segunda-feira, 17 de julho de 2017

Fórum discutirá a sociedade contemporânea em Curitiba

Divulgação

O REFLITA, que será realizado na Capela Santa Maria, faz parte da programação oficial do festival de criatividade urbana Subtropikal

 Nos dias 19 e 20 de julho, a cidade de Curitiba vai receber o Fórum REFLITA, que será realizado na Capela Santa Maria. O evento, que faz parte do festival de criatividade urbana Subtropikal, discutirá a sociedade contemporânea, com temas que irão do urbanismo até a representatividade política em pleno ano de 2017.

O REFLITA, que terá 9 painéis de discussão e 1 palestra, consiste em um fórum de discussão com temas variados privilegiando contrapontos de personagens como conhecimento de causa e dispostos a sair do conforto das “bolhas ideológicas”. “A nossa ideia é fazer com que as pessoas pensem e, obviamente, reflitam sobre a sociedade contemporânea. O REFLITA vai discutir assuntos que estão em evidência em todo o mundo, contando com a participação de nomes importantes dos mais variados segmentos. Serão dois dias de uma troca intensa de experiências”, comenta Bruna Calegari, uma das organizadoras doSubtropikal.

Entre os temas discutidos estarão “Representatividade Política em Cheque”, que contará com a participação de nomes como Goura (Vereador), Luciano Pizzato (Deputado Estadual), Rhodrigo Deda (Advogado e Jornalista) e Raphael Santos (Arquiteto/Membro do Diretório do Partido Novo em Curitiba); “Ressignificando Espaços Urbanos”, com Lucas Cintra (Empresário/Pizza), Facundo Guerra (Empresário/Grupo Vegas), Aline Roman (Arquiteta) e Karla Keiko (Empresária/Das Nuvens); e “Apropriação e Assimilação Cultural”, com Rita Romão (Publicitária/Por Mais Turbantes Nas Ruas), Rouseanny Luiza (Socióloga/Por Mais Turbantes Nas Ruas), Beto Lanza (Diretor de Ação Cultural/Fundação Cultural de Curitiba) e Henrique Cabral (Especialista em Economia Criativa).

Outro destaque da programação ficará por conta do painel “Estar Refugiado: uma situação temporária”, que trará os desafios de pessoas que são obrigadas a abandonar seus países enfrentam desafios ainda maiores na hora de se integrar em uma nova nação. Ele contará com a participação de três refugiados, que irão contar suas histórias, e de dois profissionais que atuam diretamente para que essas pessoas tenham uma vida tranquila e feliz em outros países: Marcela Milano, do Linyon Global Workers, organização de inteligência cultural e recolocação de refugiados em Curitiba; e Miguel Pachioni, representante da UNHCR (UNHCR), agência da ONU para refugiados.

O rei da noite de São Paulo

Uma das grandes estrelas do REFLITA será o empresário Facundo Guerra, um dos responsáveis pela nova cara da noite paulistana, que participará do painel “Ressignificando Espaços Urbanos”, no dia 19 de julho, a partir das 19h45, e comandará a palestra especial do evento no mesmo dia, a partir das 21h. Aos 42 anos, Facundo é considerado o principal responsável pelo renascimento da Rua Augusta, que nos últimos anos se transformou em um point da capital paulista. Nos últimos 10 anos, o empresário tocou projetos que reoxigenaram a noite paulista, entre eles as boates Vegas e Lions Nightclub e a casa de shows Cine Joia.

Confira a programação completa do REFLITA:

QUARTA-FEIRA, 19 DE JULHO:
·        16h - 17h: REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA EM CHEQUE - Protagonistas do cenário político local falam sobre os novos desafios da democracia sob perspectivas distintas.
Convidados: Goura (Vereador), Luciano Pizzato (Deputado Estadual), Rhodrigo Deda (Advogado e Jornalista) e Raphael Santos (Arquiteto/Membro do Diretório do Partido Novo em Curitiba). Mediação: João Anzolin.
·        17h – 18h15: RED BULL AMAPHIKO APRESENTA DEBATE SOBRE ECONOMIA COMPARTILHÁVEL - Escassez e abundância, acesso e propriedade: as novas formas de produzir e consumir bens e serviços. Convidados: Camila Carvalho (Empresária/Tem Açúcar? - Compartilhe coisas com seus vizinhos), Ariane Santos (Empresária/Badu Design). Mediação: Diogo Dreyer.
·        18h30 – 19h45: GLOSSÁRIO DO FUTURO - Blockchain, singularidade, chatbots: estes e outros conceitos que estão moldando a nova realidade discutidos de forma simples e direta. Convidados: Stephan Garcia (Empresário/OpenBrazil.Org, Rhodrigo Deda (Advogado e Jornalista) e Paula Berman (Ativista Política).
·        19h45 - 21h: RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS URBANOS - Como ocupar os espaços de forma criativa a pode transformar a vida das cidades. Convidados: Lucas Cintra (Empresário/Pizza), Facundo Guerra (Empresário/Grupo Vegas), Aline Roman (Arquiteta), Karla Keiko (Empresária/Das Nuvens).
·        21h – 22h15: PALESTRA -  Facundo Guerra.
QUINTA-FEIRA, 20 DE JULHO:
·        16h - 17h: APROPRIAÇÃO E ASSIMILAÇÃO CULTURAL - Uma conversa sobre os nuances dos processos de assimilação cultural, e a linha tênue que os separa das práticas de apropriação. Convidados: Rita Romão (Publicitária/Por Mais Turbantes Nas Ruas), Rouseanny Luiza (Socióloga/Por Mais Turbantes Nas Ruas), Beto Lanza (Diretor de Ação Cultural/Fundação Cultural de Curitiba), Henrique Cabral (Especialista em Economia Criativa). Mediador: João Anzolin.
·        17h – 18h15: SANEPAR e Red Bull Amaphiko apresentam CIDADE AZUL
- Um bate papo sobre a conscientização a respeito dos rios urbanos.
Convidada: Carol Férres (Cidade Azul).
·        18h30 – 19h45: ESTAR REFUGIADO: UMA SITUAÇÃO TEMPORÁRIA - Pessoas que são obrigadas a abandonar seus países enfrentam desafios ainda maiores na hora de se integrar em uma nova nação. Idioma, a adaptação cultural e recolocação profissional são alguns deles. Convidamos três refugiados para contar suas histórias, junto com Marcela Milano, do Linyon Global Workers, organização de inteligência cultural e recolocação de refugiados em Curitiba, e Miguel Pachioni, representante da UNHCR (UNHCR), agência da ONU para refugiados.
·        19h45 - 21h: VIDA NO CENTRO - Sina das grandes cidades brasileiras, os problemas na região central de Curitiba são enfrentados por personagens resilientes e corajosos, que se reúnem para uma conversa a respeito dos desafios, ideias e possíveis soluções para o bairro.
Convidados: Mariah Salomão (Empresária/NovoLouvre), Patrícia Bandeira (Empresária/Negrita Bar), Fabio Domingos (arquiteto/Grifo Arquitetura).
·        21h – 22h15: DA ARQUITETURA AOS SERVIÇOS: O DESIGN COMO PROTAGONISTA. Convidados: Rosangela Araújo (Professora/Universidade Positivo), Manoel Coelho (Arquiteto e Professor) e Mauricio Cruz (Professor/Arquitetura e Urbanismo - Universidade Católica Dom Bosco).

O Fórum REFLITA será realizado nos dias 19 e 20 de julho, das 16h às 22h15, na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273). Os ingressos para cada dia do evento custam R$ 25 e podem ser adquiridos no site www.sympla.com.br/subtropical. Mais informações no site www.subtropikal.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário