Becauz vai
destinar
recursos para
ações e projetos que melhorem a vida de milhares de pessoas
Transformar o
consumo em uma experiência de evolução humana, participar de forma inovadora da
Economia Compartilhada, utilizando a capacidade produtiva adicional das
organizações, e empoderar o consumidor para melhorar o mundo por meio da moda.
Esses são alguns objetivos da startup BECAUZ, que deve ser lançada em março.
Criada no Instituto MOBI, a grife se constitui em uma plataforma de e-commerce
de moda, na qual os próprios consumidores escolhem ações ou projetos de
evolução humana, previamente indicados, para destinar metade do lucro
decorrente do produto que estão comprando, chamado pela marca de Lucro para
Evolução Humana (LEH).
A ideia se
baseia no conceito de Inovação Natural, criado pelo empreendedor Eduardo Borba.
“Vamos mostrar como funciona o novo modelo organizacional chamado de Causa
(princípio da Inovação Natural), que é mais útil para a sociedade, além de
inovador e sustentável. Os consumidores terão acesso a uma experiência
inovadora de consumo de moda. E será também uma alternativa para as ações e
projetos captarem recursos financeiros a fim de manter ou ampliar suas
iniciativas”, explica Eduardo.
Com parceiros
respeitados no mercado, como Brandili (produção dos itens de vestuário), Haco
Etiquetas (etiquetas e tags), GasModels (modelos para a grife), TRND 24/7
(produção fotográfica), Taticca (auditoria) e Flávio Pinheiro Neto Advogados, a
proposta é utilizar a capacidade adicional das organizações para produzir os
itens da marca, contribuindo com a diluição do custo fixo das parceiras, de
maneira a contribuir na manutenção e geração de empregos no país. Além disso, a
equipe da BECAUZ pretende co-criar peças de moda assinadas por estilistas e
designers
.
Segundo os
idealizadores, o custo competitivo de produção, a gestão enxuta e o valor
agregado de design e qualidade garantirão que metade do lucro seja repassado a
projetos sérios que melhoram a vida de milhares de pessoas. O próprio nome da
grife, que tem origem do inglês be cause (seja causa), é uma chamada para a
ação para as pessoas serem protagonistas do mundo melhor em que acreditam,
vestindo essa consciência com design e qualidade.
“A BECAUZ é
uma alternativa de equilíbrio das necessidades socioeconômicas da sociedade,
atendendo às exigências estéticas, éticas e morais cada vez maiores do mercado.
Tudo isso para contribuir na elevação da consciência de todos os envolvidos e
assim obtendo a evolução humana, que é a razão de existir da BECAUZ”, explica
Eduardo Borba.
Organizações e
pessoas interessadas passam pelo processo de seleção e auditoria para garantir
que os recursos recebidos pela BECAUZ sejam alocados nos projetos apresentados.
Tudo é realizado com transparência. Os selecionados, chamados de cauzers,
engajam suas comunidades online para adquirir produtos da BECAUZ escolhendo o
seu projeto para destinar metade do lucro. Para assegurar a transparência na
distribuição e utilização dos recursos, a BECAUZ conta com apoio da Taticca
(auditoria) e suporte jurídico da Flávio Pinheiro Neto Advogados, gerando
elevado nível de confiabilidade no novo modelo de negócio.
Equipe e
parceiros
A equipe que
lidera as iniciativas da BECAUZ é composta por reconhecidos especialistas e profissionais
do mercado comprometidos com a Causa: Eduardo Bertoldi de Salvo (experiente
executivo em Gestão e Governança), André Gustavo Pasold (UX, formado pelo SVPG
no Vale do Silício), Grazieli Waltrich (experiente em inovação social),
Rosilene Venturi (consultora e acadêmica de moda), Viviane Thaís de Araújo
(consultora em responsabilidade corporativa e especialista em diversidade). A
força da causa também possibilita à BECAUZ o diferencial de contar com uma rede
de mentores e orientadores destacados em suas áreas de especialização como
Flávia Brandes (financeiro), Everson Marcon (controladoria), Claudia Orçati
(desenvolvimento humano), Delmari Zwicker (produção). A intenção é zelar para
que o modelo de negócio continue ganhando escala e possa receber as próximas
rodadas de investimento.
Para saber
mais sobre a grife inovadora, acesse: www.becauz.com.br
Inovação
Natural
O conceito foi
lançado em 2015 com o livro “Inovação Natural: a nova essência do mundo dos
negócios”. Nele, Eduardo Borba mostra que a Inovação Natural é o efeito
produzido nas empresas e profissionais que utilizam esse conceito para obter um
modelo humano de inovação ininterrupta. A partir da descoberta de sua “Causa”
(princípio de Aristóteles), que é onde as paixões e talentos se cruzam com as
necessidades do mercado, o profissional ou empreendimento é mergulhado em um
ciclo contínuo de evolução, desencadeando ações que levam a resultados
favoráveis, inovação, crescimento e lucro.
Para adquirir
a publicação, acesse: www.inovacaonatural.com
O empreendedor
Eduardo Borba
é formado em design pela Univille, pós-graduado em inovação pela Sustentare
Escola de Negócios e pós-graduado em gestão de marketing pelo INPG. Montou a
primeira empresa aos 20 anos. Viveu a cultura do Vale do Silício e retornou
transformando empresas e construindo novos conceitos de negócio. É fundador do
Instituto MOBI, causa que cria e fomenta o empreendedorismo do século 21, sendo
detentor da tecnologia da Inovação Natural, que é o conceito base para todas as
iniciativas como a BECAUZ e o Empreinovador, além de atuar com educação empreendedora,
mentoria para empresas e investimento anjo.
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