segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Curitiba recebe primeiro simpósio em Psicologia Analítica e Arte no Brasil

Imagem: Divulgação

  
Evento, aberto ao público, reunirá 22 palestrantes sob a coordenação da Analista Junguiana Sonia Lyra, PhD, única profissional da área a trabalhar com pesquisa em Imaginação Ativa no país.
Por Emanuelle Spack

Será realizado, em Curitiba, o Symposium Imaginação Ativa e Criativa, evento que tem a finalidade de apresentar a técnica da imaginação ativa em diferentes abordagens, além de oferecer aos interessados uma nova possibilidade de leitura dos sintomas através da imaginação ativa. Será apresentada também a imaginação criativa, numa abordagem junguiana. O Symposium será realizado na Capela Santa Maria, entre os dias 28 e 30 de outubro, com vagas limitadas, pois a espaço tem capacidade para receber até 278 pessoas.

Os palestrantes convidados são psicólogos, psiquiatras e estudantes, estudiosos de imaginação ativa sob a supervisão da Dra Sonia Lyra (Analista Junguiana, Membro do IJPR, da AJB, e da IAAP. Doutora em Ciências da Religião, Mestre em Filosofia, Psicóloga de Graduação e Fotógrafa especialista em fotografia, imagem e movimento). Como pesquisadora em imaginação ativa, Sonia estará apresentando alguns aspectos da técnica no campo da pesquisa. Como fotógrafa, estará lançando os primeiros sete cadernos cujas capas fazem parte da coleção Arquétipos (que também compôs a exposição realizada recentemente no Museu da Fotografia, em Curitiba).

O Symposium reunirá temas voltados para a imaginação ativa, desde sua origem na vida do próprio Jung, na divina comédia de Dante Alighieri, sua trajetória no Brasil, bem como algumas metáforas encontradas no cinema e, especialmente, nas psicopatologias. Quanto à imaginação criativa, "entre outras abordagens do imaginário, deve ser diferenciada da imaginação ativa para que se entenda suas diferentes abrangências e amplitudes, tanto na psicologia quanto na arte”, explica Sonia Lyra.

A realização do evento é do ICHTHYS - Instituto de Psicologia Analítica, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba – FCC e do ICAC - Instituto Curitiba de Arte e Cultura - e será realizado num dos lugares mais nobres da cidade: a Capela Santa Maria. “É um privilégio reunir nesse espaço cultural psicologia analítica e arte”, diz Sonia Lyra.

Imagem: Divulgação
Equipe de Profissionais

O evento é aberto a todos os interessados sendo fornecidos certificados de participação. O participante vai certamente encontrar muitas respostas e uma carinhosa acolhida, ainda que leve consigo muitas questões. Posteriormente, a ideia é levar o Symposium para uma segunda edição na cidade de Campos do Jordão, em São Paulo.

            Muitos profissionais da área almejam enriquecer sua bagagem, e têm aqui uma ótima oportunidade para aqueles que se sentem atraídos pelo assunto. De acordo com Sonia Lyra, uma das vantagens é fazer parte do primeiro evento que acontece no Brasil, de um tema que até então era quase exclusivo do mundo Junguiano e que agora pode ser partilhado por muitos abrindo novas perspectivas. “É uma aprendizagem que traz muitos esclarecimentos tanto na área da psicologia analítica quanto da arte. Espera-se que as pessoas venham especialmente com uma vontade de conhecer-se a si mesmas, contribuindo assim para uma vida mais saudável tanto individual quanto coletiva”, explica Sonia Lyra.

Imagem: Divulgação
Dra. Sonia Lyra


Serviço:
Evento: Symposium Imaginação Ativa e Criativa
Datas: 28, 29 e 30 de outubro.
Horário: Sexta-feira das 19h às 21h30
Sábado das 9h às 18h
Domingo das 9h às 18h
Local: Capela Santa Maria
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro, Curitiba – PR
Valores:
*Profissional R$ 180,00
*Estudante de Graduação R$ 130,00 (Obrigatória apresentação da carteira de estudante na entrada)





Nenhum comentário:

Postar um comentário