terça-feira, 8 de março de 2016

RESTAURANTE MEZANINO DAS ARTES REALIZARÁ SUA 1ª SEMANA DE ARTES DE 2016

Foto: Divulgação

Música, literatura, dança, artes plásticas e até palhaço e malabares trazem diversidade artística para a 6ª edição da Semana de Artes do Mezanino.


De 12 e 19 de março acontecerá a VI Semana de Artes do Mezanino – a primeira de 2016. Este é um projeto que acontece desde 2014 no restaurante para dar visibilidade a artistas e reforçar o principal conceito do espaço que é levar a arte para o dia a dia das pessoas em suas diversas modalidades. “O Mezanino está aberto a todos os artistas”, diz Ian Rapoport, proprietário do restaurante, que também costuma apoiar produções culturais pela cidade com bastante frequência.

Confira a programação da VI Semana de Artes do Mezanino:


Sábado, 12/03, às 19:00h
Vernissage das mostras “A ALMA DA TERRA”, de Daniélle Carazzai, e “OLHARES”, de Nani Silveira.

Serão duas exposições inéditas que ficarão em cartaz no Mezanino até abril.

Foto: Divulgação
“A ALMA DA TERRA” apresenta pinturas de Daniélle Carazzai que remetem ao primitivo em uma estética fortemente vinculada à cerâmica e ao abstrato, fazendo uso de argila, terra, café e areia sobre tinta natural. As obras selecionadas para o Mezanino compõem a Coleção Natur’all, idealizada pela artista. Depois de um caminho consolidado na cerâmica, Daniélle inicia sua trajetória na pintura, sendo essa a sua primeira exposição ao grande público. Participou como membro gestor do grupo Cerâmica Contemporânea Curitiba nos últimos três anos e de exposições coletivas no Museu Alfredo Andersen, no Museu Oscar Niemeyer, no espaço cultural SESC Água Verde; Galeria Ward-Nasse (NY) e na Fundação Mokiti Okada. A artista é proprietária do ateliê Boitatá Cerâmica Artística, em Campo Largo, PR.




Foto: Divulgação
“OLHARES” traz pinturas de Nani Silveira que buscam integrar o fundo policromático com a imagem principal. Os temas abordados nesta série são: escravidão, trabalho infantil e o povo negro. Seus retratos em acrílica são construídos a partir de fotografias que veredam pelo caminho da desconstrução por meio de pinceladas soltas, mas precisas, e que buscam manter a expressão capturada no momento da foto. Nani Silveira é paulista, artista plástica, estudante do curso de Pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Unespar, e possui o ateliê coletivo Nani Silveira, onde oferece cursos na área de Artes Visuais e locação para diversas atividades.


Segunda-feira, 14/03, às 20:00h
“SARAU LITERÁRIO AO SABOR DAS PALAVRAS”, com Carlos Moreira, Débora Corn e Deni Ribas.

Essa será uma noite para saborear cada palavra contada, recitada e tocada. Ao lado do ator e narrador Carlos Moreira, que traz o mundo em seus contos para alimentar a imaginação do ouvinte, estará Débora Corn, poeta e autora dos livros “Joni Depi me chamou para ir ao samba” e “Pinturas para Claude” – Editora Corpos de Portugal. Ao som do músico Deni Ribas.


 Foto: Divulgação
Terça-feira, 15/03, às 20:00h
“LANÇAMENTO MISHMASH – AQUECENDO OS MOTORES”, com Rafael Barreiros - Palhaço Alípio, Milene Dias - Palhaça Sombrinha, Lauro Monteiro - Palhaço Confuso, e Ricardo Thomé - malabares.

Essa será a noite de lançamento da mostra Mish Mash - que fará parte do Festival de Teatro de Curitiba deste ano. Com diversos esquetes durante a noite, o espetáculo traz à 6ª edição da Semana de Artes do Mezanino um pouco de arte circense, com malabarismo e palhaços.

