segunda-feira, 4 de junho de 2018

Curitiba Paraná Show: capital recebe primeiro evento que une turismo, cultura e a gastronomia paranaense


Divulgação

Mais de 10 expositores e 10 espetáculos de dança e música se apresentam ao público no dia 8 de junho, na Universidade Positivo
 No dia 8 de junho acontece, na capital paranaense, a primeira edição do Curitiba Paraná Show, evento que reúne turismo, cultura e a legítima gastronomia do Paraná para celebrar as raízes do estado. Sediada no pequeno auditório da Universidade Positivo, a mostra traz ao público um coquetel assinado pela chef Juliana Soares, além de produtos da economia criativa local e espetáculos culturais.

Divulgação

“Nosso objetivo é mostrar como a cultura do Paraná é rica e deve ser celebrada. Muitos de nós desconhecem elementos característicos da região e o Curitiba Paraná Show vem resgatar essa memória e apoiar a produção paranaense”, conta Andréa Soares, idealizadora e produtora do projeto.

No hall do auditório acontece a feira e a degustação de produtos, com marcas regionais como Balas de Antonina, Cini, Cataia da Vaiticataia, Estação Barista Boutique Café e Glue Hair Cosméticos. O local sediará também uma sessão de contação de histórias, focada em lendas paranaenses, sob o comando da artista Maria Fernanda Campos, e exposições do próprio evento e da Lapa Cultura e Turismo.  

Por sua vez, a chef Juliana Soares promete encantar o público com pratos típicos como creme de pinhão, quirerinha lapeana com carne de porco defumada, musselini de mandioca com ragu de barreado e banana da terra e mousse de cataia com melado de cana – prato que ela apresentou no Festival Brasil Sabor 2018 e que estará publicado no livro Segredo dos Chefs. O cardápio inclui ainda balas de banana de Antonina, gasosa de gengibirra, cerveja artesanal, cafés especiais, cataia e suco de uva, todos paranaenses.

Entre as atrações culturais confirmadas estão os espetáculos Curitiba – A Beleza Em Movimento, que apresentam a coreografia Vôo Mágico da Gralha Azul e a Araucária com os bailarinos Luiz Dalazen e Giuliana Manfio, show do músico Saulo Soul, com trilha sonora exclusiva, apresentação teatral com Ronnald Pinheiro, e ainda shows show de percussão com o grupo Ibà Ojis e de dança com os grupos Tribah, Capoeira Brasil e Brainstorme. Os ingressos para essa primeira edição do evento custam R$ 30 e podem ser adquiridos na hora ou na plataforma online Sympla. O valor é promocional, por ser uma edição e formato especiais do projeto, e inclui todas as apresentações e o coquetel (com comida e bebidas incluídas).

Sobre o Curitiba Paraná Show

O Curitiba Paraná Show foi selecionado como um dos dez melhores projetos do Brasil no Desafio de Inovação Turismo Inteligente desenvolvido pela Braztoa e Sebrae no Expo Abav 2017. O projeto busca, por meio da economia criativa, resgatar a cultura paranaense e apresentá-la ao público em todas as suas manifestações.

No dia 8 de junho, o evento acontecerá em três horários principais. Os dois primeiros são pela manhã e tarde e exclusivos para alunos do ensino fundamental de escolas estaduais e municipais. “São crianças que estão estudando sobre o Paraná mas com poucas oportunidades para ver de perto a cultura do estado”, comenta Andréa. “Essa é uma importante contrapartida social do projeto”.

As escolas contempladas são as municipais Heitor de Alencar Franco, Bela Vista do Paraíso e Dario Vellozo. Entras as escolas estaduais estão a Avelino Antônio, Julia Wanderley e a Monsenhor Ivo Zanlorenzi, além do Projeto Sociedade Crescer.

Com patrocínio do Grupo Positivo – pela lei de mecenato da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) – o evento também receberá alunos do Positivo Junior, Positivo Ambiental e Positivo Internacional. Alunos de graduação dos cursos de Eventos e Gastronomia da Universidade Positivo estarão envolvidos na produção do evento, que será considerado aula de campo, além dos alunos convidados do curso de turismo e nutrição da Escola Estadual Júlia Wanderley.

A partir das 20h30 o Curitiba Paraná Show é totalmente aberto ao público, incluindo a contação de história para crianças. Mais informações podem ser obtidas em curitibaparanashow.com.br.

Sobre a idealizadora

Andréa Soares é founder  e CEO do Curitiba Paraná Show e diretora da Companhia de Dança Tribah (Tributo e Resgate da Identidade Brasileira e Afro com Honra). É coreógrafa há mais de 25 anos, com experiência internacional em países como Estados Unidos, México, Chile, Peru, Argentina e Europa. Tem em seu currículo inúmeras produções artísticas e espetáculos.

Escreve sobre Dança Afro no jornal Dança em Pauta e é professora universitária de graduação e pós-graduação, tendo vasta experiência como consultora e empreendedora em escolas, academias e na tv. No eixo da economia criativa é idealizadora de vários projetos como  Africanidade Brasileira, Projeto Social Brasil Dança e Cidadania, Projeto Social Sthudio Andréa Soares e República do Piá e Vídeo Didático de Samba Afro. Foi professora no projeto Brasil Raízes de Um Povo: Cultura Afrobrasileira. Possui reconhecimento público na Assembleia Legislativa do Paraná pelo Consulado do Senegal no Brasil.

Serviço
Curitiba Paraná Show
Data: 08/06
Hora: 20h30
Local: Universidade Positivo – Pequeno Auditório
Valor: R$ 30
Onde comprar: www.sympla.com.br/curitiba-parana-show--positivo---edicao-especial__291021
Contato: contato@curitibaparanashow.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário