sábado, 27 de setembro de 2014

ARTE PARA SE DEGUSTAR !


O La Pasta Gialla, um dos restaurantes mais tradicional da culinária italiana na cidade de Curitiba, com suas unidades na Praça da Espanha e no Park Shopping Barigui, inaugurou nos dias 23 e 25 de setembro de 2014, mais uma novidade para os seus clientes. Agora, a Gastronomia é  apreciada com Arte, que levou a presença de obras em exposições especiais de artistas paranaenses. Carla Schwab, artista visual de reconhecimento internacional com rendados em arte sustentável e Ana Lecticia Mansur sua pupila, com a arte Näife de figurações femininas volumosas expõem simultaneamente suas telas nestas unidades goumerts.

EXPOSIÇÃO CULTURAL "MINHAS RENDAS" de Carla Schwab 
Unidade La Pasta Gialla Park Shopping Barigui



Na foto: Artistas Visuais Ana Lectícia Mansur, Carla Schwab(Artista expositora), Kézia Talisin(Ass.Curatorial) Christhiane Mansur(Proprietária dos restaurantes La Pasta Gialla-Curitiba). "


  "Minhas Rendas" em exposição 


    Carla Schwab, Pelotense-RS, radicada em Curitiba-Pr é artista visual graduada pela UFPel-RS, Universidade Federal de Pelotas-Rio Grande do Sul e Professora de Artes em estudos de materiais e técnicas de pintura da Associação Cultural Solar do Rosário.
Em suas obras de teor contemporâneo-sustentáveis da Série Rendados, pode-se observar características notórias de um universo vintage feminino.
A construção de um último plano expressa arabescos, aguadas de cores, superfícies planas de luz ou simplesmente um "patch work" bidimensional que se unem em recortes vazados e colados com tramas pictóricas circulares policromáticas, onde a artista utiliza o pincel como se fosse uma agulha de crochê. “Eu me inspiro nas lembranças e vivências, nas rendas executadas por minha mãe e avó”, relata a artista.
Filtros de café usados, recortes de listas telefônicas, revistas usadas, tecidos, cola, verniz e tintas acrílicas, dão origem a sua criação sobre telas da reciclagem industrial de garrafas PET, sendo estes seus principais materiais, que interagem sobrepostos e harmoniosamente com o fundo, ora em primeiro plano, ora em meros vestígios visuais de suas rendas.  Esta gama matérica reciclada e utilizada em suas obras exteriorizam sua preocupação com o bem estar do meio ambiente e conscientiza à ação social de cidadania.
Em sua atual produção está a criação digitalizada e impressa sobre painéis de vidro, onde a sílica funciona como matéria prima bidimensional para a impressão de seus trabalhos, tornando-os também em uma arte objeto, nos oferecendo uma enorme riqueza visual policromática e matérica.
Suas obras participam das edições da Casa Cor Paraná sendo premiada como melhor trabalho relacionado com a sustentabilidade, Casa Cor de outros Estados brasileiros, salões de arte com premiações, exposições coletivas e individuais. 
Possui acervos particulares  nacional e internacional, tendo participado em 2011 em exposições por cidades francesas e em 2013 no Carrousel Du Louvre em Paris.
Curadoria e texto: Eloir Jr.
Ass.Curatorial: Kézia Talisin

Na foto: Christhiane Mansur
"Carla Schwab você coloca na arte a grandeza do teu coração e sensibilidade da tua alma. Obrigada por trazer tudo isso para mais perto de nós", diz Chrishiane. 


EXPOSIÇÃO CULTURAL "TAMANHO 46" de Ana Lectícia Mansur
Unidade La Pasta Gialla Praça da Espanha





 
Na foto: Artistas Visuais Kézia Talisin e Carla Schwab (Ass.Curatorial e Orientadora de Artes).

A Artista Ana Lectícia Mansur e suas Obras.


"TAMANHO 46" em exposição


 Na mais pura e privilegiada linguagem da arte, a linguagem Näife, encontram-se os trabalhos da artista Ana Lectícia Mansur, que se deslumbra ao pintar figurações humanas voluptuosas.
Em seu universo artístico destaca-se a paixão pelo feminino, onde mulheres volumosas são o foco principal em suas obras. Cenários e cotidianos são propostos pela artista, pois suas figurações de grandes formas tomam profissões, esportes, entretenimento entre outras atividades comum à todas as mortais ditas ”em forma”, como rotinas normais vivenciadas por suas personagens pictóricas, pois no universo bidimensional de Ana Lectícia, tudo é possível.
Em Tamanho 46, observamos duas séries da artista, uma onde os cenários se destacam em elaboradas pinceladas näifes e outra em despreocupada grafitagem contemporânea onde a artista sugere traços de volumes figurativos femininos sobre fundo policromático, sem deixar de lado sua delicada sutileza artística.
““ Ao pintar gordinhas, sinto a plenitude da forma, a sensualidade das curvas, a feminilidade, a delicadeza dos gestos, a amizade entre as mulheres quando se identificam umas com as outras. Sou fã do universo feminino, das suas peculiaridades. Penso que toda mulher é “gordinha”, por mais magra que seja, todas têm alguma insatisfação com seu corpo. Na minha criação isso se traduz ao estarem acima do peso “”, diz a artista. 
Ana Lectícia Mansur, curitibana graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná com especialização na França, seguiu sua carreira profissional na área de Reprodução Humana Assistida tendo a pintura como forma recreativa. Ainda na adolescência já demonstrava interesse pela pintura quando seus pais a matricularam no Atelier do Mestre Luiz Carlos de Andrade Lima.
Decidida a se aprofundar em arte, matriculou-se no atelier permanente de pintura da Associação Cultural Solar do Rosário, sob a orientação da Professora, orientadora e artista Visual Carla Schwab, onde permanece até a presente data desenvolvendo seus trabalhos näifes identificados desde o início pela sua orientadora. 

Texto e curadoria: Eloir Jr.
Ass.Curatorial: Kézia Talisin
Orientação: Carla Schwab

Serviço:
La Pasta Gialla - Praça da Espanha
Rua Fernando Simas, 47 – Praça da Espanha – Batel – Curitiba
Telefone: (41) 3019-5010 e 3077-8010
Todos os dias das 12h às 0h

La Pasta Gialla - Park Shopping Barigui
Park Shopping Barigui, Park Gourmet, Curitiba
Telefone: (41) 3317-6910
Horário de funcionamento do Shopping

Um comentário: