O elegante Café Bisa Basílio no Água Verde em Curitiba, inaugurou no dia 03 de Outubro, a Exposição individual " AZULEJARIA PICTÓRICA" da artista plástica Kézia Talisin.
SOBRE SUA SÉRIE ARTÍSTICA:
Entre os movimentos
islâmicos em arabescos, tema principal e assinatura da artista visual Kézia
Talisin, a mesma encontra-se em uma odisséia pictórica pelo oriente, onde sua
nova série tem início na antiga Pérsia com a azulejaria.
O Azulejo, do árabe
“Al zuleyche” é um maravilhoso
elemento decorativo de formas variadas, uma pequena placa de barro cozida ao
calor indireto e extremo com detalhes decorativos muito particulares ao local de
origem. Trazido pelos árabes inicialmente à Itália e península ibérica, os
azulejos chegaram ao Brasil colonial pela costa nordeste através dos
portugueses e holandeses e fizeram parte da arquitetura cultural em painéis,
monumentos e fachadas de grandes sobrados.
Ladrilho vidrado, em
linguagem da arte do fogo, encontra-se a azulejaria, uma temática explorada
pela artista, que traduz em suas telas os detalhes desta influência mourisca na
parte setentrional do nosso país.
Suas inspirações
invadem geometricamente o bidimensional em estilo de produção mudéjar em alfardões e maiólica ou majólicas, onde nesta técnica o
detalhamento é introduzido após o cozimento da peça e depois vidrada que
paradoxalmente a artista pinta sobre tela e se ocupa do verniz para tal
acabamento.
O azulejo
ultrapassou largamente a mera função utilitária e ornamental e atingiu o estatuto
transcendente de arte, e nesta intervenção poética encontra-se a série criada
pela artista.
Al zuleyche: Em árabe e pode ser traduzida como pedra
polida ou pedra semi-preciosa que provém do adjetivo azul.
Mudéjar: Técnica de azulejaria desenvolvida pelos
mouros na península ibérica com detalhamento em decoração geométrica e
vegetalista.
Alfardões: Exemplares hexagonais chamados alfardones
(em português, alfardões). A mistura dos desenhos muçulmanos e cristãos, estes
de feição gótica, continuou a ocorrer nas manifestações artísticas, dando
origem ao convencionado estilo mudéjar.
Maiólicas ou Majólicas: Técnica revolucionária que
permite a pintura direta sobre a peça cozida.
Texto: Eloir Jr.
Artista
Plástico
Curador
SERVIÇO:
SOBRE A ARTISTA:
Kézia Talisin,
Maringaense radicada em Curitiba-PR-Brasil desde o início da década de 1980, é
artista visual pós graduada em Artes Visuais Da cultura a criação pelo SENAC –
PR.; Educação, desenvolvimento e meio ambiente pela UFPR; Planejamento e
organização de eventos pela UNICURITIBA e Bacharel em turismo pela Universidade
Tuiuti do Paraná.
Desde 2007 freqüenta o Ateliê permanente de
técnicas de pintura da Associação Cultural Solar do Rosário, momento este em
que iniciou o labore de suas criações e experimentações que são oriundas de seu
interesse em artes desde a infância.
Durante este período
de produção, a artista “debutou” com sua série Primavera (2008), buscou signos
e cores numa “Passagem do tempo” (2009), dinâmica pictórica, estética e
arte-objeto em “Sinuosidades” (2010), tornou contemporâneo a vintage
Art-nouveau na série Arabescos (2011) e imortalizou como assinatura própria a
infinitabilidade dos movimentos circulares em arabescos interagindo no
bidimensional com interferências plástica e matérica seus “Ornatos Pop” (2012) e
que a cada momento artístico nos surpreende em “innovatia”.
Suas produções
artísticas são constantes e propiciam a gênese de novos elementos e técnicas,
bem como o uso sustentável de algumas de suas figurações em papéis e tecidos
inutilizados pelo cotidiano, o que tornam cada vez mais contemporâneo e
atemporal seus trabalhos.
Kézia Talisin expõe
suas obras em salões de arte, mostras individuais e coletivas nos principais
espaços culturais do Estado do Paraná e pelo Brasil possui imagens e artigos
impressos sobre suas séries, selo postal artístico emitido pela ECT-Brasil,
participação no Salon des amateurs-Centro Cultural Marc Brinon na cidade
francesa de Saint Thibault dês Vignes e entre estas possui acervos nacional e
internacional.
Sua construção
pictórica caminha junto com a monitoria docente em pintura na Associação Cultural
Solar do Rosário, classe da Professora e artista visual Carla Schwab e
assistência curatorial desde 2012 nas mostras do Grupo de arte contemporânea
Art.Con e Óia Nóis, do qual participa ativamente desde sua fundação em 2008.
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