Segmento é diferenciado dos demais por motivar um
comportamento de desejo da criança e dos pais, fazendo do consumo um mecanismo
de recompensa
Desde o ano 2000, o luxo infantil teve um
crescimento significativo, pois, através da tecnologia, a geração Z tem cada
vez mais acesso as publicidades de produtos e serviços personalizados. Isso faz
com que o desejo de produtos seja incentivado. Para entender o diferencial
desse segmento, a especialista no mercado de luxo, Carolina Boari, explica como
funciona esse mercado e qual seu diferencial.
Como o mercado de luxo se relaciona com esses
pequenos consumidores?
A principal estratégia utilizada pelos
conglomerados é a extensão de marca como forma de aumentar a participação sem
perder o posicionamento de luxo. Algumas marcas criaram a extensão da linha
denominada Kids (linha infantil), usada como uma estratégia para alavancar os
lucros e continuar crescendo, fugindo do estigma de que marcas como a Dior,
Dolce & Gabbana e Gucci são para pessoas mais velhas.
“As marcas de luxo devem mostrar-se modernas,
engajadas e sedutoras para conquistar um novo público alvo. A geração Z, que é
cada vez mais exigente, digital, com acesso irrestrito à informação e altamente
volúvel, deseja uma imagem contemporânea, rejuvenescendo as coleções”, afirma
Carolina Boari.
A marca Louis Vuitton, por exemplo, criou uma
coleção de bolsas que atraiu o público infantil, pois possui enfeites com
flores, laços e ursinhos. O projeto também incluiu a publicidade nas lojas da
Louis Vuitton, que almeja construir uma relação de proximidade e emoção com um
target (alvo) de idade mais precoce.
Na maioria das vezes, as marcas são conhecidas por
esse segmento consumidor, estabelecendo relações afetivas e de importância
imensurável na caracterização da personalidade. “Fascinados pela novidade, o
consumo representa um ato narcisista, no qual a etiqueta define o
pertencimento. Estratégias de comunicação são imprescindíveis nesse cenário,
pois, além de consumidor, a geração Z influencia a família na decisão de
compra, participando direta e indiretamente do ato de consumir”, explica
Carolina Boari.
Ampliação do mercado de luxo infantil:
O investimento no público juvenil também
impulsionou o crescimento de publicações direcionadas, como, por exemplo, a
Vogue Kids e a L’Officiel Kids, que se tornaram veículos midiáticos de moda,
luxo e comportamento para crianças.
No que tange ao lazer, as marcas também objetivam
conquistar e encantar as crianças. O hotel Ritz de Londres possui um programa
VIP que objetiva transformar cada desejo do hóspede infantil em realidade. O
pacote personalizado inclui um acompanhante exclusivo para atender a criança.
Dentre os serviços, estão inclusos leite antes de dormir, biscoitos e sorvetes,
além de presentinhos exclusivos para os jovens. Para os pais que acompanham os
filhos, o hotel oferece um salão de beleza e passeio de Rolls Royce.
A Ferrari oferece serviços de luxo infantil em seu
parque temático, Ferrari World, localizado nos Emirados Árabes. O parque
apresenta diversões para toda família, uma maneira de despertar o amor pela
marca desde a primeira idade. Ainda no setor automobilístico, as crianças podem
ter réplicas dos carros dos pais, como o Audi R8, Mini Cooper ou Mercedes, que
alcançam a velocidade de 4 km/h.
O luxo infantil também pode ser encontrado na
companhia aérea Etihad Airways, que possui o programa Flying Nannies (babás voadoras),
para tornar a viagem da família mais agradável e divertida. Em países como EUA
e Inglaterra, os pequenos milionários podem ter suas próprias casas, edificadas
por escritórios de arquitetura, que contam com espaços exclusivos como sala de
jogos, estúdio de música e sala de cinema.
Mais sobre Carolina Boari
Pesquisadora do mercado de luxo. Trabalha na
divulgação de tendências nacionais e internacionais da área. Com larga
experiência internacional, Carolina traz informações sobre o mercado do luxo
para quem deseja estar por dentro das novidades e inovações e possui
conhecimento em comunicação do mercado de luxo e o consumidor, com ênfase em
teoria semiótica para análise de campanhas publicitárias, lojas, produtos,
ações de marketing especificas desse setor
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