Foto: Divulgação 
Quarta-feira, 16/03, às 20:00h
“DE PIAZZOLA A GARDEL”, com os músicos Marcelo Cigano (acordeon) e Santiago Beis (piano) e com os bailarinos Anna Martinelli e Jorge Aquino.

Tangos, milongas e chacareiras, “De Piazzola a Gardel”, vão transformar o Mezanino em um pedacinho da Argentina nessa quarta-feira. O espetáculo também servirá para divulgar a realização do 1º Festival de Tango em Curitiba, que acontecerá nos dias 29 e 30 de abril.


Quinta-feira, 17/03 às 20:00h
“Milena Castilho e Francisco Okabe interpretam TOQUINHO E VINÍCIUS".

Com uma estética bem minimalista, o show de MPB dessa quinta-feira será de muito aconchego ao som de Milena Castilho e Francisco Okabe. O duo apresentará um repertório 100% de músicas que marcaram a parceria entre Toquinho e Vinícius de Moraes.


Sexta-feira, 18/03, às 19:30h
UMUARAMA”, por Marx Cruz.

Marx Cruz traz para este show um repertório que passa pela influência da música popular brasileira e sua diversidade de ritmos, sem deixar de lado gêneros como o pop, o rock e o reggae. Uma pluralidade significativa de linguagens musicais do mundo todo, com a mistura de nuances da música brasileira - baião, xote, côco, samba, bossa nova. Uma pesquisa voltada também à origem do povo brasileiro: aos motivos tupiniquins, à cultura (e ao léxico) Tupi, associados à música nacional, sem deixar de dialogar com a referência da World Music.


Sábado, 19/03:

14:00h – “CROOKED BLUES TRIO”, com os músicos Eric Fontanini (bateria), Tiago Juk (guitarra, voz e harmônica) e Douglas Andrade (baixo).

Um sábado à tarde, com música ao vivo e um almoço bem demorado ao som de blues e jazz. Essa é a proposta do Mezanino para começar o último dia da 6ª edição da Semana de Artes. “Crooked” (que dá o nome à banda) significa “torto” em inglês, uma escolha que faz jus à nova roupagem às músicas interpretadas pelo trio, misturando jazz, soul, funk e rock ao blues. Além de releituras, o Crooked também possuem músicas próprias como Polished Floor (smooth jazz), Talk About a Fever (country/blues) Fit on the River (blues/jazz).


20:00h – “TRASPAS”, com os músicos Angelo Esmanhotto (guitarra e violão), Paulo Henrique de Almeida (sax) e Vanderlei Lima (flauta e baixo).

Para fechar a 6ª edição da Semana de Artes, mais um espetáculo intimista na programação! Angelo Esmanhotto, um dos principais nomes da música indiana no Brasil, traz uma coleção de peças musicais, compostas por ele, para violão de cordas de aço e instrumentos virtuais. Além disso, convida dois amigos músicos para criação espontânea (improvisação) dentro do padrão estético da música clássica indiana: Paulo Henrique de Almeida (sax) e Vanderlei Lima (flauta e baixo).


Informações:
Datas: de sábado 12/03 a sábado 19/03 (domingo, 13/03, não abre)
Couvert Artístico: R$ 10,00 / pessoa 
* no sábado, 12/03, não haverá cobrança de couvert

Serviço: a cozinha funcionará normalmente até às 23h00 todos os dias


Serviço de Valet após 18:00h
Reservas: (41) 3222-3439 (tolerância de 10 minutos)
Endereço: Al. Dr. Carlos de Carvalho, 805
Página da VI Semana de Artes: https://www.facebook.com/events/1543621402597439/
Instagram: @restaurantemezaninodasartes #artenomezanino #artenocotidiano

Imprensa:
Izabel Duva Rapoport

(41) 9922-3969

Nenhum comentário:

Postar um comentário