sábado, 18 de julho de 2015

BISA BASÍLIO CAFÉ INAUGURA EXPOSIÇÃO "ICONOSTÁSIO" DE ELOIR JR.



O elegante Café Bisa Basílio no Água Verde em Curitiba-PR, inaugura nesta segunda-feira dia 20/07/2015 a Exposição individual “ICONOSTÁSIO" do artista plástico e curador Eloir Jr.
Com curadoria de Carla Schwab e do próprio artista, a mostra cultural reúne 12 trabalhos onde Eloir Jr. se inspirou através da observação da religiosidade e devoção do povo eslavo aos ícones sacros.

Sobre seu olhar artístico as imagens sacras são pintadas em vestes eslavas no interior das matryoszkas.


SOBRE A EXPOSIÇÃO:

Nesta série, o artista busca inspiração através da observação da religiosidade do povo eslavo aos ícones sacros. no interior das igrejas na nave central, há a elaboração de altares em forma de pinturas de imagens de Jesus, Nossas Senhoras, Santos e Anjos, muito particulares na arquitetura da Europa Oriental eclesiástica e católica. Sobre seu olhar artístico as imagens sacras são pintadas em vestes eslavas no interior das Matryoszkas. 
A reflexão e paz interior estão na forma das Matryoszkas, que significa mamãezinha querida, uma referência a Maria, mãe da humanidade, onde de seu ventre sagrado nascem às imagens e também ao próprio ato de guardar uma matryoszka dentro da outra, nos remetendo a espiritualidade, a alma de cada ser.

A Iconofilia é uma veneração as imagens sacras pintadas inicialmente no mundo bizantino sobre madeira ou pele de animais e no mundo contemporâneo estão no campo bidimensional e em murais religiosos e se caracteriza pela fé e religiosidade em ícones, mantendo o respeito de não tocar nas imagens pintadas, recorrendo assim aos rushnyks, um pano de tecelagem bordada envolvendo o ícone e que invoca o poder espiritual podendo ser tocado, e neste momento proferir orações.

Este ritual sagrado nos remete a introspecção e respeito a seres que aqui estiveram em sua vida humana e nos deixaram mensagens na forma de ensinamentos de amor, compreensão, paz, entre tantos outros que no cotidiano deixamos adormecidos, mas que estão em nossa essência, para tanto esta coletânea nos faz refletir e apreciar com admiração e respeito a um mundo invisível, porém presente em nossas vidas.


SOBRE O ARTISTA:
Nascido em Curitiba-PR, Eloir Jr. é Artista Plástico pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná, colunista cultural do Sztuka Kuritiba e há sete anos é Diretor-curador dos Grupos de Arte Contemporânea ART.CON e ÓIA NÓIS.

Expõe profissionalmente seus trabalhos artísticos em mostras individuais, coletivas e salões de arte desde 1997, obtendo 12 premiações durante este período e suas obras estão em coleções de acervos nacionais, internacionais, livros de arte e cultura e nas edições da Casa Cor Paraná.

Em 2010 representou com suas pinturas o Estado do Paraná na cidade francesa de Vaire-Sur-Marne, e em 2013 participou de exposição no Carrousel Du Louvre em Paris-France.
Há 20 anos é estudioso das etnias européias que imigraram e colonizaram a terra Paranaense, região sul do Brasil, com enfoque principal na cultura eslava da Polônia e Ucrânia, onde não só expressa a pintura sobre tela, como também o artesanato cultural destes países.

Seu trabalho é alegre, colorido e resgata as memórias culturais trazidas pelos diversos povos. Inspirando-se nos folclores polonês, ucraniano, português, italiano entre outros, o artista consegue demonstrar a convivência harmoniosa das etnias que fazem parte de sua terra natal, a terra de todas as gentes.
Em seu percurso artístico se identificou com a linguagem Näife, que traduz a pura expressão ingênua da cultura, hábitos e costumes em harmonia com ícones paranistas, como gralha azul, araucárias e pinhões.



SERVIÇO:

Exposição "ICONOSTÁSIO” de Eloir Jr.
Local: Bisa Basílio Café
Endereço: Rua Coronel Dulcídio, 1822 - Água Verde
Curitiba-PR
Fone: 41 - 3528-6220

A Exposição permanece por 30 dias
De segunda-feira a sábado da 10h às 20h. 


Entrada Franca 

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário