segunda-feira, 10 de abril de 2023

La Rauxa Café, inaugura a exposição “Planos de Cor”, da artista Bia Ferreira

 

Crédito: Carla Schwab

Planos de cor, de Bia Ferreira (@biaferreiraartesplasticas)

As imagens de Bia Ferreira têm a capacidade de jogar novas luzes sobre o feminino com delicadeza. Existe em cada obra uma construção de planos de luz que dá às mulheres retratadas nuanças inesperadas. Dessa maneira, são abertas possibilidades de leitura que podem surpreender.

No entanto, pelas tonalidades e áreas divididas, amplia-se o olhar. Em uma perspectiva de que a arte consiste em criar chances de leituras surpreendentes, a luminosidade permite somar interpretações.

São instaurados ritmos internos em uma perspectiva caracterizada por levar o pensamento do observador para esferas que ultrapassam o entendimento da pintura como um local em que se lida com o seguro e com o aquilo que pode ser desvendado facilmente.

Pelos recursos plásticos apresentados, a artista traz questionamentos que auxiliam a enfrentar o mundo tradicional e repetitivo sob uma ótica desconstruída em que a figuração é mantida, mas colocada por um prisma de cores diferenciado e alegre que aponta para as mudanças que a arte pode realizar na realidade aparente.

Oscar D’Ambrosio

Pós-doc em Educação, Arte e História da Cultura, Ms. em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte

Curadoria: Carla Schwab

Artista Visual e Orientadora de Arte

Panorama expositivo
Crédito: Carla Schwab





Bia Ferreira
é natural de Pelotas-RS, e vive e trabalha em Curitiba-PR. Graduou-se em Arquitetura, Direito com especializações e frequentou a Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Cursou pintura com Dalla Vechia e, há mais de cinco anos cursa técnicas de pintura com a Artista Visual Carla Schwab. A figura feminina é o principal tema da artista, que a coloca em evidência pictórica, criando cenários e situações pertencentes ao universo feminino.

Em seu percurso artístico, participa de salões de arte e realiza diversas exposições nos principais espaços culturais do Paraná. Em 2020 fez parte do projeto cultural “Mostra tua arte”, onde teve seus trabalhos projetados nos prédios em Belém do Pará, e em 2022 e 2023, suas obras da série “Facetas”, compõem o anuário nacional da Anajustra, eleita em primeiro lugar.


Serviço:

Exposição: Planos de Cor, de Bia Ferreira

Onde: La Rauxa Café

Endereço: Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 906-Ahú

Curitiba-PR

Visitação: 04.04 a 04.06.2023

das 11h às 19h

Entrada franca

Telefone: 41-3049-6942

O premiado La Rauxa Café.


Nenhum comentário:

Postar um comentário