terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Jovens da tríplice fronteira debatem questões referentes à juventude e desenvolvimento local

Imagem: Divulgação

A segunda edição do projeto “Diz Aí Fronteiras” será realizada no Brasil, Argentina e Paraguai e resultará em uma série no Canal Futura


Nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, 90 jovens de até 29 anos das cidades da tríplice fronteira – Brasil, Argentina e Paraguai – participarão de atividade de formação em comunicação e cidadania do projeto Diz Aí Fronteiras, uma iniciativa do Canal Futura em parceria com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Em sua segunda edição, o projeto visa mobilizar os jovens em torno do debate de questões referentes à juventude e desenvolvimento local, valorizando os saberes e as articulações presentes na região.
Ao longo de seis meses, os jovens vão refletir sobre a relação entre a comunicação e a cidadania, tendo como eixos norteadores a educação, o enfrentamento a pobreza e a desigualdade social. Outro foco da formação é de desenvolver competências de comunicação, através de uso de tecnologias acessíveis como celulares, máquinas fotográficas e câmeras para realizar entrevistas, registros e diagnósticos sociais.

As fronteiras são espaços marcados pela diversidade geográfica, étnica e cultural. No Brasil, essas regiões convivem com uma significativa concentração de renda e com desigualdades sociais. O impacto dessa conjuntura atinge diretamente a população jovem e o Futura convida juventudes para opinar sobre as questões étnico-racial e de gênero, mercado de trabalho, sexualidade, cultura, cidadania, meio ambiente, geração de renda, acesso a tecnologias, entre outros temas. Assista ao primeiro contato dos jovens aqui.

A experiência será acompanhada por uma produtora e resultará na sétima temporada da série “Diz Aí”, que a ser exibida no Canal Futura no primeiro semestre de 2017. A série “Diz Aí” tem foco nas questões das juventudes e já abordou a realidade de jovens rurais, do semiárido, o enfrentamento do extermínio da juventude negra e políticas públicas. Mais informações em www.dizai.org.br.


DIZ AÍ FRONTEIRAS
Local: Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA JU
Data: 16, 17 e 18 de dezembro
Horário: das 10h às 19h (horário do Brasil) e das 9h às 18h (horário da Argentina e Paraguai)


O Canal Futura
O Canal Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social, que opera a partir de um modelo de produção televisiva educativa, participativa e inclusiva, não comercial, não governamental, sem fins lucrativos e de interesse público, com base em parcerias que articulam e mobilizam uma rede social em vários estados brasileiros. Aproximadamente 50 milhões de pessoas assistem regularmente à programação, por meio de antenas parabólicas, TVs por assinatura, TVs Universitárias parceiras, sendo, em algumas localidades, em canal aberto (UHF e VHF). O Canal Futura é resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos. Os parceiros mantenedores são CNI, Sistema Fecomercio RJ, Sesc RJ e Senac RJ, Fiesp, Firjan, Fundação Bradesco, Fundação Itaú Social, Rede Globo e Votorantim.

CAF
O CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina - tem como missão incentivar o desenvolvimento sustentável e a integração regional através do financiamento de projetos dos setores público e privado, do fornecimento de cooperação técnica e de outros serviços especializados. Fundado em 1970 e formado atualmente por 19 países - 17 da América Latina e do Caribe junto com Espanha e Portugal - e 14 bancos privados, é uma das principais fontes de financiamento multilateral e um importante criador de conhecimento para a região. Mais informação em www.caf.com.

  
Mais informações:


Nenhum comentário:

Postar um comentário