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O prêmio foi concedido aos três melhores
papers apresentados na Jornada de Jovens InvestigadoresO cientista
político
Marcus Figueiredo foi um dos maiores especialistas
em pesquisas eleitorais do país e é considerado um dos pioneiros na análise
eleitoral no Brasil. Como forma de homenageá-lo, o Grupo Opinião Pública e
a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (ABEP), promovem desde 2011 o
Prêmio Internacional Marcus Figueiredo.
Neste ano, o prêmio foi concedido aos
melhores artigos apresentados na Jornada de Jovens
Investigadores, durante o Congresso World Association for Public Opinion
Research (WAPOR), no México. O egresso do curso de Ciência Política do
Centro Universitário Internacional Uninter, Ricardo Gonçalves, conquistou o
segundo lugar do IV Prêmio Marcus Figueiredo,
com o artigo Cartografía de Redes Sociales Digitales: una
propuesta de análisis de la dimensión geográfica en las interacciones en
Facebook, Twitter y voto. “Foi um grande reconhecimento pelo
trabalho duro e as longas horas de pesquisa. E, claro, foi surpreendente ficar
na frente de pesquisadores de universidades americanas de ponta, como
a Washington University, terceira colocada na premiação. A ideia agora é
seguir carreira acadêmica. Pretendo fazer parte do doutorado na University
of Califórnia”, explica.
Doacir Quadros, professor da Uninter, destaca
que o prêmio recebido pelo ex-aluno reafirma o quanto é importante e
necessário formar profissionais que saibam manusear instrumentos de pesquisa e
que estejam adequados a demanda do mercado. “O Ricardo é um exemplo disso,
pois o seu artigo problematiza o uso das mídias sociais, que é uma
das grandes questões tratadas atualmente de
maneira sistemática pela ciência política. Ele demonstra a
competência em interligar os ensinamentos teóricos com as situações
profissionais e cotidianas, sobretudo no que se refere ao aspecto
político”, acrescenta o professor.
Além de sugerir um padrão, foram
inseridos no artigo dados da eleição presidencial argentina de 2015, do público
no Facebook e em perfis do Twitter. “Busquei analisar a relação entre espaço
eleitoral (resultado de votos em urna), e o espaço digital (relações entre
usuários dessas mídias e a página oficial do principal candidato Mauricio
Macri), em uma perspectiva geográfica”, esclarece. Sobre os resultados, o
autor destaca que a aplicação dessa metodologia pode contribuir para a melhor
compreensão de problemas de diversas áreas de pesquisa em comunicação e
política.
O ganhador do prêmio ainda comenta que escolheu a
Ciência Política motivado por disciplinas que moldam a forma de enxergar a
realidade do mundo. “Foi justamente isso que me encantou e que, de certa forma,
me encantava desde o ensino médio. Na graduação, lembro quando um professor
chegou com uma referência bibliográfica de Geografia Eleitoral e disse que eu
ia gostar. Na verdade, acabei me apaixonando”.
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