quarta-feira, 30 de maio de 2018

Ponta Grossa recebe um dos maiores escritores do Paraná


 
Imagem: Divulgação


Como diz o ditado: “o bom filho a casa torna”. É assim que Luiz Arhtur Montes Ribeiro está se sentindo, voltando ao lar. Ele nasceu em Ponta Grossa, criado em duas famílias com raízes fortes na cidade, a Montes e Ribeiro, tradicionais agropecuaristas, comerciantes e educadores dos Campos Gerais.

O escritor, poeta e artista visual, Luiz Arthur Montes Ribeiro, vai lançar em Ponta Grossa, no próximo sábado, dia 2 de junho, o seu mais recente livro “Jardins Imaginários da minha Solidão”. Esse é um momento muito importante e feliz para o autor, por levar sua obra aos leitores da cidade onde cresceu e viveu, traz à mente, belas recordações da família e dos grandes amigos. Será um encontro memorável, aguardado com muito carinho pelo escritor.

A coletânea de poesias, “Jardins Imaginários da minha solidão”, foi criada em 2014 e encerrou um período importante na vida do poeta, de profunda dor, angústia e solidão, de sentimentos contraditórios, após o rompimento definitivo da alma com um único amor. A obra é uma despedida dos seus Jardins Imaginários, de momentos vividos, outros sonhados, que causaram prazer, também enlouqueceram, mas que agora voltam de forma calma e serena, apenas nas lembranças. O Livro foi publicado em português, inglês, espanhol e francês para comemorar os 25 anos de literatura de Luiz Arhtur.

E ir a Ponta Grossa lançar seu livro é muito especial, porque além de resgatar as memórias, Luiz Arthur também vai poder falar das famílias Montes/Ribeiro, com pessoas que conviveram e convivem com seus descendentes. Ao longo de anos de trabalho em favor, das artes, Luiz Arthur tem se dedicado também, a preservar a memória da sua família, tanto que criou o Instituto Montes Ribeiro, há 10, hoje com sede em Curitiba. O espaço tem mais de 2 mil itens, como fotos, documentos, peças, livros, prataria, louças e móveis, que pertenceram às duas famílias e foram catalogados e guardados com muito cuidado para se manterem conservados. Todos os objetos ficam em exposição permanente ao público.

Imagem: Divulgação
Sobre o Escritor e Poeta
Luiz Arthur Montes Ribeiro nasceu em Ponta Grossa e hoje vive e trabalha em Curitiba. Além da literatura, ele tem outras facetas artísticas, como a produção de telas em variadas técnicas, aquarelas, desenhos, objetos e instalações.  Nas obras abstratas, criadas com cores vivas e em grandes dimensões, o artista imprime de forma muito peculiar e única, a sua arte desenhada em palavras. No livro ‘’Jardins Imaginários da minha solidão’’ por exemplo, Luiz Arthur praticou toda a veia de artista visual, elaborando a ilustração completa da obra.

O escritor é graduado em Letras/Português, pós-graduado em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná, é Mestre em Educação pela PUC, Membro Efetivo do Centro de Letras do Paraná e do Centro de Letras de Paranaguá Leôncio Correia. Premiado em concursos de poesias e contos, Luiz Arthur teve participação efetiva na arte e cultura do Paraná, fundando o Fórum de Cultura do Paraná. Foi Curador Oficial do Centro Cultural Brasil-Espanha e Curador Chefe do Espaço de Arte e Cultura Telepar Brasil Telecom. Criou também o Instituto Montes Ribeiro, para preservar a história de duas famílias bastante importantes no desenvolvimento da Região dos Campos Gerais, no centro-sul do Paraná. E para trabalhar ainda mais pelas artes, ele lançou em 2017, Luiz Arthur Montes Ribeiro Galeria de Arte, que se consolidou como o novo espaço cultural de Curitiba, para dar visibilidade ainda maior, às suas obras e às dos artistas de todo o Estado.

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS EM PONTA GROSSA
Lançamento – Livro “Jardins Imaginários da minha solidão”, 70 páginas, Editora InVerso
Data: 02/06/18
Local: Rua Tiradentes, 1029 – centro de Ponta Grossa
Telefone: (42) 3323-9052
Horário: das 10h às 13h
Editora: InVerso
Evento Gratuito
Contatos com o autor - (41) 99920-7349 e (41) 3044-0234
literatura@montesribeiro.com.br
contato@institutomontesribeiro.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário