quinta-feira, 2 de julho de 2020

Exposição "Ato de Amor", no La Rauxa Café, reúne a produção do artista Eloir Jr., durante a quarentena.


O Artista e suas obras - Crédito: Carla Schwaba

O temático e premiado La Rauxa Café, no Ahú em Curitiba-PR, inaugura a exposição individual “ATO DE AMOR” do artista plástico, curador e colunista cultural Eloir Jr.

Panorama expositivo
Crédito: Carla Schwab


A mostra apresenta trabalhos produzidos durante a quarentena, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 12h as 15h, com o uso obrigatório de máscara. O local está atendendo no sistema take-away(leve embora) e em ambiente de acordo com as normas de saúde. Cada obra do artista, conta com um QR Code, onde o visitante poderá interagir e apreciar mais detalhes sobre o artista e suas obras.

Panorama expositivo

Crédito: Carla Schwab



Estudioso das Culturas Étnicas Europeias no Paraná, Eloir Jr. atua como artista plástico, curador e colunista cultural. Na série "Arte Profilática", que vem criando desde o começo da quarentena, em março/2020 em Curitiba, trabalha com figurações de Babushkas e Matrioshkas, fortemente ligadas às tradições polonesas e ucranianas do Estado do Paraná.
Seja na obra produzida em madeira, com colagens de bulas de medicamentos, E.V.A., tintas acrílicas e fitas, ou nas pinturas com tinta acrílica sobre tela, as máscaras, às vezes feitas com wycinanki (recortes poloneses de papel colorido), retratam um momento mundial em que elas são um símbolo de amor individual e coletivo.
As obras do artista, em tonalidades harmoniosas, incluem ainda símbolos locais, como a gralha azul. A presença da redenção e da esperança ao período de isolamento preventivo se fazem presentes em um ramo de oliveira, no carinho de uma mãe com a planeta, na fé de uma vela acesa ou no ato de oferecer máscara a quem não tem.
O mais tocante na série de Eloir Jr. é o amplo sentido da palavra “profilático”, entendido não apenas como um conjunto de medidas de prevenção contra uma doença, mas como uma manifestação artística que traz a talentosa expressão de uma mensagem de solidariedade e de união entre povos, culturas e pessoas por um bem maior: a saúde coletiva.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br

Crédito: Divulgação-La Rauxa Café
Serviço:
Exposição: "Ato de Amor", de Eloir Jr.
Local: La Rauxa Café
Visitação: a partir de 02/07/2020
Das 12h às 15h
Endereço: Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 906 – Ahú-Curitiba-PR / Telefone: 3049-6972

Panorama expositivo - Crédito: Carla Schwab


O artista Eloir Jr. e sua esposa, também artista, Carla Schwab
Crédito: selfie de Carla Schwab 


Nenhum comentário:

Postar um comentário