sexta-feira, 3 de outubro de 2014

BORDANDO ARTE

LIVRO: Bordando Arte
com desenhos de Militão dos Santos

"Nós seguimos com nosso coração posto no mesmo lugar de sempre: na democracia, na justiça plena, na solidariedade, no respeito aos direitos humanos, porém, sobretudo, na certeza de que a arte, a poesia, a criação e a imaginação são a verdadeira finalidade de todos esses sonhos".

 

No livro ora apresentado ao público, cada artista bordou um desenho especialmente criado por Militão dos Santos, expressivo pintor naif recifense a partir de datas comemorativas de cada mês do ano.
Em sua autobiografia, Militão destaca sua tentativa de resgate tanto da paisagem como do homem primitivo tão bem retratado em toda sua obra. Salienta, ainda, a necessidade de se inventar novos espaços mágicos nos quais preponderam as cores e, principalmente o amor.
Identificados com sua visão de mundo sensível e inspiradora mais uma vez temos o privilégio de trabalhar conjuntamente com este mestre dos pincéis.
O critério para seleção foi o de eleger datas cujas temáticas incomuns que possibilitassem a criação de um fórum de reflexão sobre os seus significados na atualidade. Nosso intuito foi o de instigar a imaginação dos leitores e até mesmo, em certos assuntos, despertar a consciência sobre a necessidade de preservação no mais amplo sentido. Nossa esperança é a de que os leitores possam entrever nossa intenção primeira quanto a salvaguardar a natureza, a essência das palavras, as nossas raízes culturais, os registros históricos, enfim - a memória – Tudo isso se evidenciará, esperamos, no fio condutor que perpassa todos os textos.

Jaci Ferreira
Organizadora


"Poesia é um bordado fino, feito com delicadeza sobre o tecido rústico da realidade".


"Muitas vezes escutamos falar sobre arte naif e nem sempre percebemos a riqueza de sua presença e sua extensiva abrangência de valor ao nosso redor. Ela está presente no nosso cotidiano, nos traços de cada artista que encontramos muitas vezes através das mãos de donas de casa anônimas, nas feiras publicas dos grandes e pequenos centros urbanos, e algumas vezes em galerias.Quando recebi o convite da professora Jaci para participar do projeto deste livro aceitei de bom grado e lançei-me a fazer os desenhos.
O resultado poderá ser apreciado com a apresentação de 12 bordados inéditos feitos por 12 bordadeiras, representando uma data comemorativa de cada mês do calendário.O leitor poderá constatar que são trabalhos de apurada técnica. Arte autêntica que para ser compreendida não exige prévios conhecimentos intelectuais e artísticos, chega direto ao nosso coração e toca nossa alma sem subterfúgio, ultrapassando o filtro de nossas emoções.
Convido todos a passear por essas páginas e se deixarem contagiar por esse mundo de pontos, luzes, traços e linhas, cores e alegria, oferecido por cada artista do pincel,tecido, agulha e linha". comenta o artista Militão dos Santos.
                                                         

SERVIÇO
1o. Seminário Nacional de Bordado da Unicamp
Lançamento do Livro Bordando Arte
24 e 25 de Novembro de 2014
Campinas -SP
Informações:
www.preac.unicamp.br/cac/bordado
(19) 3521-2541 / 3521-2935










                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário