Imagens: Divulgação
* evento acontece de 24/05 a 12/06/17 e exibe 19
filmes
exibições em cópias 35mm
Uma das vozes mais originais da Nouvelle Vague
polonesa ainda em atividade, Jerzy Skolimowski, ganha uma retrospectiva no
CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) de São Paulo. A Mostra “O cinema de
Jerzy Skolimowski” acontece de 24 de maio a 12 de junho e exibirá 19
filmes do cineasta, entre curtas e longas-metragens, em grande parte
inéditos no Brasil.
Jovem poeta de relativo reconhecimento e um
boxeador semiprofissional, Skolimowski entrou para o cinema no início dos anos
1960, colaborando com 2 dos cineastas poloneses que mais tiveram reconhecimento
internacional: Andrzjev Wajda, co-assinando o roteiro de Os Inocentes
Charmosos (Niewinni Czarodzieje, 1960), filme no qual também interpreta o
papel de um boxeador; e Roman Polanski, a quem conhece na faculdade de cinema,
colaborando com o roteiro de seu primeiro longa Faca na água (Nóz w
Wodzie, 1962). Poucos cineastas do leste europeu tiveram o trânsito que
Skolimowski teve no ocidente. O autor foi acolhido pela crítica internacional,
abrindo portas para uma obra transnacional, entre Polônia, Bélgica, Inglaterra
e EUA. Nos seus filmes, o tema principal é o estranhamento e o deslocamento do
sujeito diante de um mundo no qual não se reconhece. Seu cinema de invenção fez
com que ele fosse admirado por cineastas diversos, como Jean-Luc Godard, David
Lynch e Quentin Tarantino.
Na mostra estão presentes títulos premiados como: “A
Partida” (1967), vencedor do Urso de Ouro em Berlim e que conta com o ator
fetiche da Nouvele Vague francesa – Jean- Pierre Léaud – no papel principal, “O
Grito” (1978), laureado com o prêmio especial do júri em Cannes e é o
primeiro feito com a tecnologia dolby, “Classe Operária” (1982),
eleito o melhor roteiro em Cannes e considerado um dos melhores filmes sobre
exílio, “O sucesso é a melhor vingança” (1984), indicado a Palma de
Ouro, e a tetralogia “Marcas de Identificação: nenhuma” (1962), “Walkover” (1964), “A
Barreira” (1966) e “Mãos ao alto!” (1968) exibida em cópias
35mm. Realizados na Polônia, estes filmes inaugurais são fortemente marcados
pela improvisação, pela montagem ágil, pelo tom satírico com que abordam a
experiência dos protagonistas, interpretados por Skolimowski nos dois primeiros
filmes.
Homem de muitos talentos - pintor, poeta, cineasta,
ator - Skolimowski decide parar de filmar em 1991. Foram 17 anos até que ele
voltasse para trás das câmeras. As obras que marcaram a sua volta também estão
na programação da mostra. São elas: “Quatro noites com Anna” (2008), uma
história de amor pouco convencional e "Essential Killing" (2010),
sobre um fuga de um iraquiano de uma prisão de segurança máxima americana, que
teve o feito inédito de ganhar dois dos principais prêmios em Veneza: melhor
ator e prêmio do júri em 2010.
Com curadoria de Maria Chiaretti, Patrícia Mourão e
Theo Duarte, a mostra ainda traz a obra-prima “Deep end” em 35mm.
Considerado um marco do cinema inglês dos anos 1970 e muito pouco visto naquela
época, o filme foi restaurado e relançado na Europa recentemente. A programação
da mostra “O Cinema de Jerzy Skolimowski” também inclui uma mesa redonda com a
presença da especialista em cinema polonês Ela Bittencourt e do crítico Paulo
Santos Lima.
Serviço
O cinema de Jerzy Skolimowski
De 24 de maio a 12 de junho de 2017
CCBB São Paulo
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) | 5,00 (meia)
PROGRAMAÇÃO
O cinema de Jerzy Skolimowski
24/05 – quarta
17:30 Diálogo 20-40-60 | Dialóg
20-40-6, Tchecoslováquia, 1968, p&b, 78’
Formato de exibição: dvd
* por Jerzy Skolimowski, Peter Solan, Zbynek
Brynych
19:30 O navio farol | The Lightship,
EUA/RFA, 1985, cor, 89’
Formato de exibição: dvd
25/05 – quinta
17:30 11 Minutes | Polônia/Irlanda, 2015,
cor, 81’
Formato de exibição: HD
19:30 O sucesso é a melhor vingança | Success
Is The Best Revenge, 1984, França/Reino Unido, cor, 91’
Formato de exibição: dvd
26/05 – sexta
17:30 Correntes da primavera | Torrents
of Spring, França/Itália/Reino Unido, 1989, cor, 101’
Formato de exibição: dvd
19:30 O grito | The shout, Reino
Unido, 1978, cor, 86’
Formato de exibição: HD
27/05 – sábado
17:30 O sucesso é a melhor vingança | Success
Is The Best Revenge, 1984, França/Reino Unido, cor, 91’
Formato de exibição: dvd
19:30 A classe operária | Moonlighting, Reino
Unido, 1982, cor, 97’
Formato de exibição: HD
28/05 – domingo
16:30 O navio farol | The Lightship,
EUA/RFA, 1985, cor, 89’
Formato de exibição: dvd
18:30 A Partida | Le Départ,
Bélgica, 1967, p&b, 93’
Formato de exibição: dvd
29/05 – segunda
17:30 Diálogo 20-40-60 | Dialóg
20-40-6, Tchecoslováquia, 1968, p&b, 78’
Formato de exibição: dvd
* por Jerzy Skolimowski, Peter Solan, Zbynek
Brynych
19:30 O grito | The shout, Reino
Unido, 1978, cor, 86’
Formato de exibição: HD
31/05 – quarta
17:30 Quatro noites com Anna | Cztery
Noce Z Anna, Polônia/França, 2008, cor, 87’
Formato de exibição: 35mm
19:30 Essential Killing |
Polônia/Irlanda/Noruega/Hungria, 2010, cor, 83’
Formato de exibição: 35mm
01/06 – quinta
17:30 Diálogo 20-40-60 | Dialóg
20-40-6, Tchecoslováquia, 1968, p&b, 78’
Formato de exibição: dvd
* por Jerzy Skolimowski, Peter Solan, Zbynek
Brynych
19:30 A Partida | Le Départ,
Bélgica, 1967, p&b, 93’
Formato de exibição: dvd
02/06 – sexta
17:30 O sucesso é a melhor vingança | Success
Is The Best Revenge, 1984, França/Reino Unido, cor, 91’
Formato de exibição: dvd
19:30 Ato final | Deep End, Reino
Unido/Itália/Suiça, 1970, cor, 90’
Formato de exibição: 35mm
03/06 – sábado
17:30
4 curtas:
O olho ameaçador | Oko Wykol, Polônia,
1960, p&b, 3’, mudo
Formato de exibição: 35mm
O Pequeno Hamlet | Hamles, Polônia, 1960,
p&b, 8’
Formato de exibição: 35mm
Erótica | Erotyk, Polônia, 1960,
p&b, 4’, mudo
Formato de exibição: 35mm
Seu dinheiro, sua vida | Pieniadze albo
zycie, Polônia, 1961, 35mm, p&b, 5’
Formato de exibição: 35mm
+
Marcas de Identificação: nenhuma | Rysopsis,
Polônia, 1962, p&b, 76’
Formato de exibição: 35mm
19:30 Walkower | Polônia, 1964, p&b,
77’
Formato de exibição: 35mm
04/06 – domingo
16:30 A Barreira | Bariera, Polônia,
1966, p&b, 83’
Formato de exibição: 35mm
18:30 Mãos ao alto! | Rece do Góry,
Polônia, 1967, p&b/cor, remontado em 1981, 90’
Formato de exibição: 35mm
05/06 – segunda
17:30 Correntes da primavera | Torrents
of Spring, França/Itália/Reino Unido, 1989, cor, 101’
Formato de exibição: dvd
19:30 Quatro noites com Anna | Cztery
Noce Z Anna, Polônia/França, 2008, cor, 87’
Formato de exibição: 35mm
07/06 – quarta
17:30 O navio farol | The Lightship,
EUA/RFA, 1985, cor, 89’
Formato de exibição: dvd
** sessão inclusiva
19:30 Mãos ao alto! | Rece do Góry,
Polônia, 1967, p&b/cor, remontado em 1981, 90’
Formato de exibição: 35mm
08/06 – quinta
18:00 A Partida | Le Départ,
Bélgica, 1967, p&b, 93’
Formato de exibição: dv
19:40 Mesa redonda com os críticos Ela
Bittencourt, Paulo Santos Lima e mediação de Theo Duarte
09/06 – sexta
17:30 Correntes da primavera | Torrents
of Spring, França/Itália/Reino Unido, 1989, cor, 101’
Formato de exibição: dvd
19:30 Essential Killing |
Polônia/Irlanda/Noruega/Hungria, 2010, cor, 83’
Formato de exibição: 35mm
10/06 – sábado
17:30 A Barreira | Bariera, Polônia,
1966, p&b, 83’
Formato de exibição: 35mm
19:30 Ato final | Deep End, Reino
Unido/Itália/Suiça, 1970, cor, 90’
Formato de exibição: 35mm
11/06 – domingo
16:30 O olho ameaçador | Oko Wykol, Polônia,
1960, p&b, 3’, mudo
Formato de exibição: 35mm
O Pequeno Hamlet | Hamles, Polônia, 1960,
p&b, 8’
Formato de exibição: 35mm
Erótica | Erotyk, Polônia, 1960,
p&b, 4’, mudo
Formato de exibição: 35mm
Seu dinheiro, sua vida | Pieniadze albo
zycie, Polônia, 1961, 35mm, p&b, 5’
Formato de exibição: 35mm
+
Marcas de Identificação: nenhuma | Rysopsis,
Polônia, 1962, p&b, 76’
Formato de exibição: 35mm
18:30 Walkower | Polônia, 1964, p&b,
77’
Formato de exibição: 35mm
12/06 – segunda
19:30 11 Minutes | Polônia/Irlanda, 2015,
cor, 81’
Formato de exibição: HD
Sinopses:
O olho ameaçador | Oko Wykol, Polônia,
1960, p&b, 3’, mudo
Formato de exibição: 35mm
Com Iwona Sloczynska, Wojcech Solarz
A relação de um lançador de facas anônimo e sua
parceira.
Classificação: 14 anos
O Pequeno Hamlet | Hamles, Polônia, 1960,
p&b, 8’
Formato de exibição: 35mm
Com Zbigniew Leśniak, Elzbieta Czyzewska, Hanna
Skarlanka, Wieslaw Golas
Em um edifício destruído um grupo proletário faz
uma brevíssima paródia da peça de Shakespeare.
Classificação: 14 anos
Erótica | Erotyk, Polônia, 1960,
p&b, 4’, mudo
Formato de exibição: 35mm
Com Elzbieta Czyzewska e Gustaw Holoubek
Atração e repulsa em um breve pesadelo erótico.
Classificação: 14 anos
Seu dinheiro, sua vida | Pieniadze albo
zycie, Polônia, 1961, 35mm, p&b, 5’/ Formato de exibição: 35mm
Com Bogdan Łazuka, Stanislaw Dygat e Krystyna
Sienkiewicz
Durante a guerra, dois homens se encontram em um
parque de diversões e discutem sobre dinheiro sob a ameaça dos alemães.
Classificação: 14 anos
Marcas de Identificação: nenhuma | Rysopsis,
Polônia, 1962, p&b, 76’
Formato de exibição: 35mm
Com Jerzy Skolimowski, Elzbieta Czyzewska, Tadeusz
Minc e Adrzej Zarnecki
Após ser recrutado para o serviço militar o
estudante Andrezj Leszczyc (Jerzy Skolimowski) aproveita seus últimos momentos
de liberdade e juventude. Primeiro longa da tetralogia autobiográfica do
cineasta, realizado em diferentes etapas de sua formação na universidade de
Lódz, já demonstrava o grande arrojo técnico e estilístico que caracterizaria
os seus trabalhos subsequentes.
Classificação: 14 anos
Walkower | Polônia, 1964, p&b, 77’
Formato de exibição: 35mm
Com Jerzy Skolimowski, Aleksandra Zawieruszanka,
Elzbieta Czyzewska, Krzysztof Chamiec, Adrzej Herder
Na véspera de completar trinta anos Andrezj
Leszczyc, enquanto busca tomar sérias decisões pessoais e profissionais, é
convencido a participar de um torneio de boxe amador. Segunda parte da
tetralogia sobre um jovem à deriva na estável e sufocante Polônia dos anos
1960, Walkover é considarado o grande filme da primeira fase do
cineasta.
Classificação: 14 anos
A Barreira | Bariera, Polônia, 1966,
p&b, 83’
Formato de exibição: 35mm
Com Jan Nowicki, Joanna Szczerbic, Tadeusz
Lomnicki, Zdzislaw Maklakiewicz
O estudante de medicina Andrezj Leszczyc (Jan
Nowicki) rebela-se contra as barreiras que tornam a sua vida apática e
convencional, deixando tudo para trás. Terceira parte da tetralogia, Barreira aprofunda
o uso de improvisações e de imagística surreal apenas esboçada nos longas
anteriores ao retratar o impulso romântico disseminado na juventude dos anos
1960.
Classificação: 14 anos
A Partida | Le Départ, Bélgica, 1967,
p&b, 93’
Formato de exibição: digital
Com Jean-Pierre Léaud, Catherine Duport, Jacqueline
Bir, Léon Dony, Paul Roland
Um jovem cabelereiro (Jean-Pierre Léaud) à deriva
sonha em participar de um rally mas tem apenas dois dias para encontrar um
carro, envolvendo-se assim em práticas legais e ilegais para consegui-lo.
Primeiro filme do diretor realizado fora da Polônia, A Partida promove
um diálogo aberto com a nouvelle vague, aproximando-se também do espírito de
improvisação do jazz de sua trilha sonora, musicada por Krzystof Komeda.
Classificação: 14 anos
Diálogo 20-40-60 | Dialóg 20-40-6, Tchecoslováquia,
1968, p&b, 78’
Formato de exibição: digital
por Jerzy Skolimowski, Peter Solan, Zbynek Brynych.
Com Jean-Pierre Léaud e Joanna Szczerb
Usando um mesmo diálogo – uma dramática conversa
entre um homem e uma mulher – três diretores imaginam três diferentes histórias
entre casais de 20, 40 e 60 anos. Na primeira, dirigida por Skolimowski, o
personagem de Jean-Pierre Léaud é um líder de uma famosa banda de rock que
surpreende um casal em núpcias em seu apartamento.
Classificação: 14 anos
Ato final | Deep End, Reino
Unido/Itália/Suiça, 1970, cor, 90’
Formato de exibição: 35mm
Com Jane Asher, John Moulder-Brown, Karl Michael
Vogler, Diana Dors
Um adolescente consegue um emprego em um decrépito
local de banhos públicos em Londres, onde se torna obcecado por uma colega de
trabalho. Apesar dela ser comprometida, o rapaz faz o possível para sabotar o
relacionamento, a ponto do desespero. Em um ritmo febril dado pela montagem e
encenação acompanhamos de perto o olhar obsessivo do protagonista.
Classificação: 16 anos
O grito | The shout, Reino Unido, 1978,
cor, 86’
Formato de exibição: HD
Com Alan Bates, John Hurt, Susannah York, Tim Curry
e Robert Stephens
Crossley (Alan Bates) é um um doente mental que
viveu numa tribo de aborígenes onde aprendeu um grito secreto que provoca a
morte daqueles que o ouvem. O enigmático enredo desenvolve-se em flashback no
asilo onde se encontra e relata a sua relação com um compositor (John Hurt) e
sua esposa (Susannah York). Grande prêmio do júri no Festival de Cannes de
1978.
Classificação: 16 anos
Mãos ao alto! | Rece do Góry, Polônia,
1967, p&b/cor, remontado em 1981, 90’
Formato de exibição: 35mm
Com Jerzy Skolimowski, Joanna Szczerbic, Tadeusz
Lomnicki, Adam Hanouszkiewicz e Bogumil Kobiela
Cinco amigos comemoram a formatura de um deles.
Enquanto quatro estão inseridos profissionalmente, o quinto vê sua carreira ser
colocada em risco após ter criado um pôster ridicularizando Stálin. Sátira
experimental sobre a sociedade polonesa, o filme foi censurado e seguiu
proibido até 1981, quando o cineasta o remontou acrescentando um prólogo
refletindo sobre as mudanças em sua vida durante o exílio.
Classificação: 16 anos
A classe operária | Moonlighting, Reino
Unido, 1982, cor, 97’
Formato de exibição: HD
Com Jeremy Irons, Eugene Lipinski, Eugeniusz
Haczkiewicz e Jiri Stanislaw
Quatro trabalhadores poloneses desembarcam em
Londres por um mês para reformar a casa de um rico compatriota. O mestre de
obras (Jeremy Irons) é o único que sabe inglês e fica sabendo através do
noticiário que foi declarada lei marcial na Polônia, decidindo esconder a
verdade dos outros companheiros. O filme move-se brilhantemente entre o
drama, relato autobiográfico e alegoria política. Melhor roteiro no Festival de
Cannes de 1982.
Classificação: 14 anos
O sucesso é a melhor vingança | Success
Is The Best Revenge, 1984, França/Reino Unido, cor, 91’
Formato de exibição: digital
Com Michael York, Anouk Aimée, Michael
Lyndon, Michel Piccoli, Joanna Szczerbic, Jerry Skol, John Hurt
Um célebre diretor teatral exilado em Londres
(Michael York) deve lidar com o desejo do seu filho (Michael Lyndon, filho do
cineasta) de voltar à Polônia enquanto prepara uma nova peça que trata da
situação atual de sua terra natal. Acentuando o caráter autobiográfico da
obra anterior, Skolimowski trata audaciosamente da questão do exílio, da
relação entre pai e filho e da identidade polonesa, despedaçadas como a
narração do filme.
Classificação: 14 anos
O navio farol | The Lightship, EUA/RFA,
1985, cor, 89’
Formato de exibição: digital
Com Robert Duvall, Klaus Maria Brandauer, Michael
London, Tom Bower
Nos anos 1950, o capitão de um navio farol (Klaus
Maria Brandauer) de passado conflituoso com seu filho, abriga a bordo gângsters
em fuga, liderados por Canvin Caspary (Robert Duvall).
Classificação: 14 anos
Correntes da primavera | Torrents of
Spring, França/Itália/Reino Unido, 1989, cor, 101’
Formato de exibição: digital
Com Nastassja Kinski, Timothy Hutton, Valeria
Golino, Urbano Barberini, William Forsythe
Em 1840 um jovem aristocrata russo (Timothy Hutton)
apaixona-se por uma humilde italiana (Valeria Golino), decidindo casar-se. Ao
vender as propriedades de sua família conhece uma sedutora e perversa princesa
(Nastassja Kinski). Baseado em romance homônimo de Ivan Turguêniev.
Classificação: 14 anos
Quatro noites com Anna | Cztery Noce Z
Anna, Polônia/França, 2008, cor, 87’
Formato de exibição: digital
Com Urszula Bartos-Gesikowska, Malgorzata
Buczkowska, Pawl Czajor
Léon é um homem de meia-idade que mora numa pequena
cidade da Polônia e trabalha num hospital. No passado, ele foi testemunha de um
estupro brutal. Decide então espiar e participar secretamente da vida da jovem
vítima. Uma meditação sobre culpa e desejos frustrados, o filme marca o
regresso do cineasta ao cinema depois de um hiato de dezessete anos, dedicados
a pintura.
Classificação: 16 anos
Essential Killing |
Polônia/Irlanda/Noruega/Hungria, 2010, cor, 83’
Formato de exibição: 35mm
Com Vincent Gallo, Emmanuelle Seiger, David Price,
Nicolai Cleve
Capturado pelos militares dos EUA no Afeganistão
depois da morte de três soldados americanos, Mohammed (Vincent Gallo) é
transportado para um local militar secreto na Europa. Quando o comboio em que é
conduzido acidenta-se, Mohammed se vê subitamente livre e fugindo por trás das
linhas inimigas, em uma região hostil e coberta de neve. Prêmio Especial do
Júri para Skolimowski e Prêmio de melhor ator para Vincent Gallo no Festival de
Veneza de 2010.
Classificação: 16 anos
11 Minutes | Polônia/Irlanda, 2015, cor, 81’
Formato de exibição: HD
Com Paulina Chapko e Richard Dormer
Em uma inesperada cadeia de eventos, as vidas, os
amores e os destinos de vários moradores de Varsóvia podem ser selados em meros
11 minutos.
Classificação: 14anos
*** Abaixo segue release e links dos trailers
em alta
LINKS DOS TRAILERS:
- 11 Minutes | Polônia/Irlanda, 2015,
cor, 81’
inglês HD
leg em pt HD
- Essential Killing |
Polônia/Irlanda/Noruega/Hungria, 2010, cor, 83’
HD
- Ato final | Deep End, Reino
Unido/Itália/Suiça, 1970, cor, 90’
HD
- Mãos ao alto! | Rece do
Góry, Polônia, 1967, p&b/cor, remontado em 1981, 90’
- A Partida | Le Départ,
Bélgica, 1967, p&b, 93’
- A Barreira | Bariera, Polônia,
1966, p&b, 83’
HD
- Walkower | Polônia, 1964,
p&b, 77’
HD
- Entrevista com o cineasta
Nenhum comentário:
Postar um comentário