sexta-feira, 27 de março de 2015

ABERTURA DA 2a. EXPOSIÇÃO NACIONAL DE ARTE SOBRE CAIXA DE FÓSFOROS - CASA DO POVOADOR-PIRACICABA-SP



A Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) inaugurou na última sexta, 20/03,  às 20h, na Casa do Povoador, a 2ª Exposição Nacional Arte Sobre Caixa de Fósforos. De 21 de março a 26 de abril, os visitantes poderão apreciar 600 obras, em diversas técnicas, criadas nas caixas que medem cerca de 4,5 centímetros de comprimento por 3 de largura. A curadoria é de Odair Demarchi e Margarete Zenero. A entrada é gratuita.

Foto divulgação

Para esta edição, 142 artistas de cinco Estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e Paraná que contou com 05 artistas curitibanos, Carla Schwab, Eloir Jr., Kézia Talisin, Mônica Pailo , Noeli Tarachuka e Tiemi Takahashi   - inscreveram trabalhos. As caixas que viraram arte também vieram de dois outros países: Turquia e Estados Unidos.

Foto divulgação

O desafio de fazer arte sobre uma superfície reduzida foi vencido de forma brilhante pelos participantes, que utilizaram as técnicas óleo, aquarela, acrílica, cerâmica, patchwork, fuxico, fotografia e cartum, entre outras.










“A Exposição Nacional Arte Sobre Caixa de Fósforos mostra que a arte é uma ferramenta que possibilita exercer a criatividade sem limites. Outro fator que deve ser destacado é a variação de temas, possibilitada pelo grande número de trabalhos. São recortes que exibem a paisagem, a fé, as manifestações artísticas de Piracicaba e de outras cidades, como o Rio de Janeiro, e até de outros países”, destaca a secretária da Semac, Rosângela Camolese.

Foto divulgação: Secretária da Semac, Sra. Rosângela Camolese



Margarete Zenero que, além de curadora é encarregada do espaço, comemora o aumento no número de inscritos em relação à primeira edição da mostra, em 2014, quando 86 enviaram trabalhos, que foram vistos por 2.000 pessoas.

A ideia da exposição foi inspirada em trabalhos postados no Facebook, de um grupo coordenado pelo artista Oswaldo Pullen, de Brasília, que produziam obras sobre caixa de fósforos”, conta Margarete.



 Foto divulgação: Margarete Zenero, convidadas e Odair José Demarchi










Foto divulgação

SERVIÇO:
2ª Exposição Nacional Arte Sobre Caixa de Fósforos
Local: Casa do Povoador
Visitação de 21 de março a 26 de abril de 2015
de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h Endereço:  Avenida Beira Rio, 844 - Centro
Piracicaba - SP
Informações: (19) 3434-860


Nenhum comentário:

Postar um comentário