sábado, 3 de novembro de 2018

Eloir Jr., artista curitibano, retrata em Matrioshka o apresentador Leão Lobo


Divulgação

A convite do Produtor cultural e Diretor da Revista Paulista, jornalista Mauricio Coutinho, o Artista curitibano Eloir Jr., aceita o pedido para pintar, dentro de sua assinatura artística, as tradicionais matrioshkas e babushkas, uma obra que retrata o grande apresentador, jornalista, radialista e ator Leão Lobo. Então surgiu a Matrioshska Leão Lobo, em traje típico ucraniano, num cenário paranista em um passeio cultural pelo calçadão curitibano em petit-pavé pinhão entre lambrequins e gralhas azuis.

Nota pronunciada na imprensa. “A arte transcende fronteiras - Um dos mais renomados artistas plásticos do País, Eloir Jr., residente em Curitiba e lídimo representante das artes eslavas, principalmente a ucraniana, produziu, dentro de seu tradicional e premiado estilo de pintura, a obra enfocando o jornalista, apresentador, radialista e ator Leão Lobo, que apresenta-se - atualmente - no programa do Ratinho, todas as segundas e no Fofocalizando diariamente, ambos pelo SBT.
Emocionado, Leão amou e agradeceu a honraria, ponderou sobre os traços marcantes da tela e afirmou que ela terá lugar especial em sua galeria de troféus e homenagens situadas num canto assim produzido na residência”.

Matrioshka Leão Lobo
Artista: Eloir Jr.


Sobre o artista:
ELOIR JR.
Nascido em Curitiba-PR., Eloir Jr. é Artista Plástico pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Colunista cultural do Sztuka Kuritiba e Coluna Arte&Cultura Paranaense da Revista Paulista. Entre 1984 e 2004, participou como folclorista do Grupo Folclórico Português Alma Lusa e Grupo Folclórico Polonês do Paraná Wisla.

Expõe profissionalmente seus trabalhos artísticos em mostras individuais, coletivas e salões de arte desde 1997, obtendo 12 premiações durante este período e, suas obras estão em coleções de acervos nacionais, internacionais, museus pelo País, livros de arte e cultura e em algumas edições da Casa Cor Paraná.

Em 2010 representou com suas pinturas o Estado do Paraná na cidade francesa de Vaire-Sur-Marne, em 2013 participou de exposição no Carrousel Du Louvre em Paris-France e em 2016 na The New York Public Library. A convite da Embaixada da Ucrânia no Brasil, o artista representou as artes visuais do Paraná durante o 24o. Sarau Chatô em Brasília-DF, que homenageou a Ucrânia e o Paraná em 2017 e recentemente criou um painel artístico para uma Escola Municipal de Curitiba-PR.

Há mais de duas décadas é estudioso das etnias europeias que imigraram e colonizaram a terra Paranaense, com enfoque principal na cultura eslava da Polônia e Ucrânia, onde não só expressa a pintura sobre tela, como também o artesanato cultural destes países.
Seu trabalho é alegre, colorido e resgata as memórias culturais trazidas pelos diversos povos. Inspirando-se nos folclores polonês, ucraniano, português, italiano entre outros, o artista consegue demonstrar a convivência harmoniosa das etnias que fazem parte de sua terra natal, a terra de todas as gentes.
Em seu percurso artístico o artista traduz a pura expressão da cultura, hábitos e costumes em harmonia com ícones paranistas, como gralha azul, araucárias e pinhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário