terça-feira, 25 de agosto de 2015

UCRÂNIA COMEMORA DIA DA INDEPENDÊNCIA NO PALÁCIO IGUAÇU EM CURITIBA-PR.


Por ocasião do 24º. Aniversário da Independência da Ucrânia e Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil, comemorado em 24/08/2015, o Palácio Iguaçu, no Centro Cívico de Curitiba e sede do Governo do Estado do Paraná iluminou-se em azul e amarelo, cores nacionais da Ucrânia para comemorar em grande estilo a data especial, assim como simultaneamente iluminou-se o Jardim Botânico de Curitiba e o Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

Sua Excelência Rostislav Tronenko, Embaixador da Ucrânia no Brasil e Senhora Fabiana Tronenko, Embaixatriz da Ucrânia no Brasil, receberam no Salão de Atos do Palácio do Governo, autoridades do corpo consular de diversos Países, com destaque ao Excelentíssimo Jorge Rybka e Senhora Marcia Rybka, Cônsul e Consulesa Honorários da Ucrânia no Estado de São Paulo, Excelentíssimo Mariano Czaikowski, Cônsul Honorário da Ucrânia no Estado do Paraná, o Governador Beto Richa, Secretários de Governo, Deputados e o Vereador Chico do Uberaba.

Foto: Divulgação

                                                       Foto: Divulgação 

 Foto: Divulgação

A classe artística representada por João Luiz Fiani, Secretário Estadual de Cultura, o Cineasta Guto Pasko e os artistas Visuais Carla Schwab e Eloir Jr.

Dentre os demais convidados estavam presentes os representantes da Comunidade Ucraniana em Curitiba, Grupo Folclórico Barvinok na pessoa da Sra. Solange Maria Melnyk Oresten e o Coral e Orquestra do Grupo Folclórico Poltava sob a regência do maestro Igor Kovaliuk, o qual executou os Hinos da Ucrânia e do Brasil e a SUBRAS- Sociedade Ucraniana do Brasil, também se fez representar por seus diretores nesta magnífica noite.


Foto: Divulgação
Coral e Orquestra do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava


Foto: Divulgação 
Convidados


Em oportuna e comemorativa ocasião, o Embaixador e Senhora, receberam das mãos do Artista Plástico Eloir Jr., um quadro intitulado “Moça Ucraniana do Paraná em Abaporu”, obra representativa e exclusiva ao aniversário da Independência da Ucrânia. Na obra o artista destaca o Símbolo da arte modernista brasileira através da representação do Abaporu (Obra criada por Tarsila do Amaral) vestindo traje típico feminino num cenário paranista, com gralha azul, pinha e pinhões, araucárias e o memorial da imigração ucraniana em Curitiba.  
Foto: Divulgação 
Embaixador da Ucrânia no Brasil, Sr. Rostyslaw Tronenko, Embaixatriz Sra. Fabiana Tronenko 
e o Artista Plástico Eloir Jr. 


ARTE UCRANIANA BRASILEIRA
"Queridos amigos, 

Sei que a maioria de vocês conhecem esse artista plástico maravilhoso que transforma a arte seguindo o seu coração e talento. 
Na foto podemos observar um lindo quadro que Eloir juntamente com sua adorável esposa que também é uma brilhante artista ofereceram aos embaixadores intitulado “Moça Ucraniana do Paraná em Abaporu", e Eloir destaca o Símbolo da arte modernista brasileira através da representação do Abaporu (Obra criada por Tarsila do Amaral) vestindo traje típico ucraniano num cenário paranista, com gralha azul, pinha, pinhões, araucárias e o memorial da imigração ucraniana em Curitiba. 
Eloir é um orgulho para os ucranianos do Paraná e do Brasil na arte moderna", comenta a Embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Sra. Fabiana Tronenko.  
‪#‎UnitedforUkraine‬


Foto: Divulgação 
Obra: "Moça Ucraniana do Paraná em Abaporu" de Eloir Jr.



Foto: Divulgação 



Nenhum comentário:

Postar um comentário