sábado, 5 de agosto de 2017

Sebrae/PR promove primeiro Hackathon Audiovisual


Seminário realizado no sábado, dia 29 de julho, fez um “esquenta” para maratona de criação e programação, neste fim de semana

Sábado, 29 de julho, foi dia de “esquenta” no Sebrae/PR, em Curitiba. A instituição, que vai sediar o primeiro Hackathon Audiovisual do Brasil, no próximo fim de semana, promoveu o Seminário "Esquenta" Hackathon. O evento reuniu profissionais de diferentes áreas – como programadores, designers, produtores audiovisuais, pessoal criativo – para tratar de mercado e impacto do audiovisual na economia do Brasil, mercado de games, além de tendências, comportamento de consumo e tecnologias, como realidade virtual, internet das coisas e transmídia.

Na primeira palestra do Seminário, Erick Krulikowski, da iSetor, apresentou uma pesquisa da Fundação Dom Cabral que mostra o impacto econômico do setor audiovisual. Segundo o levantamento, a produtora típica brasileira tem cerca de quatro pessoas trabalhando, fatura R$ 720 mil/ano e tem cerca de sete projetos na carteira. “Essa realidade dificulta investimentos altos em produções. Percebemos um crescimento do setor, em vários segmentos, com aumento das horas veiculadas por produtoras independentes nos canais e apoio governamental expressivo”, resumiu.

Gerente de distribuição do Canal Futura, José Brito reforçou que a TV paga tem buscado novas estratégias de relacionamento com o público, por meio de tecnologias como games e chatbot. “O CDF, por exemplo, é um aplicativo de game de perguntas e respostas, montadas com base na grade de programação do Futura. Ao longo do jogo, o usuário também é convidado a ver vídeos na web, uma forma diferenciada de consumir o conteúdo do canal”, contou.

O conceito de narrativa transmídia– que ultrapassa a história do produto principal e incentiva uma imersão do consumidor em um universo interativo – foi debatido por Diego Lopes, da produtora Oger Sepol. “Estamos em um momento de questionamento do que funciona, do que não funciona, para rever conceitos e evoluir. Gostar de Harley, por exemplo, é um estilo de vida, que vai muito além de ter uma moto. Essa evolução tecnológica, de conteúdos que conversem de maneira interativa, cria um mar de possibilidade incrível para o mercado audiovisual continuar crescendo e gerando ainda mais valor”, defendeu.

Henrique Pires, do Núcleo de Novos Negócios Digitais do Sebrae Nacional, abordou a importância de se produzir conteúdo com base em dados de consumo, como a Netflix tem feito. “A série Stranger Things, que teve oito milhões de visualizações em seis dias, foi roteirizada em cima das recomendações do que os usuários da plataforma têm visto. É um exemplo de como a inteligência artificial está rearranjando os modelos de negócios e possibilitando a produção de conteúdo em função da necessidade”, explicou.

O Hackathon é uma maratona de criação e programação, em que equipes de até cinco participantes competem entre si para desenvolverem, em um fim de semana, uma solução inovadora, conforme o desafio proposto pela coordenação do evento. “Em 2015, fizemos o primeiro Hackathon do Varejo, e foi bem especial, outras cidades acabaram fazendo também. Percebemos que, com segmentação, os resultados acabam tendo mais foco, por isso, pensamos nessas soluções em projetos transmídia”, conta a consultora do Sebrae/PR Marielle Rieping.
A gestora dos projetos de Audiovisual do Sebrae/PR, Walderes Bello explica que, geralmente, as produtoras propõem projetos para TVs ou canais de internet. No entanto, acrescenta, a distribuição poderia ocorrer em várias plataformas, no conceito de transmídia. “A ideia do Hackathon é reunir esses profissionais de outras áreas para pensar de forma conjunta, a partir da proposta de conteúdo, novas propostas de distribuição, como aplicativos, blogs, games”, sugere.


Hackathon neste final de semana
Nos dias 5 e 6 de agosto, as 15 equipes multidisciplinares se reúnem para mais palestras e para pensar as soluções transmídia. Os participantes do Hackathon Audiovisual terão 18 horas para desenvolver seus projetos. Depois disso, uma banca avaliadora escolherá o melhor projeto e a equipe vencedora, que será reconhecida e premiada. A inscrição para a maratona custa R$ 30 reais e dá direito a um kit com camiseta e squeeze.

A programação completa pode ser conferida no hotsite http://www.sebraepr.com.br/PortalSebrae/sebraeaz/Hackathon, onde também é possível se inscrever para o evento. As vagas são limitadas, e ainda há algumas disponíveis para programadores. As demais vagas (designers, universitários, economia criativa e audiovisual) foram preenchidas. 

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas. Soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora, empreendedorismo e gestão, alto potencial, potencialização, liderança e startups.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário