele contribuir para a formação dos futuros professores deste
país, particularmente os preocupados com a alfabetização, tão necessitada de
atenção quanto aos aspectos linguísticos que lhe são pertinentes.
Fonologia, Fonética e Ensino – guia introdutório tem já uma longa
história. Levou anos sendo gerado. Ao longo desse tempo, recebeu contribuições
de amigos e alunos, ganhando diferentes formas e versões. Dias antes de
submetê-lo à Parábola Editorial, a autora quase deletou o arquivo, num breve
momento de pouca fé no projeto. Isso seria a perda de um livro cuja redação
começou em 2008, quando Mikaela Roberto foi convidada a produzir alguns
materiais didáticos para cursos a distância de uma universidade de Santa
Catarina. Simultaneamente a essa produção, ela passou a lecionar “Introdução
aos Estudos de Fonética e Fonologia”, na qual utilizou o material que
produzira. Em 2012, ao assumir a mesma disciplina já na UFRRJ – dessa vez, em
um curso presencial –, ela decidiu elaborar uma apostila com base na ementa da
disciplina, inspirando-se no livro redigido para EaD. Os alunos continuaram
dando sugestões para aprimorar o material. Em 2013, foi a vez de uma turma do
ProfLetras ajudá-la a identificar aspectos a serem melhorados. Desde então, com
a ajuda de outros olhares e experiências, a obra veio a ganhar, em julho de
2016, a versão final e agora é publicada.
A obra leva muito em conta que as pessoas interessadas em questões
linguísticas (e também literárias) e que optam, por exemplo, pela formação em
Letras, não se identificam tanto com estudos que sinalizem proximidade com
áreas exatas. Ocorre que fonética e fonologia exigem contato com noções de
diferentes áreas e supõem formalizações, seja pela linguagem das regras e das
transcrições, seja pelos termos técnicos que definem os termos da área, e muita
precisão e abstração conceitual. Some-se tudo isso a uma formação que não
dispõe de tempo suficiente para a explanação detalhada de tudo o que as
disciplinas envolvem, tampouco o devido acesso a aparatos laboratoriais e
tecnológicos que permitam a aplicação prática do que propõem as diferentes
teorias.
É hora de construir uma relação de amor e fidelidade entre fonética,
fonologia e letramento dos estudantes. Se considerarmos o estudante que entra
na escola, o desenvolvimento de sua consciência fonológica será essencial para
ele se apropriar devidamente de como se estrutura o sistema ortográfico da
língua. E isso é fundamental para ele poder avançar num processo contínuo de
letramento. Se considerarmos os estudantes de graduação, especificamente em
cursos de Letras e Pedagogia, por exemplo, eles precisam de ferramentas que os
auxiliem a atuar de forma competente na formação e no letramento de seus
alunos, já que terão contato direto com as dificuldades no processo de ensino e
aprendizagem da escrita e da leitura.
Fonética, fonologia e ensino – guia introdutório tem dois expressivos
diferenciais: um deles é a linguagem clara com que os temas são abordados, o
que torna a leitura mais fácil, um aspecto de significativo valor para aqueles
que sentem dificuldade com as leituras da área. Outra diferença é o cuidado com
que se costuram os temas abordados em cada capítulo com a representação escrita
e com o ensino do português brasileiro como língua materna.
Outro aspecto que torna essa obra especial é o empenho didático da
autora, que perpassa o livro. Ao final de cada capítulo, o leitor encontrará
uma síntese dos conteúdos principais e atividades para autoavaliação. Um
glossário também auxilia o estudante a compreender o significado básico das
palavras especializadas.
Por já ter vivido a experiência docente em diferentes níveis de
formação básica, da pré-alfabetização à pós-graduação, Mikaela Roberto conhece
muitas das dificuldades e, por isso, traz para o livro, de forma muito
didática, algumas delas, o que culmina, no último capítulo, uma reflexão sobre
o ensino da ortografia nos dias de hoje.
Esse é um livro para leitores interessados em fonética, fonologia e
ortografia, com destaque para alunos de graduação (Letras, Pedagogia e áreas
afins) e professores da educação básica (desde alfabetizadores a professores de
outros segmentos, o que inclui, também, alunos de mestrados profissionais, como
o ProfLetras). Esperamos com ele contribuir para a formação dos futuros
professores deste país, particularmente os preocupados com a alfabetização, tão
necessitada de atenção quanto aos aspectos linguísticos que lhe são
pertinentes.
Serviço:
Fonologia, Fonética e Ensino – guia introdutório
Mikaela Roberto
ISBN: 978-85-7934-124-3
Dimensões 16 x 23 cm
valor: R$29,00
Pré-venda no site: www.parabolaeditorial.com.br
SOBRE A AUTORA
Mikaela Roberto é professora adjunta de língua portuguesa do
curso de Letras da UFRRJ. É doutora em psicolinguística pela UFSC, mestra em
linguística aplicada pela UFSC. É professora da graduação e do Mestrado
Profissional em Letras (PROFLETRAS), ministrando a disciplina de Fonologia,
Variação e Ensino. Coordena o grupo de pesquisa do DGP do CNPq intitulado NELE
– Núcleo de Estudos de Leitura e Escrita.
SOBRE A PARÁBOLA EDITORIAL - a editora de quem ama as letras
Fundada em 2001, a Parábola Editorial é referência para quem busca
formação nas áreas de letras, linguística e educação. Com criterioso trabalho
editorial, primorosa seleção de autores e empenho cotidiano na divulgação e no
contato com livreiros e distribuidores, a companhia já soma quase 200 títulos
que fazem a diferença, acrescentam à escola e ao pensamento do Brasil. Não à
toa, há a crescente aparição das obras da editora nas listas de mestrado,
doutorado e formação de docentes na área de letras de todo o país.
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