terça-feira, 28 de julho de 2015

"CURSOS, OFICINAS E ATELIERS" NO SOLAR DO ROSÁRIO - CONFIRA A AGENDA E UM POUCO DA HISTÓRIA E ARQUITETURA



Foto: Divulgação
Fonte do Site: www.solardorosario.com 


No coração do centro histórico da capital paranaense, o espaço Cultural Solar do Rosário é uma instituição particular atuante na arte e cultura.
Um complexo multicultural que envolve Galeria de Arte, Café e Livraria, Restaurante, Casa de Chá e jardim de esculturas e também promove várias atividades culturais como cursos, oficinas, ateliers, lançamentos de livros e eventos ligados à arte e a cultura e prepara para este segundo semestre de 2015, uma agenda repleta de atividades culturais.


Um pouco da história e arquitetura

Foto: Divulgação
Solar do Rosário


HISTÓRIA:
O SOLAR DO ROSÁRIO é um casarão centenário localizado no Centro Histórico de Curitiba. Entre a Igreja da Ordem de São Francisco de Assis e das Chagas e a Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito destaca-se como uma das mais bonitas mansões do conjunto das antigas construções da cidade.
Situada no coração do Centro Histórico tem ilustre vizinhança:: a Sociedade Garibaldi que congrega a “bouna gente italiana”, uma das sedes da Fundação Cultural de Curitiba , o sóbrio solar do austríaco Wolff, Memorial de Curitiba, Casa Romário Martins de tradição lusitana, todos armazéns da memória curitibana.  O SOLAR DO ROSÁRIO , cartão postal da cidade, é uma casa assobradada de arquitetura eclética porque, como em todas as casas senhoriais do fim do século XIX, havia uma mistura de estilos: colonial português, francês, alemão, acrescido de características neoclássicas como o frontão com suas volutas curvas, janelas e sacadas. Síntese de estilos que retrata o espírito da terra paranaense: acolhedora de todas as etnias, terra de todas as gentes.
Assim, o solar avoengo, testemunha das histórias e novelas curytibanas, nos fins de noite frios e sombrios (que não são poucos) de inverno da cidade assemelha-se a cenário de filme baseado na obra de Trevisan ou Leminski … Já nas manhãs ensolaradas de domingo as velhas pedras do Largo da Ordem seguem alegremente em direção à Praça Garibaldi passeando pela Feira de Artesanato mais famosa da cidade. É ponto de encontro obrigatório de curitibanos e forasteiros. Muda o cenário. O SOLAR DO ROSÁRIO se transforma num feérico poema de Helena Kolody. Todos se encontram no SOLAR DO ROSÁRIO espaço de arte e cultura. Todos se confraternizam.
O Solar do Rosário de propriedade de Regina e João Casillo é uma iniciativa privada em forma associativa que abriga um espaço particular vivo e atuante de arte e cultura. Inaugurado em maio de 1992, é um complexo cultural que possui Galeria de Arte, Café e Livraria, Cursos, Oficinas, Ateliers, Restaurante, Casa de Chá e Jardim de Esculturas. Abre suas portas todos os dias e também aos sábados e domingos. Promove viagens culturais, cede seus espaços para lançamento de livros e eventos de arte, música, teatro, performances e arte educação.


ARQUITETURA:
O SOLAR DO ROSÁRIO, cartão postal da cidade, é uma casa assobradada de arquitetura eclética porque, como em todas as casas senhoriais do fim do século XIX, havia uma mistura de estilos: colonial português, francês, alemão, acrescido de características neoclássicas como o frontão com suas volutas curvas, janelas e sacadas. Síntese de estilos que retrata o espírito da terra paranaense: acolhedora de todas as etnias, terra de todas as gentes.

Fonte: www.solardorosario.com.br

Rua: Duque de Caxias, 04
Centro Histórico de Curitiba-PR
Telefone: +55(41) 3225-6232


Site: www.solardorosario.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário