sábado, 14 de novembro de 2015

ESPAÇO CULTURAL DO HOSPITAL IPO, RECEBE A EXPOSIÇÃO "BOSSA NOVA" DE ANA LECTÍCIA MANSUR

Foto Montagem: Convite


Naïf, a linguagem mais pura e privilegiada das artes é a expressão para os trabalhos da artista Ana Lectícia Mansur, que se deslumbra ao pintar figurações humanas volumosas.

Em seu universo empírico a artista destaca sua paixão pelo feminino, onde mulheres acima do peso figuram como musas em suas obras.

Foto: Kézia Talisin
Espaço Cultural IPO



“Bossa Nova” é a recente série da artista, e que também batiza a mostra visual que nos proporciona um passeio pictórico através do bidimensional por terras fluminenses.

Foto: Kézia Talisin
Espaço Cultural IPO

Em suas obras ambientalizadas pela boa música criada no final da década de 1950, a Bossa Nova é palco para as personagens de Ana Lectícia Mansur. A canção “Wave” criada por Tom Jobim tem estrofe manuscrita na obra de mesmo nome, o calçadão de Copacabana serve de suporte para partituras e letra de “Samba de Avião”, assim como “Estrada do sol”, o “Samba de uma nota só” nos dá o tom tropical da pele carioca, a “Desafinada” nos convida a afinar o olhar pela paisagem que a “Gordinha de Ipanema” observa, e a apreciar a grafitada “Ao som do Violão”.

“Isto é Bossa Nova, isto é muito natural...”

 ““ Ao pintar gordinhas, sinto a plenitude da forma, a sensualidade das curvas, a feminilidade, a delicadeza dos gestos, a amizade entre as mulheres quando se identificam umas com as outras. Sou fã do universo feminino, das suas peculiaridades. Penso que toda mulher é “gordinha”, por mais magra que seja, todas têm alguma insatisfação com seu corpo. Na minha criação isso se traduz ao estarem acima do peso “”, relata a artista. 

Texto curatorial: Eloir Jr.
Curadoria: Eloir Jr. e Kézia Talisin

 Orientação: Carla Schwab


Foto:Divulgação

Ana Lectícia Mansur, curitibana graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná com especialização na França, tendo a pintura como forma recreativa. Ainda na adolescência já demonstrava interesse pela pintura quando seus pais a matricularam no Atelier do Artista Luiz Carlos de Andrade Lima. Decidida a se aprofundar em arte, matriculou-se no atelier permanente de pintura da Associação Cultural Solar do Rosário, sob a orientação da Professora, orientadora e artista Visual Carla Schwab, onde permanece até a presente data desenvolvendo seus trabalhos naïf. 



SERVIÇO:

Exposição: “BOSSA NOVA” por Ana Lectícia Mansur

Local: Espaço Cultural do Hospital IPO

Visitação: 12/11/2015 a 12/03/2016 
Horário Livre

Endereço: Avenida República Argentina, 2069 - Água Verde
Térreo

41 – 3314-1500

Curitiba-PR

Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário