terça-feira, 12 de julho de 2016

VIRGULA E GRUPO MIX ESTREIAM PROJETO DE VÍDEO PIONEIRO EM EXIBIÇÃO TRANSMÍDIA E MULTIPLATAFORMA NO BRASIL

Imagem: Divulgação

Virgula.MIX poderá ser visto ao vivo na TV e em tempo real por computadores e celulares via YouTube, Facebook e Periscope, além de sites dos grupos

O Virgula e o Grupo Mix de Comunicação lançam programa transmídia e multiplataforma no Brasil. O Virgula.MIX será transmitido ao vivo e com interatividade em tempo real na televisão, pela Mix TV, e também em computadores e smartphones, via YouTube, Facebook e Periscope, além de sites do grupo — virgula.com.br e mixtv.com.br. O programa será diário, de segunda a sexta-feira, das 12h às 14h, com reprises todas as noites, das 19h às 21h, na Mix TV.

Resultado da parceria entre os empresários Fernando Di Genio, sócio-diretor do Grupo Mix de Comunicação, e Luiz Calainho, sócio-diretor do Grupo L21, que entre outros negócios controla o site Virgula, o novo projeto é o primeiro passo de um meticuloso processo de reinvenção e atualização de toda a grade da Mix TV, que continuará focada no público jovem, mas com conteúdo interativo exibido simultaneamente em multiplataformas e ao vivo. Em breve, outras novidades com o conceito transmídia deverão ser anunciadas.

O conteúdo do Virgula.Mix transporta os valores editoriais e a alma do Virgula para o vídeo. “O Virgula é hoje um vertical de entretenimento e estilo de vida totalmente focado no público jovem de espírito”, afirma Calainho. Ele conta que o projeto de vídeo tem 11 editorias básicas: Música, Cinema e TV, Comportamento, Moda e Beleza, Viagem, Relacionamentos, Carreira, Saúde, Famosos, Geek e Inacreditável. “Vamos manter o foco nos adolescentes e jovens adultos, de 15 a 35 anos de idade, de ambos os sexos e classe AB. Exatamente o mesmo público do Virgula, da Mix TV e da Mix FM”, explica.

De acordo com o plano estratégico dos empresários, depois de consolidado o formato do Virgula.Mix, os demais programas da grade da Mix TV também deverão seguir as mesmas premissas: ao vivo, multiplataforma e 100% interativo. A meta da dupla Di Genio e Calainho é criar produtos inovadores e em sintonia com o que há de mais moderno no mercado mundial de produção e distribuição de conteúdo audiovisual, para um completo reposicionamento da Mix TV. “Depois desse lançamento, vamos proceder a uma profunda reformulação da grade, com a sua adaptação às novas formas de se assistir a um canal de televisão”, diz Di Genio. “Iremos explorar outras faixas horárias e novos públicos. Com nossa expertise, teremos a oportunidade de aplicar o formado transmídia e multiplataforma em novos segmentos”, completa.

Quatro nomes estão à frente do Virgula.Mix nas telas: Caco de Castro, Osmar Portilho, Kitty Vilas Boas e Márcia Garbin. Pela dinâmica do projeto, também inovadora, dois apresentadores comandam a ação, que envolve ainda dois repórteres volantes e a participação das redações do portal Virgula e da Mix TV. “Uma câmera dará o enquadramento do ambiente de uma newsroom, mas os jornalistas e colaboradores também entrarão no ar por webcams, câmeras em celular ou por Skype, não importando como ou de onde. Pode ser na rua, na praia, num festival de rock, no Brasil ou em qualquer outro ponto do planeta”, conta Di Genio.

De um computador no estúdio, os apresentadores navegarão em tempo real pelas redes sociais e pelas páginas do portal Virgula. “Suponhamos que o tema do dia tenha sido a volta de Star Wars. Mostraríamos uma galeria de fotos com cosplayers a partir de uma tela do Virgula na TV, entraríamos ao vivo da fila do cinema, entrevistaríamos nossa blogueira especializada em cinema por Skype e receberíamos memes enviados pelos espectadores via redes sociais. Aí está a beleza do projeto do Virgula.Mix”, Di Genio considera.

Além da exibição de segunda a sexta-feira ao vivo e de forma simultânea em multiplataformas transmídia, aos finais de semana o Virgula.Mix terá reapresentações dos melhores momentos e maratonas na Mix TV. Na internet, serão disponibilizados vídeos on demand com os melhores trechos do programa logo após a exibição ao vivo, tanto no canal da Mix TV no YouTube quanto no canal do Virgula na plataforma de vídeo Uol +.

Por fim, as redes sociais, que não permitem a transmissão de vídeos ao vivo, serão utilizadas para dar suporte ao que é exibido no vídeo e provocar a interatividade do público com o Virgula.Mix, seja por meio de postagens em tempo real de fotos enviadas pelas pessoas pelo Instagram, posts via Snapchat e mensagens de texto, áudio e vídeo no WhatsApp.

“Com o Virgula.Mix, estamos criando algo totalmente inédito no Brasil: um grupo de mídia pronto para os desafios do futuro”, finaliza Calainho. “Mas nossa estratégia é muito pé no chão. Daremos cada passo a seu tempo, em uma atitude em sintonia com os tempos difíceis que atravessamos hoje no Brasil”, pondera Di Genio.


No início de julho o departamento comercial da Mix TV, comandado por Calainho, iniciou um road show pelas principais agências de publicidade do Brasil, para a apresentação do projeto. “As marcas que estiverem conectadas com o que há de mais contemporâneo e com as tendências no mercado digital são as que estarão colocando verbas publicitárias no Virgula.Mix”, afirma Calainho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário