terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

40 anos da “Paixão de Cristo”: começam ensaios e comemorações



Estão programadas diversas ações para marcar a data. Um dos destaques é a produção de um livro com histórias da paixão pela arte, do palco aos bastidores. Depoimentos serão colhidos durante os ensaios

No próximo sábado, dia 17 de fevereiro, o Grupo Lanteri inicia os ensaios para o espetáculo “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo”, às 19h, no CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional, no bairro Boqueirão. Como todos os anos o Grupo está aberto à participação de novos integrantes. Não precisa ser profissional, não tem limite de idade, sexo ou religião e nem é necessário pagar nada para participar.

O espetáculo da Paixão de Cristo encenado pelo Grupo Lanteri está no 40º ano de apresentações ininterruptas. A peça reúne, em média, 1.200 pessoas, entre atores, figurantes e equipe de produção. O espetáculo emociona, encanta e surpreende o seu público todos os anos.

40 anos de Paixão – Há cerca de um ano começou a ser escrito um livro que irá contar a trajetória do Grupo Lanteri com a “sua” Paixão de Cristo. O período foi de muita pesquisa e entrevistas, realizadas por dois jornalistas, e um deles, inclusive, faz parte do elenco. Mas a publicação, contudo, deverá ter muitos “coautores”. A narrativa vai trazer, prioritariamente, os relatos das histórias vividas por diversas pessoas que ajudaram a consagrar o espetáculo e o Grupo como um dos maiores do Brasil.

Cenários, palcos, adereços, figurino, maquiagem, bastidores, ensaios, amizades e casamentos, entre outros. São muitos capítulos para compor o livro. Pela dificuldade de reunir tantas pessoas para falar sobre tudo isso, alguns depoimentos vão ser coletados durante os ensaios, no CEEP. A cada semana deverão ser entrevistados atores e integrantes da equipe de produção, não apenas da formação atual, mas também aqueles que já não fazem mais parte da encenação. São centenas de pessoas que guardam com carinho muitos causos e curiosidades, desde a época em que o grupo tinha apenas 45 integrantes. Os autores do livro consideram que as histórias que os integrantes têm para contar são as que melhor contam a história desta superprodução. A intenção é colher material para o livro, mas também, em clima de comemoração pelas quatro décadas, oportunizar o reencontro, a partilha, o aprendizado e troca de experiências das histórias de vida que se confundem com a história do Grupo Lanteri.

Ensaios:
Sábados, às 19h – domingos, às 14h30
Local: CEEP – Rua Frederico Maurer, 3015 - Bairro Boqueirão
Fontes para entrevista:
•          Edivaldo Proença (Edi) – equipe de produção: 41 9 9935 8698
•          Aparecido Massi - diretor artístico: (41) 9 9974 6330
•          Júlio Cesar Miranda - diretor de produção: (41) 9 9694 9989
•          Edson Luiz Martins - diretor de produção: (41) 9 9935 8698
•          Aclelio Rocha Jr (escritor do livro do Grupo Lanteri: (41) 9 88612173

Mais informações em: www.grupolanteri.com.br e www.facebook.com/grupolanteri



Nenhum comentário:

Postar um comentário