terça-feira, 7 de junho de 2016

Concerto promove integração entre a música erudita brasileira e portuguesa na Praça das Artes-SP

Foto: Consulado de Portugal emSP


Coral Paulistano Mário de Andrade e Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP) se apresentam neste sábado, dia 11 de junho, em São Paulo

Foto: Divulgação


Uma apresentação conjunta entre o Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP) e o Coral Paulistano Mário de Andrade, do Theatro Municipal de São Paulo, é um dos destaques da agenda cultural da capital paulista neste sábado, dia 11 de junho, na Praça das Artes.

O evento, que busca integrar a música erudita brasileira e portuguesa, faz parte do calendário do Experimenta Portugal 2016, iniciativa do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, que celebra o mês português na cidade com atrações no âmbito da música, cultura, inovação e empreendedorismo.

Composto por vários músicos, o MPMP traz a proposta de divulgação da música erudita de Portugal com a turnê "Fogo - Um passeio por canções brasileiras e portuguesas". A turnê propõe um passeio concebido a partir de uma das óperas mais importantes da história da ópera em língua portuguesa: Serrana, de Alfredo Keil. Para o Experimenta, o projeto se une ao Coral Paulistano, que conta com a Série Mosaico Internacional para homenagear os diversos países que contribuíram para a formação da cultura brasileira.

Através desta série, além de retratar a variedade presente na música coral internacional e receber convidados especiais em colaboração com Consulados situados na cidade, o grupo propõe ao público um variado intercâmbio artístico, em diversas formações musicais. Uma grande comemoração pelos 80 anos de atividade ininterrupta que o Coral completa neste ano.

SERVIÇO

Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP) e Coral Paulistano
Entrada: R$ 25,00 (Inteira) | R$ 12,50 (Meia)
Data: 11/06/2016 | Horário: 17h00
Localização: Praça das Artes – Theatro Municipal de São Paulo 
Av. São João, 281 – Centro - São Paulo/SP

Sobre o Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa

O MPMP é um grupo de instrumentação flexível que tem desenvolvido, desde 2012, um trabalho de proximidade com musicólogos e compositores com vista à redescoberta de património passado e à valorização de repertórios contemporâneos. Já se apresentou no Festival Prémio Jovens Músicos e no Festival de São Roque. Em março de 2014, o dueto de piano a quatro mãos e o quarteto d’arcos do Movimento apresentaram-se no Brasil no âmbito da digressão ‘Música portuguesa em viagem’, com apoio do Governo de Portugal.

Sobre o Coral Paulistano
Com a proposta de levar a música brasileira ao Theatro Municipal de São Paulo, em 1936, por iniciativa de Mário de Andrade, foi criado o Coral Paulistano. Marco da história da música em São Paulo, o grupo foi um dos muitos desdobramentos do movimento modernista da Semana de Arte Moderna de 1922. Ao longo de décadas, o grupo esteve sob a orientação de alguns dos mais destacados músicos do Brasil. Atualmente o Coral Paulistano Mário de Andrade tem como regente titular Martinho Lutero Galati e é um dos grupos que integram a Fundação Theatro Municipal de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.

Sobre o Experimenta Portugal
Para celebrar o mês de Portugal em São Paulo, a segunda edição do Experimenta Portugal, além do torneio de golfe, contará com uma série de eventos culturais, gastronômicos e de negócios, com o objetivo de promover a integração dos dois países em diversos âmbitos. Com o título “Brasil/Portugal - A inovação e o empreendedorismo como ferramentas de transformação”, o encontro de empresários e empreendedores, um dos mais importantes do calendário do Experimenta, acontece no dia 10 de junho, no Unibes Cultural, e contará com convidados ilustres, como Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração da BRF, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, e Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae.

Logo: Divulgação



Nenhum comentário:

Postar um comentário