terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Novo núcleo da Conspiração, Hysteria lança plataforma idealizada e comandada por mulheres


Mais novo núcleo da Conspiração, Hysteria é uma plataforma de produção de conteúdo e curadoria feitos por mulheres, não necessariamente para mulheres ou sobre mulheres. A ideia é abrir um espaço exclusivo para narrativas contemporâneas tendo o olhar feminino na concepção e na realização dos projetos. Liderado por Renata Brandão, CEO da produtora, o coletivo reúne profissionais da casa, como a diretora de criação Carolina Albuquerque, e outros trazidos do mercado, caso da diretora editorial Isabel De Luca. Nascida num ambiente majoritariamente masculino como o do cinema e da publicidade -- segundo dados do Free the Bid, apenas 13% dos diretores do mercado nacional são do sexo feminino --, Hysteria é um grande passo na busca pela representatividade da mulher no mercado.

A iniciativa se materializa primeiramente num site que conta com três ambientes: Ver, Ler e Ouvir. Ver, dedicado a conteúdos audiovisuais, contém séries originais, coproduções e aquisições. Entre os originals estão os programas “Tudo”, em que a atriz Maria Ribeiro discorre sobre temas que vão de casamento à Coreia do Norte; “Alerta de tubarão”, em que a cofundadora e curadora do YouPix Bia Granja, uma das principais especialistas em cultura de internet no Brasil, entrevista influenciadoras especializadas nos mais diversos temas, de finanças a games; além de "Estrangeiras", que traz um dia na vida de mulheres que moram fora de seus países de origem, e "1/4 Dela", que a partir do universo particular que é o quarto de adolescente, apresenta os anseios e sonhos da geração Z, ambas dirigidas por Julia Anquier. Filha da Débora Block, a cineasta acaba de voltar ao Brasil após uma temporada em Nova York estudando cinema e lançou o curta "Adeus à Carne" no festival do Rio.

Já um exemplo de coprodução é a segunda temporada da série online “Nosso amor a gente inventa”, apresentada por Sarah Oliveira e dirigida por Vera Egito. Já entre as aquisições, destaca-se a série Curta Mulheres, que exibirá a cada semana um curta-metragem dirigido por uma mulher. Os 52 filmes foram selecionados pela curadora Isabela Mota.

A seção Ler reúne reportagens, uma gama diversa de colunistas flutuantes e uma curadoria de textos pinçados em sites e coletivos de mulheres selecionados em todo o Brasil. Já Ouvir abarca uma série de playlists e podcasts como “Rascunhos Esquecidos de Uma Caixa Sem Saída”, em que grandes atrizes convidadas -- Debora Bloch, Mariana Ximenes e Mariana Lima, entre outras -- leem uma emocionante compilação de e-mails anônimos jamais enviados. Outro podcast em produção é “Grampos vazados”, capitaneado por três amigas roteiristas: Martha Mendonça, que também é criadora e redatora do site de humor com notícias fictícias “Sensacionalista”, Luciana Fregolente e Luisa Yabrudi (as três escrevem juntas o programa “Zorra”, da TV Globo).

Filmes de ficção, séries para a TV  e – por que não? – produções eróticas também estão na mira do coletivo. Um dos projetos em andamento é uma parceria com o GNT que rendeu a criação da série de ficção baseada em depoimentos reais “Desnude”. Dirigida por Carolina Jabor e Anne Guimarães, a atração surgiu a partir de uma demanda do canal para a Hysteria, que desenvolveu uma pesquisa sobre sexualidade feminina e identificou que 76% das entrevistadas gostam de ver conteúdo e filmes sensuais em que a mulher é a protagonista. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2018.


O núcleo atua ainda na criação de conteúdos para marcas, caso de uma recém-fechada parceria de três anos com o Masp. Também está nos planos o Festival Hysteria, programado para o primeiro semestre de 2018. Serão 12 shows espalhados por praças, bares e clubes do Centro de São Paulo, com curadoria assinada por Claudia Assef e Lalai Persson. Já no clima musical, Hysteria ganhou uma composição de cantora Leticia Novaes. A música é um manifesto feminista bem-humorado entoado por Letrux, que acaba de ganhar o prêmio Multishow de melhor disco por “Letrux em noite de climão”. E, já para o lançamento da plataforma ganhou clipe dirigido por Carolina Jabor e Isabel Nascimento Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário