sexta-feira, 17 de abril de 2015

GILVAN BARRETO, COMEMORA 20 ANOS DE CARREIRA COM LANÇAMENTO DE LIVRO NO RECIFE


Fotografia: Gilvan Barreto - Divulgação

Na quarta 29/4, o premiado fotógrafo pernambucano Gilvan Barreto celebra 20 anos de carreira apresentando seu novo trabalho ao Recife. Sobremarinhos, livro fruto do  Prêmio Marc Ferrez, será lançado às 19h 



Gilvan Barreto lança livro no Recife
Em Sobremarinhos, o mar tem suas nuances fragmentadas e reconstruídas pelo artista pernambucano; realizado entre PE e RJ, projeto é fruto do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia


Em seu “Diário de Viagem” (1978), Abert Camus compartilha sua percepção do mar durante viagem ao Brasil, em 1949: “As águas estão pouco iluminadas na superfície, mas sente-se a sua escuridão profunda. O mar é assim, e é por isso que eu o amo.”  Estabelecendo um diálogo com o denso universo de Camus, Sobremarinhos, novo livro de Gilvan Barreto será lançado no Recife na quarta (29/4).

Com a publicação realizada através do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, o pernambucano comemora 20 anos de trajetória. E se deixa arrastar por correntes marinhas, tecendo experimentos imagéticos que tocam tensão, caos e harmonia. Da arrebentação, Gilvan emerge assumindo uma faceta artística tocante e madura. 

Sobremarinhos finaliza a trilogia iniciada com o livro Moscouzinho, seguida de O Livro do Sol. Cada um com suas peculiaridades, têm em comum os ciclos da vida, os desejos de infiltrar cinema e literatura no fazer fotográfico”, comenta Barreto.


Fotografia: Gilvan Barreto - Divulgação


Em seu formato, o livro também reproduz a dinâmica das marés. Páginas podem ser suprimidas ou alternadas para que novos feitios surjam a partir de cada contato. “Cada vida tem um ritmo, um roteiro. Neste livro, a história é recontada e reordenada para que cada leitor dite seus inícios, meios e fins”, diz Gilvan. Alinhada a esta ideia de fluxo, um ação é proposta aos leitores: que passem a publicação adiante, mapeando nas redes sociais os caminhos da corrente gerada. 

 Fotografia: Gilvan Barreto - Divulgação


Sobremarinhos é um gatilho experiencial”, afirma a curadora Cristiana. “Este trabalho me atingiu de maneira emocional, quase biográfica”, observa.

Sobre o artista

Gilvan Barreto é pernambucano e mora no Rio há nove anos. Seu trabalho foca em questões políticas, sociais e na relação do homem com a natureza. Sua fotografia é influenciada pelo cinema e literatura. Em 2014, venceu o Prêmio Brasil de Fotografia, Prêmio Marc Ferrez (Funarte), Prêmio Conrado Wessel de Arte e fez parte do Rumos Itaú Cultural com o projeto Orquestra Brasileira de Fotografia. Além de Sobremarinhos, tem mais dois livros publicados:Moscouzinho (Tempo D’Imagem, 2012), e O Livro do Sol (Tempo D’Imagem 2013). 


SERVIÇO:
Lançamento do livro SOBREMARINHOS de Gilvan Barreto
(com distribuição gratuita da publicação)
Quando: quarta 29/04/2015, às 19h
Onde: Capibaribe Centro da Imagem – CCI (rua da Aurora, 533, Térreo, Boa Vista, Recife)
Informações: 3032-2500

ENTREVISTAS E IMAGENS
Tatiana Diniz
Assessoria de Imprensa / PR
55 11 953939717

Nenhum comentário:

Postar um comentário