quinta-feira, 19 de abril de 2018

Eloir Jr. ilustra o Selo Comemorativo ao Jubileu do Museu Municipal Cristóforo Colombo


 Crédito: Secretaria de Comunicação de Colombo-PR
Na foto da esquerda para direita, o vereador e presidente da Câmara Municipal Vagner Brandão, o artista Eloir Jr.,  o coordenador do Museu, Fábio Machioski e o Vereador Issa da Paixão. 

Crédito: Secretaria de Comunicação de Colombo-PR
Na foto da esquerda para direita, o aritsta Eloir Jr., Rita Straioto, diretora do departamento de Cultura do município e o coordenador do Museu, Fabio Machioski.

A obra foi feita especialmente para o aniversário do Museu e fará parte do Selo Comemorativo dos 10 anos de sua existência.
No próximo dia 28 de abril, o Museu Municipal Cristóforo Colombo localizado no Parque da Uva em Colombo-PR, completa 10 anos de existência e em comemoração ao seu aniversário, o artista plastico curitibano Eloir Jr. presenteou-o na tarde de terça-feira, 17/04, com uma de suas criações artísticas. 

Obra: Museu Cristóforo Colombo de Eloir Jr.
A obra, criada especialmente para a centenária casa que abriga o Museu, retrata em acrílicas e padrão stencil decorativo sobre tela, a fachada arquitetural com seus tradicionais lambrequins brancos, num cenário de paisagem paranista com araucárias e uma revoada de gralhas azuis, onde sua assinatura artística, as famosas e tradicionais babuszkas, vestidas em trajes típicos italianos e carregando cestas com uvas, remetem não só a colonização italiana local, mas também a polonesa, cujas figurações interagem em primeiro plano na obra e marcam a presença cultural destas etnias, explica o artista.
Esta ponte cultural entre minha cidade natal, Curitiba, com o Município de Colombo, mais a celebração do aniversário do Museu, amalgamam a rotina e agenda cultural dos dois municípios, brindando a todos com muita arte, e coloco ainda que foi um prazer elaborar este trabalho e presenteá-lo ao Museu , pois engrandece o nosso Paraná e fortifica o labore cultural, e não há nada melhor que uma obra de arte ser recebida, hospedada e apreciada em um local próprio a ela”, conclui Eloir Jr.

Segundo o Coordenador do Museu Municipal Cristóforo Colombo, Fábio Luiz Machioski, a obra foi feita especialmente para o aniversário do Museu, fazendo parte das comemorações do jubileu e a partir da imagem será confeccionado o Selo Comemorativo aos 10 anos de sua existência.

Crédito: Secretaria de Comunicação de Colombo-PR

Na foto da esquerda para direita, as artistas Ana Lectícia Mansur, Carla Schwab e Eloir Jr., o coordenador do Museu, Fábio Machioski, o vereador e presidente da Câmara Municipal Vagner Brandão e o Vereador Issa da Paixão. 


O evento de entrega da obra e recepção ao artista, contou com a presença das artistas de Curitiba, Carla Schwab (esposa de Eloir Jr.) e Ana Lecticia Mansur, a mídia municipal, o jornalista Ivan de Colombo e diversas autoridades locais, sendo elas: o vereador e presidente da Câmara Municipal Vagner Brandão, Vereador Issa da Paixão, Rita Straioto, diretora do departamento de Cultura do município, e o Secretário de Comunicação Waldirlei Bueno.

Sobre o artista:
ELOIR JR. -Artista plástico curitibano, pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná, curador e colunista cultural do Sztuka Kuritiba e Revista Paulista Coluna de Arte&Cultura Paranaense.
Expõe profissionalmente seus trabalhos artísticos em mostras individuais, coletivas, e salões de arte desde 1997, obtendo 12 premiações durante este período e suas obras estão em coleções de acervos nacionais, internacionais, livros de arte e cultura, museus e em algumas edições da CasaCor Paraná. Em 2010 representou o Estado do Paraná na cidade francesa de Vaire-Sur-Marne, em 2013 participou de exposição no Carrousel Du Louvre em Paris-France e em 2016 na The New York Public Library. A convite da Embaixada da Ucrânia no Brasil, o artista representou as artes visuais do Paraná durante o 24o. Sarau Chatô em Brasília-DF, que homenageou a Ucrânia e o Paraná em 2017.
Há mais de duas décadas atuando nas artes, é estudioso das etnias européias que imigraram e colonizaram a terra Paranaense, região sul do Brasil, com enfoque principal na cultura eslava da Polônia e Ucrânia, onde não só expressa a pintura sobre a tela, como também o artesanato cultural destes países.

Imagem: Divulgação

Mais sobre o Museu
Localiza-se no Parque Municipal da Uva em Colombo-PR, é uma casa centenária fundada em 1905 e reaberta ao público como Museu em 2008.
Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771
Colombo-PR
Telefone: 3656-6612
https://www.facebook.com/Museu-Municipal-Crist%C3%B2foro-Colombo-624055641043387/

Crédito: Secretaria de Comunicação de Colombo-PR




Convite


2 comentários:

  1. SOWWWWW !!!PARABÉNS E MUITO SUCESSO ! UM GRANDE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Eloir. Profissionais como vocês, que mantém a verdadeira história,no nosso país. Sucesso. 👏👏👏

    ResponderExcluir