terça-feira, 20 de março de 2018

"CAROL" - A Pluralidade Artística de Ana Carolina Garcia de Faria


Imagem: Divulgação

Inclusão! Fazemos parte!
A inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças!

ESPAÇO CAROL
Criado há quase dois anos, o Espaço Carol integra o Espaço Cultural IPO, e homenageia a artista Ana Carolina Garcia de Faria, a Carol, que tão bem transforma sua trissomia do amor, em belas obras de arte, nos oferecendo o privilégio de conviver com as diferenças. Desta forma potencializa a humanização através da arte, tornando o Espaço uma referência artística, de educação, sociabilização e inclusão social. Carol compõe com sua arte e biografia, seis páginas do Livro Artístico bilíngue comemorativo aos 25 anos do Hospital IPO, lançado em 2017, e está em ótima fase artística, trabalhando entre produções e encomendas, concluindo com maestria a recente série que integra a sua segunda exposição individual, e com muita simpatia e um largo sorriso, convida o público a apreciar”, expõe Eloir Jr., curador do Espaço Cultural IPO.

Panorama da Exposição
Imagem: Divulgação


Ana Carolina, ou Carol como é chamada pela família e pelos amigos, é uma menina moça de quarenta anos muito especial. Escolhemos o seu nome para batizar este espaço de arte porque ela representa um grupo de pessoas que enxerga a vida de um modo diferente. Como já disse Antoine de Saint-Exupéry: “... o essencial é invisível aos olhos”.

Ao conviver com Carol, percebemos que ela vê o mundo com o coração e assim também o representa. Nesta sua segunda exposição individual, a artista se mostra ainda mais madura, capaz de produzir séries e atender encomendas. Admiremos, então, seus santos, seus animais, suas flores e uma das inúmeras representações da figura mais importante na vida desta eterna criança que afirma estar “curada” da Síndrome de Down - sua mãe”, relata e convida para apreciar, Ana Lecticia Mansur, curadora do espaço Carol.

Sobre a Data representativa:
Dentre os 365 dias do ano, o “21/03” foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, na pessoa do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial”. (Fonte www.movimentodown.org.br)

SERVIÇO:
Exposição: "CAROL" - A Pluralidade Artística de Ana Carolina Garcia de Faria
Curadoria: Ana Lectícia Mansur e Carla Schwab
Local: Espaço Carol-anexo do Espaço Cultural do Hospital IPO
Exposição de longa duração com visitação a partir de 21/03/2018
Horário Livre
Endereço: Avenida República Argentina, 2069 - Água Verde, entrada pela Rua Goiás, 60.
Térreo
41 – 3314-1500
Curitiba-PR
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário