terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Cuca e Racha – Subindo pelas paredes, do artista Sampaio

Imagem: Divulgação

O artista gráfico e cartunista curitibano Sampaio retrata passagens cômicas de duas baratas falastronas em seu novo livro em quadrinhos

Uma dupla de baratas carismáticas, engraçadas e sem “papas da língua”. Essas são Cuca e Racha, personagens criados há mais de 10 anos pelo artista gráfico e cartunista curitibano Sampaio, e que agora ganharam as páginas do livro em quadrinhos “Cuca e Racha – Subindo pelas paredes”. A obra, que será lançada na próxima quinta-feira, dia 22 de dezembro, em Curitiba, é fruto de um trabalho de mais de 10 anos e foi desenvolvida por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, e contou com apoios do Banco do Brasil e da Celepar.

São 64 páginas recheadas com ilustrações divertidíssimas e muito humor, que prometem arrancar gargalhadas dos leitores. “Eu criei os personagens Cuca e Racha há mais de 10 anos. Durante um bom tempo, elas estamparam páginas de diversos jornais brasileiros, trazendo alegria para a vida das pessoas. O sucesso das baratinhas me fez pensar em eternizá-las em um livro. Foi aí que surgiu o projeto ‘Cuca e Racha – Subindo pelas paredes’, que terei o prazer de disponibilizar ao público neste final de ano”, explica Sampaio.

Com uma abordagem contemporânea e que retrata fatos do dia a dia, a obra tem a única preocupação de divertir os leitores com mais de 200 tiras repletas de piadas, ironias e brincadeiras. “Além de ser esteticamente muito bonito, o livro traz diálogos imperdíveis. Procurei deixar as histórias o mais atemporal possível para que a obra se mantenha atual por muitos e muitos anos. Quem gosta de um humor maduro, vai se esbaldar com as baratinhas”, comenta Sampaio.

Em sua apresentação, o livro conta com a participação do consagrado cartunista Ziraldo. “Que sujeitim danado! Como diria o Henfil. Pode haver título mais preciso e mais adequado (criatividade é alcançar estes dois adjetivos) num livro em que os personagens são duas baratas? Sampaio, como certamente diria o Barão de Itararé, seu livro é um barato”, escreveu Ziraldo. O premiado cartunista Fernando Gonsales também se declarou ao exímio trabalho de Sampaio. “Com um desenho limpo e ligeiro, a vida cotidiana desses seres rasteiros vai se desenrolando bem-humoradamente sob nossos olhos. E, ao fim da leitura, a coisa que você menos vai sentir por Cuca e Racha é repulsa. Essa é a mágica de Sampaio“, comenta o artista.

Imagem: Divulgação 
Sobre Sampaio 

Natural de Curitiba, desde cedo deixou claro seu traço cômico e irônico. Bacharel em gravura pela EMBAP, Sampaio tem um estúdio de Ideias e dedica-se ao cartum, a ilustração editorial, e ao trabalho com humor e mídias digitais. Fazendo de sua atuação uma diversão, o cartunista também é CEO do famoso blog de humor Sacizento, que registra mais de 1 milhão de acessos diários. No Sacizento, o curitibano veicula notícias fantásticas, curiosidades e um pouquinho de fofoca como a chamada do blog diz: “90%invenção e 10% só é mentira”.

O livro em quadrinhos “Cuca e Racha – Subindo pelas paredes” será lançado na próxima quinta-feira, dia 22 de dezembro, a partir das 19h, na Gibiteca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão – Centro). Além de livrarias, o livro, que custa R$ 40, pode ser adquirido pelo site www.sacizento.com.br.






Nenhum comentário:

Postar um comentário