Imagem: Divulgação
O grafiteiro brasileiro que integrou, em 2015, o
projeto da primeira-dama, Michele Obama, ganhou o mundo em 2016 e volta para o
Brasil para uma temporada em casa
As obras do artista brasileiro, Gustavo ‘Nénão’,
não têm fronteiras! Com técnicas e identidade própria, agregadas ao realismo, o
grafiteiro já apresentou seus trabalhos em diversas galerias ao redor do mundo
e, atualmente, conta com projetos registrados em 11 países. O grafiteiro mescla
sua paixão pela arte, criatividade e sensibilidade como pilares, que fazem do
graffiti um manifesto artístico e cultural, atendendo demandas com o graffiti
temático, quadros e no segmento de decoração, como interiores de residências ou
espaços comerciais, além do seu envolvimento com projetos ligados a cidadania e
direitos humanos.
A convite da primeira-dama norte americana, Michele
Obama, foi o único artista brasileiro, e da América Latina, entre os 37
selecionados, a integrar o WAT-AAH! Taking Back the Streets - campanha que
visava combater a obesidade infantil, em 2015, nos EUA. “A arte, de modo geral,
abrange muita gente, com faixa etária e pensamentos diferentes. O trabalho com
graffiti é interessante por que ele estimula sua visão e te permite lapidar uma
expressão, uma maneira de enxergar. É uma forma de linguagem que nos incentiva
a ir além da fala, escrita ou do olhar, o que gera uma reflexão que fica
provada nos trabalhos, cada um com uma essência própria”, afirma ‘Nénão’.
Em Nova Iorque, o grafiteiro teve destaque com seus
trabalhos realizados na renomada galeriaArt Beam e na Sweatbox Brooklyn, além de deixar os seus traços
registrados com projetos em WynWood, Miami, uma região muito valorizada e
reconhecida por suas cores, obras e galerias, como o subdistrito Wynwood Art
District e o Wynwood Walls, um mural permanente com artes em grafitti dos mais
renomados artistas de rua.
Seus trabalhos também ficaram registrados no parque
Jardin de las Tres Xemeneies, em Barcelona, e em ambientes internos com
trabalhos customizados para design de interiores. No Brasil e no exterior,
proprietários, celebridades e empresas privadas também demandam o seu olhar
artístico para manifestar o graffiti temático em residências, ambientes
corporativos e instituições, como em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com a
decoração da loja Arketipo, no shopping Casa Design, para o ex-craque e capitão
da seleção francesa de futebol, Thierry Henry, e na Fundação Xuxa Meneghel,
onde deixou sua marca com um graffti que representa a identidade da
instituição.
Em sua temporada no Brasil, o grafiteiro participa
ativamente em projetos de decoração personalizados junto a arquitetos,
designers de interiores, empresas privadas e trabalhos especiais em espaços em
que se reconhece o valor cultural e artístico do grafiti, a fim de eternizar
suas ideias e experiências.
Projetos Sociais e Corporativos
Nénão ainda é embaixador da Casa Ronald McDonald
Campinas que, com uma infraestrutura completa, hospeda gratuitamente crianças e
acompanhantes durante o tratamento contra o câncer, oferecendo alimentação,
transporte e apoio social, foi campeão do concurso Viracopos Grafitti e já
desenvolveu trabalhos com grandes marcas como a Red Bull, BlackBerry, Cultura
Inglesa e o Festival Lollapalooza.
Recentemente, foi contemplado com o prêmio ‘Anamatra
de Direitos Humanos 2016’, na Categoria TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania),
pelo projeto intitulado ‘Grafitti na Escola’, que tem como objetivo incluir os
temas abordados no ensino de jovens e adultos. “A arte é um exercício
intuitivo para uma nova forma de perceber o mundo. Nós, artistas, exercemos
também uma função social, pois percebemos a arte como uma linguagem que
ultrapassa a função da comunicação simples e pura, levando ideias, sentimentos
e buscando a humanização”, finaliza.
Sobre o artista
Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC –
Campinas, Gustavo ‘Nénão’ desenvolve trabalhos com graffiti desde 1994. A
partir de um hobby, sua carreira profissional teve início em 2003 e, desde
então, já fez projetos para grandes marcas, além de países como Chile, Bolívia,
Argentina, Espanha, Holanda, Bélgica, França, Inglaterra, Portugal, Itália e
USA que se renderam aos seus traços e cores. Embaixador da Casa Ronald
McDonald, suas obras contribuem com a arrecadação de recursos para a
instituição, que hospeda crianças e acompanhantes durante o tratamento contra o
câncer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário